Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

4 dicas para pais sobre a educação dos seus filhos

A Barata Diz Q Tem

Costumamos achar que sabemos sempre o que é melhor para os nossos filhos. E, enquanto eles estão no nosso colo, essa certeza é ainda mais clara. Mas, mais rápido do que imaginamos, nossos bebês crescem e começam a se virar sozinhos – e, nessa hora, é essencial que tenhamos passado os valores, os exemplos e os conselhos certos para que eles possam se desenvolver com independência, mantendo a conexão com a família e com os seus princípios.

Por isso, conversar com outros pais e especialistas ou ler sobre o assunto pode te ajudar a investir da melhor forma na educação dos seus filhos. Veja abaixo algumas de nossas dicas e inspire-se:

Dedique tempo às crianças

A educação dos seus filhos depende diretamente da atenção que você dedica a eles. E isso não significa apenas reservar alguns minutos para acompanhar a lição de casa: cada momento, por mais que seja lúdico, é um incentivo ao desenvolvimento cognitivo e comportamental da criança.

Especialistas em pedagogia e psicologia têm ressaltado a importância do aprendizado afetivo, que revela a necessidade de uma conexão emocional com o conteúdo a ser ensinado. Essa conexão, presente nas relações familiares, faz com que a criança absorva melhor os princípios e tenha maior propriedade em relação a eles.

Dê liberdade de escolha

Deixe que a criança tenha a sua rotina de lazer e escolha alguns dos programas que quer fazer. Não adianta querer forçá-la a ir ao teatro se ela não está disposta a esse programa. É claro que em algumas situações, como festas familiares ou eventos que já estão agendados, ela precisa se adaptar à agenda da família.

Entretanto, você pode também equilibrar as decisões e deixar que em um domingo ela decida para onde irão. O mesmo vale para os programas que ela quer fazer sozinha. Ir à casa de um amigo passar a tarde, por exemplo, é fundamental para a educação de seu filho, pois viverá outras rotinas, conhecer outros modos de organização familiar.

Para evitar preocupações, procure conhecer os pais do colega antecipadamente e tenha os seus contatos em mãos, caso seja necessário.

Prepare-se para os conflitos sociais

Não é regra, mas a probabilidade de que o seu filho seja zombado pelos amigos por alguma característica é bastante grande. Isso faz parte da descoberta do próprio corpo e suas mudanças ao longo da infância e da adolescência. Claro que há intensidades diferentes de piada ou discriminação e que você deve ficar atento a elas, mas antes de mais nada, estimule a autoestima do seu filho.

Mostre que as pessoas são diferentes e que tanta variedade é benéfica e deve ser respeitada. Procure exemplos de pessoas parecidas com a sua criança, seja física ou comportamentalmente, para que ela se espelhe em exemplos bem-sucedidos e não ceda com facilidade às acusações dos outros.

Converse muito e não crie tabus

Ter um canal aberto é a melhor garantia de que seu filho irá confiar em você, reduzindo as preocupações sobre o que ele pode estar “aprontando” enquanto você não está por perto.

Não se intimide com nenhum assunto e também não crie realidades fantasiosas para amenizar os problemas. Você não irá esconder de seu filho evidências sobre as drogas, violência e assuntos relacionados à sexualidade por muito tempo – e a educação deles depende da maneira como você trata essas questões.

Em primeiro lugar, conte situações da sua própria infância ou juventude similares ao que ele está passando. Isso vai aproximar vocês. Em segundo lugar, lembre-se de ouvir mais do que falar. Ao receber grandes sermões, a tendência é que a criança se intimide a falar sobre o seu ponto de vista.

O que achou das nossas dicas? Escreva nos comentários e conte para nós outras maneiras de contribuir para a educação de nossos filhos!

Assinatura Equipe

e-book internet e educação

CLIQUE NA IMAGEM PARA FAZER O DOWNLOAD

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado.