Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

4 dicas de brinquedos e brincadeiras para o dia das crianças

A Barata Diz Q Tem

Quando a gente se torna mãe ou pai, nasce um senso de responsabilidade pelo que aquele pequeno ser se tornará. Com o passar dos meses, percebemos claramente como nosso posicionamento diante de determinadas situações influenciam na personalidade de nossos filhos. É legal entender que temos ao nosso alcance ferramentas muito ricas para transformar o brincar em um momento de aprendizado e de formação para bebês e crianças. Brinquedos e jogos educativos são grandes aliados nessa jornada. Que tal aproveitarmos o Dia das Crianças para renovar nosso acervo de brinquedos e brincadeiras? Confiram abaixo nossas dicas…

Primeira infância

Nos primeiros seis anos de vida, mesmo que a criança não esteja matriculada em uma instituição formal de educação, seu desenvolvimento e capacidade de aprendizagem estão a todo vapor. É nessa etapa que começa o desenvolvimento das habilidades motoras, o crescimento físico, o início das relações afetivas e sociais, além do amadurecimento cerebral. Sabe o que isso significa? Que esse é o período de se ter atenção redobrada aos estímulos que os pequenos recebem.

Agora, pense rápido: qual é a atividade que as crianças de 0 a 6 anos mais se envolvem? Sua resposta, com certeza, foi brincadeiras, brinquedos ou jogos. Para os pequenos, o brincar é a principal atividade do dia a dia. Ao brincar, a criançada experimenta o mundo das pessoas, dos objetos, da cultura e da natureza e, assim, passa a compreendê-los e expressá-los também.

Pensando nisso, elaboramos uma lista com 4 dicas de brinquedos educativos e brincadeiras para a primeira infância. Quer saber quais são? Então, continue a leitura!

Brinquedos e brincadeiras para a primeira infância

1 – Brinquedos de empilhar

De madeira ou de plástico, os blocos de montar e demais brinquedos que permitem que a criança coloque uma peça sobre a outra são essenciais para trabalhar a motricidade e a coordenação. O que mais instiga nos brinquedos de empilhar é a possibilidade da criança poder criar, montar, derrubar e refazer quantas vezes desejar. Esse jogo se torna enriquecedor quando o adulto que está conduzindo a brincadeira fala sobre as formas, cores e texturas. São muitas opções na loja, não deixe de conferir aqui.

brinquedo educativo

2 – Brinquedos de encaixar e passar

O quebra-cabeça é considerado um dos brinquedos de encaixar mais completos, pois consegue estimular a coordenação motora ao mesmo tempo que a memória e o raciocínio lógico. Além dele, existem opções de brinquedos educativos que instigam muito a criança até os seis anos. Há aqueles que possuem uma base com várias formas de animais, formas abstratas e formas geométricas vazadas, em que a criança deve encaixar as peças soltas na base correspondente. Há também as montanhas russas, que são aramados em que o pequeno pode percorrer bolinhas ou animais. Esses aramados preparam a criança para a escrita, uma vez que seu movimento se assemelha ao momento em que estamos escrevendo. Outros que são ótimos para trabalhar o raciocínio e a coordenação motora fina dos pequenos são os labirintos e as placas de alinhavo.

brinquedo educativo

3 – Brincadeiras que envolvam cores e texturas

Deixar que os pequenos pintem o sete desde bebês é importante para o desenvolvimento deles. Estar em contato com lápis, canetas, tintas, giz de cera e canetinhas, faz com que eles despertem para novas descobertas. Desenhar, colorir e, até mesmo, rabiscar impulsiona o desenvolvimento cognitivo, expressivo e criativo das crianças. As texturas também tem papel importante no desenvolvimento sensorial das crianças. Bonecas de pano, fantoches, mordedor, pelúcias, livros… ofereça ao seu pequeno diferentes sensações para que ele descubra o mundo a partir dos brinquedos educativos.

tricô

4 – Brincadeiras com sons e músicas

Não há nada mais legal que aguçar na criança a curiosidade por diferentes sons. Mostrar a ela a importância da audição e como ela pode reconhecer diferentes coisas através da música e dos sons que nos cercam. Contar histórias, cantar, ensinar um instrumento musical, fazer sons com a boca para representar animais e objetos. Enfim, introduzir estímulos sonoros na vida do pequeno.

Crianças envolvidas em atividades com sons e músicas:

Nós, enquanto pais, devemos ter em mente que quanto melhores forem os estímulos apresentados aos nossos filhos durante os primeiros anos de vida, maiores serão as chances deles se tornarem adultos melhores, mais produtivos, realizados e equilibrados.

E você, conhece brinquedos educativos educativos e brincadeiras para dar dicas que não citamos no texto? Sim? Então, comente e vamos criar uma rede de brincadeiras para fazer com os filhotes!

Assinatura Equipe

Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado.