Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

5 dicas para estimular a alfabetização dos seus filhos

A Barata Diz Q Tem

A rotina de uma criança em desenvolvimento é cheia de novas descobertas, conquistas e aprendizados. Para aquelas que estão vivenciando o primeiro contato com a escolinha, a alfabetização é o primeiro desafio.

O processo de aprender a ler e escrever, que começa na escola, conta com a importante participação dos pais no desenvolvimento do raciocínio e da habilidade da criança.

Apesar de muitos pais se sentirem ansiosos e angustiados ao perceberem as dificuldades que seu filho apresenta no começo desse processo, é importante que se dediquem à criança que, aos poucos, irá se desenvolver.

Confira nossas dicas para estimular o aprendizado da fala, da escrita e da leitura das suas crianças:

Entenda o ritmo do seu filho

A dica mais preciosa que podemos dar para os pais com relação ao estímulo à alfabetização de seus filhos é compreender que crianças diferentes apresentam ritmos de aprendizado diferentes. Entender o tempo de cada um é essencial para que você não seja exigente demais com a criança, ou estimule pouco a capacidade do seu filho em assimilar algo.

Os pais precisam compreender que, no início da alfabetização, os erros serão comuns e precisarão ser corrigidos sempre, com muita paciência e boa vontade. Uma boa estratégia para fazer essas pequenas correções é evitar apontar o erro cometido pela criança, preferindo exemplificar a forma certa de escrever ou verbalizar uma palavra.

Coloque as livrarias nos passeios da família

Para aprender a ler e escrever com mais facilidade, os livros devem fazer parte da rotina das crianças sempre que possível. Quanto mais contato seus filhos tiverem com a prática da leitura, mais fácil será para eles aprenderem algumas estratégias da alfabetização.

Por isso, crie o hábito de visitar livrarias, especialmente em dias de atividades voltadas para crianças, como leitura de contos ou lançamento de livros infantis.

Crie o hábito de ler para seus filhos

Uma ótima dica de alfabetização das crianças, que podem ser estimuladas pelos pais, é criar a rotina de leitura diária com os seus filhos.

Compre diversos livros de história e leia um pouco com eles antes de dormir ou em algum outro momento do dia, permitindo que acompanhem as frases verbalizadas com a ajuda do seu dedo.

Essa estratégia vai facilitar a compreensão da criança no uso de certas palavras e expressões, além de ajudá-la a assimilar palavras desconhecidas.

Estabeleça tarefas no dia a dia que estimulem a alfabetização

A alfabetização da criança também pode ser estimulada com pequenas tarefas do dia a dia realizadas pelos pais. Um ótimo e simples jeito de ensinar o seu filho a escrever, por exemplo, é pedir a sua ajuda para montar a lista do supermercado, ensinando-o a escrever os nomes dos alimentos que conhece.

Outra dica é distribuir pela casa alguns avisos e recadinhos educativos para a criança como “apague a luz do quarto”, “feche a torneira do banheiro após usar”, “desligue a TV quando sair da sala”.

livros de presente para os seus filhos

Crianças só desenvolvem o hábito da leitura se tem, disponível em casa, uma boa quantidade de livros infantis para que possam se entreter e divertir. Por isso, sempre surpreenda as crianças com algum livro bem colorido e chamativo, elas, com certeza, irão ficar curiosas!

Aplicando essas dicas simples e fáceis de introduzir no dia a dia você pode estimular a alfabetização de seus filhos e facilitar o seu aprendizado na escola.

Conhece outras estratégias de alfabetização interessantes? Deixe seu comentário!

Assinatura Equipe

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes