Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

7 brincadeiras de rua que as crianças de hoje em dia deveriam conhecer

A Barata Diz Q Tem

Uma das situações mais marcantes da infância de pessoas mais velhas eram, sem sombra de dúvidas, as divertidas brincadeiras de rua, ou no jardim ou casa de algum amigo.

Como na época não existiam muitas alternativas eletrônicas para ganhar atenção (como as televisões, os videogames, os computadores e os iPads), a criatividade era a peça principal para poder criar novas e divertidas brincadeiras, que estimulavam não somente o bem-estar, como também a capacidade cognitiva, de raciocínio e habilidade física da criançada.

Se você quer devolver um pouquinho dessas experiências da sua infância para seus filhos, confira algumas atividades que, com certeza, fizeram parte da sua infância e que podem ser integradas às rotinas de brincadeiras deles!

1 – Pular elástico e corda

Essas duas atividades simples e divertidas são ótimas oportunidades para estimular a prática de exercício físico em seus pequenos, aumentando o gasto de calorias e também incentivando o desenvolvimento do raciocínio e da coordenação motora, que são muito importantes na infância.

Para brincar de pula corda tudo o que você precisa é de uma corda e pelo menos três pessoas, para que duas possam bater a corda enquanto uma pula.

Você pode estimular a prática de diferentes estilos: pular com um pé só, colocando a mão no chão, ou dando duas voltas na corda de uma só vez.

A brincadeira do elástico também exige três pessoas para ser realizada, já que duas seguram o elástico enquanto a outra vai pular.

2 – Pega-pega

Não existe atividade mais simples e mais estimulante do que o pega-pega. Essa brincadeira ajuda as crianças a aprender melhor a calcular o tempo e o espaço, além de aumentar a capacidade de raciocinar de maneira lógica na hora de encontrar as outras pessoas que estão escondendo.

Para brincar de pega-pega basta definir quem será o pega. Essa pessoa vai contar até dez enquanto as outras escondem. Quando o tempo para esconder acabar, o pega deve procurar os outros participantes, que devem correr até o lugar onde a atividade foi iniciada, para que estejam salvos de serem pegos.

Quem for tocado pelo pega será o responsável por iniciar a contagem enquanto os outros se escondem.

3 – Vivo ou morto

Outra brincadeira simples e que toda criança deveria conhecer é a vivo ou morto, que estimula a capacidade da criança assimilar ordens e executar as tarefas com mais rapidez.

A brincadeira funciona da seguinte maneira: um participante é o líder, e fica de pé, de frente para o grupo, dando o comando de “vivo” (onde todas as pessoas devem ficar em pé) ou “morto” (quando todas se agacham). Quem erra a ação quando a ordem é dada perde e sai do jogo. O vencedor é aquele que sobra no final.

brincadeiras de rua

4 – Detetive

A atividade detetive é ótima para estimular crianças mais velhas, já que ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade de desenvolver estratégias.

Para brincar de detetive, separe um papel para cada jogador, escrevendo assassino em um, detetive em outro e vítima para os restantes. Em uma roda, todos se mantêm de olhos abertos e o assassino deve agir com discrição, “matando” as vítimas com o piscar de olhos, enquanto o detetive deve verificar atentamente quem está realizando as “execuções”. O jogo acaba quando o assassino é revelado pelo detetive.

5 – Amarelinha

Amarelinha é uma das atividades mais tradicionais da infância das gerações anteriores, não é mesmo? Ela é ótima para estimular a coordenação motora, o respeito às regras e a capacidade de raciocínio.

A melhor amarelinha de todas é aquela que é desenhada no chão pela própria criança, desenvolvendo também a sua criatividade e a sua noção de espaço. Para brincar, tudo que ela precisa é um objeto que possa ser lançado em uma das casas da amarelinha, para que a criança cumpra as regras do jogo.

6 – Telefone sem fio

Você se lembra da brincadeira de telefone sem fio? Essa era uma das brincadeiras favoritas das crianças na nossa época. Além de ser extremamente divertida, ela estimula a criança a se concentrar para transmitir a mensagem que acabou de ser passada a ela.

Para brincar, basta formar uma roda e pedir uma das crianças para iniciar a transmissão de uma mensagem, cochichando no ouvido das outras até chegar à pessoa final, que deve dizer qual foi a mensagem que chegou até ela em voz alta.

7 – Cinco marias

Que tal estimular um pouco a habilidade e a coordenação motora dos seus filhos? Lembra da brincadeira das cinco marias? Essa atividade consistia em fazer vários movimentos com cinco saquinhos de areia simples, com a ajuda de apenas uma das mãos, desenvolvendo o raciocínio e a habilidade da criança para pegar os saquinhos.

Quais dessas brincadeiras de rua você já ensinou para o seu pequeno? Conta pra gente se ele gostou!


4.56 avg. rating (88% score) - 9 votes
Esse conteúdo foi útil?
4.56 avg. rating (88% score) - 9 votes

Comentários

  1. Geovanna disse:

    a opção 7 é muito boa em sete Marias

  2. vinicius disse:

    a 4 e otima obricado

  3. Fernanda disse:

    Linda

  4. Anônimo disse:

    Adorei o número 6 ele me agudo muito

  5. Maria Luiza disse:

    Amei o número 3 pra mim ele foi o melhor número da li

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado.