Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

As crianças e os riscos de ter uma arma em casa

Você sabia que cerca de um terço dos lares americanos onde há adultos com filhos tem armas de fogo? De fato, quase 2 milhões de crianças vivem com essas armas carregadas e destrancadas. Os pais podem não perceber que correm o risco de um acidente grave quando tem uma arma em casa, especialmente um risco maior para crianças.

Mesmo as crianças pequenas são capazes de encontrar armas desbloqueadas. E não se engane,  elas são suficientemente fortes para puxar o gatilho. Disparos não intencionais acontecem com crianças de todas as idades. Em 2017 nos Estados Unidos, pelo menos 285 crianças pegaram um revólver e inadvertidamente atiraram em si mesmas ou em outra pessoa. Os adolescentes, em particular, correm um risco maior de suicídio quando há uma arma ao seu alcance. Quando uma arma está disponível, a chance de um acidente sobe 43 vezes. A probabilidade é bem maior de que ela seja usada para matar um amigo ou membro da família do que se defender de um ladrão ou outro criminoso.

A maneira mais eficaz de manter as crianças seguras

A Academia Americana de Pediatria (AAP) informa que o lar mais seguro para uma criança é um lar sem armas. A maneira mais eficaz de prevenir ferimentos não intencionais, suicídio e homicídio em crianças e adolescentes, mostra a pesquisa, é a ausência de armas em lares e comunidades.

O que observar se você decidir manter uma arma em casa

Para as famílias que decidem manter a posse de uma arma, muitos estudos mostram que ensinar as crianças sobre seus riscos e como é importante não tocar em uma arma de fogo, não se mostrou suficiente.

Os pais podem reduzir as chances das crianças serem feridas, mas para isso, é preciso seguir regras importantes de segurança:

  • Armazenamento seguro – Para uma posse de armas seguro em casa, é importantíssimo que sejam trancadas e descarregadas, com a munição guardada separadamente . Certifique-se de que crianças e adolescentes não terão acesso as chaves ou combinações para bloquear caixas ou cofres onde estão guardadas. E lembre-se de não manter armas carregadas e desbloqueadas no carro.
  • Em uso – Ao usar uma arma para caça ou treino de alvo, mantenha a trava de segurança até que esteja pronta para disparar. Antes de guardar a arma, sempre descarregue-a. Não importa quantas instruções você deu sobre o disparo de uma arma com segurança, as crianças não são capazes ou responsáveis ​​o suficiente para lidar com um objeto potencialmente letal.

Agora será preciso saber sobre armas em outros lugares onde sua criança brinca.

Mais de um terço de todos os disparos não intencionais por crianças ocorrem nas casas de seus amigos, vizinhos ou parentes. Em razão da nova realidade sobre posse de armas no Brasil, não teremos como nos distrair desses cuidados.

Tome medidas para ajudar a garantir que seus filhos e outras crianças que frequentam sua casa não se deparem com uma arma desprotegida:

  • Mesmo se você não tiver armas em sua própria casa, pergunte sobre armas e armazenamento seguro em outras casas, sítios e fazendas que visitarem. Assim como você perguntaria sobre animais de estimação, alergias, supervisão de um adulto e outros problemas de segurança é preciso se precaver sobre os lugares que seu filho frequenta. Adicione mais essa pergunta importante: “Há uma arma destrancada em sua casa?”  Se houver, reconsidere permitir que o seu filho brinque lá ou converse com os adultos sobre a necessidade de manter as armas descarregadas e trancadas.
  • Converse com seus filhos. Lembre-os que se eles se depararem com uma arma, devem ficar longe dela e avisar um adulto imediatamente.

Uso de armas nos desenhos, filmes e séries.

Certifique-se de que seus filhos entendam que a violência armada que veem na TV, nos filmes e nos videogames que jogam com os amigos não é real. Eles precisam ser informados – e provavelmente lembrados de novo e de novo – que na vida real, as crianças são mortas e feridas gravemente por armas de fogo. Embora a mídia popular negligencie muitas vezes o uso de armas, as crianças precisam aprender que essas armas por perto podem ser extremamente perigosas.

E você? O que pensa sobre esse assunto? Compartilhe conosco sua opinião.

Esse é uma tradução da A Barata Diz Q Tem  de artigo originalmente publicado em www.healthychildren.org, escrito por: Judy Schaechter, MD, MBA, FAAP
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

  1. Cintia disse:

    Acho que a última coisa que precisávamos neste momento é ter mais essa preocupação. Facilitar que a população se arme não é política de segurança pública, que é o que eu esperava de um governo que realmente estivesse disposto a resolver problemas.

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado.