Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

6 livros que ensinam valores essenciais para seus filhos

A Barata Diz Q Tem

A importância da leitura na infância vai além da diversão e do auxílio à alfabetização. A literatura para as crianças pode ser um potente modo de educar brincando, trazendo através de um universo lúdico reflexões e ensinamentos sobre temas recorrentes e também complexos na infância.

Pensando nos livros que conseguem ensinar de modo inteligente e divertido valores essenciais para seus filhos. Separamos algumas dicas muito interessantes. Confiram!

“Meus Dois Pais”, Walcyr Carrasco

“Meus Dois Pais”, de Walcyr Carrasco, conta a história do pequeno Naldo que vivencia uma separação dos pais. Com a necessidade da mãe em mudar de cidade, Naldo vai viver com o pai, que já mora com um amigo no seu apartamento.

Com o tempo, o menino descobre que o pai é gay e passa por toda uma reflexão sobre o assunto até entender que a sexualidade em nada interfere no amor que os pais sentem pelos filhos.

“A Lição das Árvores”, Roberto Parmeggiani

 “A Lição das Árvores” tem o texto do educador Roberto Parmeggiani e traz de uma maneira diferente um pensamento sobre as               diferenças entre as pessoas e o modo de se relacionar com a natureza. Os personagens do livro são Enrico e Paola, colegas de sala que       são   amigos, mas que apresentam personalidades bem diferentes.

Através de uma construção de analogias com elementos da natureza, o professor ensina os meninos a lidarem com o que é diferente de     uma forma poética. As ilustrações são de Attílio Palumbo e é indicado para crianças a partir de 4 anos.

“As Vantagens de Ser Invisível”, Stephen Chbosky

“As Vantagens de Ser Invisível” conquistou os adolescentes do mundo inteiro pela forma como ele aborda a entrada na     adolescência.     O       roteiro de Stephen Chbosky apresenta Charlie, um garoto que conta através de cartas a um anônimo os dramas   da vida  adolescente.

A descoberta da sexualidade, o uso de drogas e a vida na escola são algumas das coisas discutidas por Charlie de uma forma   dinâmica e   atraente. O livro ainda é recheado de referências da cultura pop, da literatura e do cinema. É Indicado para crianças   com mais de 10     anos.

“Quem Tem Medo de Que?”, Ruth Rocha

Da coleção Quem Tem Medo, o poema “Quem Tem Medo de Que?” traz a premiada autora Ruth Rocha em parceria com a   ilustradora   Mariana Massarani. O medo é abordado de forma muito divertida, contendo rimas que falam sobre piolhos,   injeções, cachorro e     avião. Indicado para os pequenos a partir dos 3 anos.

“Deságua”, Christelle Huet-Gomez

A crise da água em todo o país tem levado os pais a ensinarem os filhos a economizar e entender de onde vem a água que     consumimos em casa. A obra “Deságua”, de Christelle Huet-Gomez ensina com bastante descontração todas as etapas do   processo do ciclo da água.

Explicações de como a água evapora, como se formam as chuvas ou onde ficam os lençóis freáticos são colocadas de modo   surpreendentemente interessantes. Um jeito muito legal das crianças aprenderem sobre hidrologia e ficarem mais ligadas no   tema.

“Flicts”, Ziraldo

Clássico da literatura infantojuvenil, o livro Flicts aborda com muita delicadeza o fato de que todo mundo possui um valor     próprio. Um mergulho no estranhamento de se reconhecer uma cor como diferente mostra que toda personalidade é   importante e tem o seu lugar.

  E você, conhece algum outro livro que acha bacana para a educação dos pequenos? Compartilhe com a gente também! Até a próxima!

Assinatura Equipe

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

  1. schramm disse:

    Excelente material, e possui uma loja com produtos incríveis, eu recomendo. 😉

  2. […] Uma forma de controlar esse consumo é incorporar conteúdos e programas à rotina das crianças com seus tablets e smartphones. Os e-books são uma excelente alternativa, associando o contato tecnológico e ferramentas de interação com uma atividade que auxiliará no desenvolvimento cultural e no aprendizado dos seus filhos. Confira 8 ebooks infantis para incentivar seus filhos a ler: […]

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado.