Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

5 atitudes ecológicas simples para ensinar as crianças

A Barata Diz Q Tem

Ensinar atitudes ecológicas para as crianças é uma forma de conscientizá-las desde cedo sobre o impacto das nossas atitudes no meio ambiente. Todo ser humano tem responsabilidade sobre a natureza e o meio em que vive, inclusive as crianças e, por este motivo, é tão importante educá-las sobre consumo e desperdício.

Que tal aproveitar e mudar os hábitos da família toda? As crianças aprendem com bons exemplos e podem ser agentes de transformação. Listamos algumas dicas para começar. Vamos lá?

1 – Compartilhe ou doe

Nos primeiros anos de vida muitos itens de vestuário perdem-se rapidamente, ou seja, desde cedo já é possível mostrar como praticar o desapego. Estimule as crianças a doar roupas e brinquedos. É importante que elas participem do processo para entender que acumular coisas sem uso não é uma boa ideia.

Fazer trocas de livros e de brinquedos também é uma forma de estimular relações de troca que não sejam baseadas em dinheiro. Economizando com isso, é possível investir em itens que vão realmente facilitar o dia a dia das crianças. E, é claro, você pode compartilhar com outras mães e pais depois.

2 – Incentive a reutilização

O melhor é evitar o uso de itens que demoram para se decompor. Mas, se for necessário, ensine as crianças a reutilizarem os materiais, principalmente os itens escolares. Aproveite o verso em branco de folhas usadas para usar de rascunho, explique que cadernos e borrachas devem ser utilizados até o fim e reaproveite itens que não foram usados integralmente nos próximos anos.

3 – Explique como separar o lixo

Separar o lixo orgânico do reciclável deve ser um hábito. Todos na casa são responsáveis pelo destino correto dos lixos que produzem. A separação é uma das atitudes ecológicas mais simples e todos podem participar.

Tenha recipientes separados para o lixo orgânico, para que ele não contamine os demais. Se for possível, faça recipientes para cada tipo: papel, plástico, vidro e metal.

4 – Evitando o desperdício

Incluir as crianças na preparação de pratos simples pode alterar a forma como elas se relacionam com a comida. Explicar de onde vêm cada alimento, que eles precisam de tempo para ficar prontos e podem se tornar escassos em determinados períodos do ano é uma forma de aproximar as crianças desse universo e incentivar a valorização dos alimentos.

Economizar água também é uma das atitudes ecológicas mais simples e importantes. As crianças adoram brincar com água, mas devem fazer isso com consciência. Além disso, fechar a torneira enquanto os dentes são escovados ou o chuveiro ao se ensaboar são atitudes que ajudam o planeta e também na economia do lar.

5 – Não use o que não precisa

As crianças aprendem com exemplos, portanto, tenha sempre na bolsa garrafinhas ou copos que podem ser reutilizados. Canudinhos e utensílios de plástico, como copos e talheres, podem ser evitados na grande maioria das vezes e causam problemas ambientais.

Muitas vezes, o canudinho facilita a ingestão das bebidas. Se as crianças gostam muito desse item, compre copos com canudos acoplados de materiais resistentes, que vão durar por muito mais tempo.

baratadizqtem-blog-garrafinhas-e-squeezes