Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Atividades de férias: como entreter as crianças?

A Barata Diz Q Tem

Com a proximidade das férias, muitas mães, pais e cuidadores se veem às voltas procurando quais atividades oferecer para as crianças. Afinal, com mais tempo livre e toda aquela energia disponível, nem sempre é fácil entretê-los. Pensando nisso, fizemos uma lista com atividades de férias para fazer com as crianças. Vamos lá?

Atividades de férias ao ar livre

Quer garantir diversão? Proporcione atividades ao ar livre. Elas são ótimas para estimular a socialização, o desenvolvimento da coordenação motora e, é claro, gastar energia.

Brincadeiras como amarelinha, esconde esconde, corrida, morto-vivo, estátua, telefone sem fio, lenço atrás, passa anel, pular elástico ou corda, bambolê e pega-pega são atemporais e ainda fazem muito sucesso. Qual era sua brincadeira favorita? Ensine para as crianças e brinque também.

Explore os parquinhos e as praças da sua cidade! Não tem muita opções onde você mora? Veja as 7 brincadeiras de rua que todos deveriam conhecer.

atividades de férias para as crianças

Passeios especiais

Muitos equipamentos culturais oferecem uma programação especial de férias para as crianças. Faça uma pesquisa nas instituições culturais da sua cidade e verifique o que está programado. Mostre as opções para as crianças e veja quais são os maiores interesses delas.

Se na sua cidade não houver atividades de férias em museus ou bibliotecas, leve as crianças para um passeio em um parque, praça ou até mesmo em um bairro que elas ainda não tenham visitado. Vale ir de bicicleta ou caminhando para observar melhor.

Brincadeiras, brinquedos e tecnologias

Brincadeiras diferentes e atividades de férias que extrapolem o que já é rotina para os pequenos são ótimas opções de entretenimento. Mas, com tantas horas no dia, outros itens entram em ação, como brinquedos e eletrônicos.

Priorize os brinquedos com abordagem educativa e pedagógica. Eles auxiliam no desenvolvimento motor, cognitivo e sensorial das crianças e demandam mais atenção e concentração para criar, inventar e manusear os brinquedos. Quebra cabeças, bonecas de pano, blocos de montar, fantoches, brinquedos de madeira, instrumentos musicais, entre outros, além de divertir, vão ensinar habilidades importantes para os pequenos.

A oferta de jogos em eletrônicos deve ser moderada e equilibrada. Apesar da vantagem de trazer mais ludicidade e propor desafios à crianças, os jogos digitais podem torná-los dependentes e prejudicar o desenvolvimento social dos pequenos. Clique aqui e saiba mais sobre esse assunto.

Férias no apartamento. E agora?

A dica aqui é ser criativo e se virar com que tem. Desenvolva atividades para envolver as crianças e crie expectativa sobre elas, como, por exemplo, uma sessão de cinema para a família toda. Prepare o ambiente com a ajuda de todos e faça um cardápio especial, que pode ser temático e envolver sabores dos filmes escolhidos.

Montar um acampamento no apartamento também ser uma diversão para as crianças. Faça uma lista de atividades e brincadeiras para noite: caça aos brinquedos, contação de histórias e roda de violinha.

Outra atividade de férias pode ser a organização de um show de talentos na sala. Vale convidar os amiguinhos, parentes e até os bichinhos de pelúcia para se apresentar ou assistir. Incentive os dons musicais e artísticos das crianças!

atividades de férias para as crianças

Jogos

Os jogos demandam mais tempo e concentração. Os de tabuleiro podem durar uma tarde inteira e envolver crianças de faixas-etárias diferentes. O Desafio das Cores e o Troca Troca, por exemplo, podem ter múltiplas abordagens e são boas opções porque podem ser jogados em grupo e por crianças de diferentes idades.

Mas há outros jogos que não dependem de nenhum material, apenas da criatividade e perspicácia! Neste post você vai descobrir como entreter as crianças com boas perguntas e jogos de adivinhação.

Artes e esportes

Aproveite essa época para estimular outros talentos e proporcionar novas experiências. Atividades de pintura, desenho, escultura e colagem são ótimas para estimular a criatividade das crianças. A vantagem é que elas podem ser feitas tanto dentro quanto fora de casa e tudo que você precisa para uma tarde das artes provavelmente já tem em casa.

Vale também incentivar o reaproveitamento de materiais escolares que não foram utilizados e de caixas de papelão, recipientes de plástico, entre outros. Solte a criatividade! Proporcionar atividades de férias que estimulem as habilidades manuais e o contato com o artesanato vai somar – e muito – na educação dos pequenos.

Brincar de bola é uma unanimidade em todas as idades. Mas que tal explorar outros esportes e atividades físicas durante as férias? Artes marciais, natação e ginástica podem ser a melhor parte das férias. Outra opção é procurar por grupos de crianças no próprio bairro ou condomínio e estimular os esportes coletivos.

Por fim, lembre-se que o tédio também é importante na vida das crianças! Sobrecarregá-las de atividades, seja no período de férias ou não, pode torná-las ocupadas o tempo todo, dificultando processos criativos e de improvisação.


Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

  1. Dea disse:

    Excelente! Adorei as dicas e achei bem ampla dando ideias para quem mora em cidades grandes ou pequenas ,casa ou apartamento com materiais criativos que já possuímos.

  2. Olá, Dea! Que bom que gostou das nossas dicas. Agradecemos pelo seu comentário!

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado.