Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

3 benefícios em deixar o seu pequeno rolar na lama

A Barata Diz Q Tem

No dia a dia, levar seu filho para brincar ao ar livre tem ficado cada vez mais difícil. Os motivos são variados, desde a falta de local adequado para isso, passando pela correria da rotina e chegando até o cansaço e a desmotivação dos próprios pais.

Alguns pais acreditam que os benefícios de criar os filhos em contato com a natureza é pura besteira, mas eles não poderiam estar mais enganados. De acordo com especialistas, deve-se estimular que as crianças brinquem ao ar livre para crescerem mais saudáveis e felizes, além de desenvolverem mais a sua capacidade motora.

E foi pensando nisso que resolvemos separar para o post de hoje 3 ótimos motivos para você perder o receio e deixar o seu pequeno rolar na lama. Então confira:

Desenvolve a coordenação motora

O cheirinho da terra, a sensação de tocar a grama molhadinha pela manhã e a liberdade de poder se sujar sem ser repreendido são sensações maravilhosas, que vão contribuir — e muito! — para o crescimento de seu filho.

Segundo a pedagoga Tereza de Jesus, crianças que possuem este contato desde cedo desenvolvem a coordenação motora precocemente: “Deixe que a criança se suje na lama, faça castelinhos com a areia e descubra a natureza ao seu redor. Brincar é bom, não importa a idade.”

Para os bebês, o ideal é levar uma toalha, estendê-la no chão e colocar a criança, cuidando para que ela fique mais à vontade para explorar o território a sua volta. Quando o pequeno ainda não tem seu instinto protetor tão desenvolvido, vale ficar de olho.

Estimula a socialização da criança

Lembre-se sempre que as crianças são seres sociais, tanto quanto nós. Na verdade, elas fazem amizade até mais facilmente que os adultos. Por isso, nos parques, jardins e playgrounds, elas certamente farão novas amizades e aprenderão novas brincadeiras. Este contato maior e mais próximo será ótimo para estimular sua capacidade de socialização e, ainda, o desenvolvimento de sua criatividade.

Outra vantagem de estimular o convívio com outras crianças é desenvolver uma maior independência dos pais, até mesmo na hora de resolver possíveis desentendimentos com os coleguinhas por conta própria. Afinal de contas, você não vai conseguir manter o filho sob suas asas por muito tempo!

Seu filho cresce mais saudável

Brincar ao ar livre, aproveitando a luz do sol não só faz bem para a mente, para a coordenação motora e para a socialização da criança: a luz do sol ativa a produção de vitamina D em nosso organismo — vitamina que o nosso corpo só produz quando entramos em contato com a luz solar.

Poucos minutos durante a manhã são suficientes para fazer com que seu filho aproveite deste importante nutriente, que traz benefícios para os ossos e pele, fortalecendo sua imunidade.

Prepare o protetor solar, arrume seu filho e vá brincar com ele no parque mais próximo! Aproveite destas oportunidades para cair na brincadeira também! Dessa forma, você ficará mais íntima do seu filho, criando uma relação mais saudável e amigável entre vocês!

Se você tem o costume de levar o seu filho para brincar ao ar livre, conte para gente! Continue acompanhando o blog e fique de olho em nossos posts!

Assinatura Equipe

5.00 avg. rating (88% score) - 1 vote
Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (88% score) - 1 vote

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado.