5 dicas para estimular a alfabetização dos seus filhos

A rotina de uma criança em desenvolvimento é cheia de novas descobertas, conquistas e aprendizados. Para aquelas que estão vivenciando o primeiro contato com a escolinha, a alfabetização é o primeiro desafio.

O processo de aprender a ler e escrever, que começa na escola, conta com a importante participação dos pais no desenvolvimento do raciocínio e da habilidade da criança.

Apesar de muitos pais se sentirem ansiosos e angustiados ao perceberem as dificuldades que seu filho apresenta no começo desse processo, é importante que se dediquem à criança que, aos poucos, irá se desenvolver.

Confira nossas dicas para estimular o aprendizado da fala, da escrita e da leitura das suas crianças:

Entenda o ritmo do seu filho

A dica mais preciosa que podemos dar para os pais com relação ao estímulo à alfabetização de seus filhos é compreender que crianças diferentes apresentam ritmos de aprendizado diferentes. Entender o tempo de cada um é essencial para que você não seja exigente demais com a criança, ou estimule pouco a capacidade do seu filho em assimilar algo.

Os pais precisam compreender que, no início da alfabetização, os erros serão comuns e precisarão ser corrigidos sempre, com muita paciência e boa vontade. Uma boa estratégia para fazer essas pequenas correções é evitar apontar o erro cometido pela criança, preferindo exemplificar a forma certa de escrever ou verbalizar uma palavra.

Coloque as livrarias nos passeios da família

Para aprender a ler e escrever com mais facilidade, os livros devem fazer parte da rotina das crianças sempre que possível. Quanto mais contato seus filhos tiverem com a prática da leitura, mais fácil será para eles aprenderem algumas estratégias da alfabetização.

Por isso, crie o hábito de visitar livrarias, especialmente em dias de atividades voltadas para crianças, como leitura de contos ou lançamento de livros infantis.

Crie o hábito de ler para seus filhos

Uma ótima dica de alfabetização das crianças, que podem ser estimuladas pelos pais, é criar a rotina de leitura diária com os seus filhos.

Compre diversos livros de história e leia um pouco com eles antes de dormir ou em algum outro momento do dia, permitindo que acompanhem as frases verbalizadas com a ajuda do seu dedo.

Essa estratégia vai facilitar a compreensão da criança no uso de certas palavras e expressões, além de ajudá-la a assimilar palavras desconhecidas.

Estabeleça tarefas no dia a dia que estimulem a alfabetização

A alfabetização da criança também pode ser estimulada com pequenas tarefas do dia a dia realizadas pelos pais. Um ótimo e simples jeito de ensinar o seu filho a escrever, por exemplo, é pedir a sua ajuda para montar a lista do supermercado, ensinando-o a escrever os nomes dos alimentos que conhece.

Outra dica é distribuir pela casa alguns avisos e recadinhos educativos para a criança como “apague a luz do quarto”, “feche a torneira do banheiro após usar”, “desligue a TV quando sair da sala”.

livros de presente para os seus filhos

Crianças só desenvolvem o hábito da leitura se tem, disponível em casa, uma boa quantidade de livros infantis para que possam se entreter e divertir. Por isso, sempre surpreenda as crianças com algum livro bem colorido e chamativo, elas, com certeza, irão ficar curiosas!

Aplicando essas dicas simples e fáceis de introduzir no dia a dia você pode estimular a alfabetização de seus filhos e facilitar o seu aprendizado na escola.

Conhece outras estratégias de alfabetização interessantes? Deixe seu comentário!

Assinatura Equipe

Share

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Uma resposta

Os comentários estão desabilitados.