Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

5 brincadeiras para gincana infantil

A Barata Diz Q Tem

Você já participou de uma gincana? A gincana é um conjunto de brincadeiras, normalmente realizadas em grupos, que testam e desenvolvem habilidades físicas, mentais e sociais. Por mais que seja uma competição, gincanas também exploram o lado cooperativo dos pequenos, associando diversão e educação.

As gincanas podem ser desenvolvidas nos mais diversos lugares: escolas, praças, no quintal e muito mais. A única exigência é ter um bom número de participantes. Para te ajudar na organização, listamos 5 brincadeiras para gincana infantil que vão proporcionar muita diversão para todos. Confira!

1. Cabo de Guerra

brincadeiras para gincana cabo-de-guerra

Brincar de cabo de guerra é fácil e muito divertido. Recomendada para crianças a partir de sete anos, essa brincadeira para gincana exige apenas uma corda, pano ou fita longa e resistente.

Primeiramente, o adulto tutor deve marcar o centro do cabo com tecido ou algo marcante, facilmente reconhecível, e uma marcação de giz ou similar no chão. Com as equipes posicionadas, vence quem conseguir puxar pelo menos um adversário para depois da marcação central.

Essa brincadeira para gincana infantil pode ser realizada em qualquer lugar com espaço suficiente para acomodar as crianças brincantes. O cabo de guerra estimula a agilidade, coordenação motora, força, resistência e trabalho em equipe.

2. Torta na cara

A torta na cara é uma das brincadeiras para gincana infantil mais populares. Priorizando a agilidade de pensamento, até quem perde se diverte, levando uma torta na cara.

As regras são simples: um membro de cada equipe participa, e uma pergunta é feita para os dois. Quem responder certo primeiro, ganha. Quem perder, leva uma torta na cara do ganhador. A torta é apenas uma expressão, podendo ser apenas espuma, chantilly ou o que a criatividade mandar.

Além de ser divertido, o jogo estimula a agilidade de pensamento e testa o conhecimento dos participantes. A pergunta pode ser adaptada conforme o contexto: se for uma gincana escolar, use perguntas de conhecimento geral. Lembre-se de adaptar as perguntas conforme a idade dos participantes.

3. Corrida do ovobrincadeiras para gincana corrida-do-ovo

Essa brincadeira para gincana é indicada para crianças a partir dos sete anos de idade. A corrida do ovo vai testar o equilíbrio, agilidade e coordenação motora dos participantes.

Cada participante receberá uma colher, que deve ser segurada com a mão ou boca, e um ovo (de preferência cozido, para evitar sujeira). Os participantes devem percorrer uma distância pré-determinada equilibrando o ovo na colher. Ganha quem chegar primeiro na linha marcada e com o ovo intacto.

As regras podem ser adaptadas: a corrida pode ser por revezamento, para que todos os membros das equipes possam participar. Além disso, pode ser determinado o que acontece se o ovo cair no chão: voltar ao início ou sair da brincadeira são as opções mais comuns.

4. Caça ao Tesouro

brincadeiras para gincana caca-ao-tesouro

A caça ao tesouro é uma brincadeira para gincana infantil clássica, e pode ser realizada com crianças acima de seis anos de idade, em qualquer espaço com esconderijos e espaço suficiente para todas.

Dentro de uma área definida previamente, esconda um tesouro. O tesouro pode ser o que sua criatividade mandar: moedas de chocolate, frutas, etc. O jogo pode ser feito de duas formas: a primeira, com um mapa, e a segunda, por meio de charadas.

No segundo modo, o tutor deve informar a primeira charada logo no início, com as dicas para o primeiro ponto. Chegando no segundo ponto, as crianças devem receber mais uma charada, e assim o jogo continua até as crianças chegarem no tesouro. Essas charadas podem ser dadas tanto escritas quanto por outros tutores.

Essa brincadeira estimula o trabalho em grupo, lógica, agilidade de pensamento e reação.

5. Corrida de três pernas

brincadeiras para gincana corrida de três pernas

Essa é uma das divertidas brincadeiras para gincana que pode ser realizada com crianças a partir do seis anos. Depois de definir as duplas, uma criança terá a perna esquerda amarrada na perna direita do colega, de modo que a dupla terá “três pernas”. De preferência, amarre com um pano ou tecido macio, para que fique confortável e firme.

Defina o ponto de largada e chegada. Vence a dupla que chegar primeiro na chegada. Essa brincadeira estimula a cooperação, a agilidade e coordenação motora.

Leia também:


Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado.