Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Brinquedos educativos: diversão e aprendizagem juntos!

Além de criar um ambiente que favoreça os sentimentos de gratidão e fraternidade, é importante que os pais pensem em brinquedos educativos que possam alimentar a criatividade das crianças e ajudá-las em seu crescimento.

Os brinquedos educativos são uma ótima opção de presente: além de envolver toda a família no processo de aprendizagem da criança, eles também podem estimular as habilidades sociais dos pequenos. Quer conhecer outras vantagens dos brinquedos educativos? Acompanhe!

Desenvolvimento da sociabilidade

As brincadeiras em dupla ou em grupo são vitais para o desenvolvimento das habilidades sociais da criança. É nesse momento que os brinquedos educativos, principalmente os que estimulam a interação, são tão importantes.

Jogos em grupo que abordem a biodiversidade brasileira ou conhecimentos sobre outros lugares em nosso país, por exemplo, ajudam a despertar a empatia pelo diverso, o respeito ao próximo, às regras e a curiosidade sobre o outro.

Melhoria do desenvolvimento cognitivo

Os jogos educativos são um ótimo recurso para aprimorar as habilidades intelectuais da criança, melhorando a memória, o raciocínio lógico e as capacidades de observação e concentração.

Isso porque os brinquedos educativos promovem momentos descontraídos, ideais para que a criança, com mente mais aberta, perceba que os conteúdos escolares podem ser divertidos.

Ensinar matemática, literatura e ciência, aplicando os conhecimento adquiridos em sala de aula, fica ainda mais fácil e divertido na hora da brincadeira.

Brinquedos educativos para cada faixa etária

Para escolher o brinquedo mais adequado para o seu filho (veja dicas aqui) não basta recorrer às cores ou às funcionalidades. É preciso se atentar também para a idade da criança.

Um bebê, por exemplo, não pode ter acesso a brinquedos pequenos, que possam ser engolidos ou colocados no nariz. Por isso é tão importante verificar as especificações na embalagem dos produtos.

Para você não ficar tão desnorteado na missão de encontrar o melhor companheiro de aventuras para o seu filho, reunimos algumas dicas de mimos para cada faixa etária:

0 a 2 anos

Nessa idade, as crianças precisam estimular suas percepções visuais e auditivas. Por isso, brinquedos de encaixe, bem coloridos e sonoros, são ótimos para desenvolver associação de formas e a coordenação motora dos pequeninos. Brinquedos com texturas também são bons para o desenvolvimento do tato. Se você gosta de contar histórias para as crianças, aposte nos fantoches!

2 a 4 anos

Os blocos de encaixe ainda são uma boa opção para crianças nessa idade, e eles podem vir com alguns desafios. Quebra-cabeças ajudam a desenvolver a concentração e o raciocínio espacial.

4 a 6 anos

É hora de ensinar as brincadeiras clássicas para os seus filhos: amarelinha, jogo da velha e casinha estimulam a sociabilidade, trabalham números, a coordenação motora ampla e o conceito de regras. Massinhas, areia, argila e as famosas geleias de brincar ajudam no desenvolvimento tátil. Leve suas crianças para brincar no parque! Pular corda e jogar peteca são ótimos exercícios aeróbicos.

Além da faixa etária, outro critério para escolha dos brinquedos é o que a criança está aprendendo na escola. Assim, os conteúdos criativos ajudarão a fazer a ponte entre o que é ensinado em casa e no espaço escolar.

Lembre-se também de verificar a complexidade das brincadeiras: se a criança não entendê-la e você não consegue explicá-la aos seus filhos, ela será rapidamente abandonada.

As brincadeiras são ferramentas milenares para ajudar, de maneira lúdica, no desenvolvimentos de habilidades sociais, estimular o raciocínio, a memória, a atenção e a imaginação dos pequenos. Invista no poder dos brinquedos educativos para que você também tenha um papel participativo no aprendizado da criança.

Se você gostou deste post, curta a nossa página no Facebook e não perca nossas atualizações!

Assinatura Equipe

5.00 avg. rating (87% score) - 1 vote
Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (87% score) - 1 vote

Comentários

  1. […] já falamos neste post sobre a importância de oferecer brinquedos educativos para as crianças. Além dos jogos, bonecas […]

  2. […] Brinquedos Educativos: diversão e aprendizagem juntos […]

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado.