Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

5 brincadeiras para fazer em festas infantis

A Barata Diz Q Tem

Meus filhos estão em idade escolar e, por isso, a participação em festas de aniversário são bem frequentes. Nelas, a gente vivencia situações diferentes, como: crianças felizes se divertindo e outras chorosas, até mesmo deixando a festa mais cedo, por terem perdido em algumas das brincadeiras e jogos.

Pois bem, dentro de algumas semanas, será o aniversário de um dos meus filhos e, há alguns dias, precisei organizar sua festa. Nesse momento, lembrei-me de algumas dessas experiências e resolvi montar uma lista de brincadeiras para fazer em festas infantis que incentivassem a diversão e o desenvolvimento das crianças, evitando disputas acirradas e possíveis desentendimentos.

Pensando que muitas mães podem estar no mesmo momento que eu, no texto de hoje, vou compartilhar minha lista de brincadeiras. Ficou interessada? Então, continue a leitura!

1 – Teatro de fantoches

Essa brincadeira foi para o topo da lista, pois é realmente engajadora e não há vencedores ou perdedores, tampouco choro de algum pequeno por ter perdido. Vai por mim: brincadeiras para fazer em festas infantis devem ter o mínimo de disputa possível, esse é o segredo para garantir uma festa divertida do início ao fim!

Os fantoches e bonecos podem ser comprados, alugados ou confeccionados em casa — a última opção garante diversão antes mesmo de a festa começar. Se você optar por fazer seus próprios fantoches, os materiais utilizados podem ser: meias com rostos desenhados, palitos de picolés com bonequinhos feitos de retalhos, etc.

Com os bonecos prontos, deixe o ambiente preparado para que crianças de várias idades possam interagir. Algumas vão criar suas próprias histórias, outras podem querer livrinhos para seguir. É muito interessante quando os adultos entram na brincadeira, pois fazem vozes engraçadas e narrativas mais elaboras, arrancando risadas dos pequenos.

2 – Pular corda

Essa é uma brincadeira que além de divertida, traz inúmeros benefícios para a criançada: prática de exercícios físicos, melhora da coordenação motora e interação em grupo. A atividade pode ser feita em grupo ou individualmente e não demanda grande investimento financeiro.

Nas últimas festas, as crianças têm incrementado a brincadeira: inspiradas no filme Jumping, da Disney, elas usam mais de uma corda e organizam desafios e competições.

3 – Jogar peteca

Jogar peteca é uma atividade bem antiga que pode agradar os convidados de várias idades — se houver área livre e espaço suficiente, vale a pena promover o jogo. Durante a festa, certifique-se de incentivar o rodízio de pessoas entre os times, para evitar que sejam formadas “panelinhas” e para que as crianças interajam com diferentes pessoas.

4 – Detetive

Essa é outra brincadeira para fazer em festas infantis que cativa os pequenos convidados. Siga nosso passo a passo para organizar essa brincadeira:

  • Conte o número de participantes;
  • Separe pequenos pedaços de papel em número correspondente à quantidade de jogadores;
  • Escreva a palavra “detetive” em uma das folhinhas, em outra a palavra “assassino” e, no restante, “vítima”;
  • Forme uma roda e dobre todos os pedados de papel e misture-os, de modo que cada participante pegue uma função;
  • O participante que saiu com a função do assassino deve tentar eliminar, de maneira discreta, os outros participantes. Isso será feito com uma leve piscadela — evitando que o detetive “o capture”;
  • Quando o jogador recebe a piscadela tem que dizer: “Morri”;
  • O papel do detetive é descobrir quem é o assassino, flagrando-o bem na hora em que ele pisca. Quando o detetive descobre, ele grita: “Está preso”.

O jogo acaba quando o assassino é revelado ou se ele consegue eliminar todos os participantes antes que o detetive solucione o desafio.

5 – Brincar de Bambolê

Girar bambolês, assim como pular cordas, é uma atividade com diversão garantida e que pode ser feita tanto individualmente como em grupo — vale girar no braço, nos joelhos ou na cintura. Algumas crianças mais habilidosas conseguem, inclusive, girá-lo no chão com um dos pés e saltá-lo com o outro. Essa antiga brincadeira é simples, mas estimula o desenvolvimento motor da criança e o equilíbrio.

Gostou da nossa lista de hoje? Tem alguma outra sugestão de brincadeiras para fazer em festas infantis? Então, deixe o seu comentário e compartilhe a sua dica com a gente!

Assinatura Equipe

Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado.