Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Cadeirinhas, protetores e mais dicas de segurança para as crianças no carro

A Barata Diz Q Tem

Passeios e viagens sem preocupação

Quando começamos a preparar nossa casa e nossa vida para a chegada de um filho, começamos também a nos deparar com uma avalanche de informações sobre produtos, segurança e desenvolvimento para bebês e crianças. O que nos move a pensar em como vamos lidar com uma série de questões, algumas até obrigatórias por lei, para receber o novo membro da família. A Lei da Cadeirinha está em vigor no Brasil desde 2010 e, desde então, os números de acidentes fatais ou com lesões graves envolvendo crianças diminuíram consideravelmente.

O que preocupa muitos pais é como escolher o dispositivo correto. Qual o melhor bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação? Independente de marcas e modelos, o que deve ser levado em consideração é o selo de certificação do produto e como ele é utilizado. O cinto de segurança deve ser utilizado em todos os trajetos, seja longo ou curto. Para a criança ficar confortável e segura, o ideal é que a distância entre o corpo e o cinto seja de um dedo.

Regras Básicas

As crianças devem ser transportadas sempre no banco traseiro até os 10 anos de idade. Além disso, existem regras específicas para cada faixa etária. Até um ano ou abaixo de 13kg o bebê conforto deve ficar virado para o vidro traseiro. Após essa fase e até os quatro anos (9kg a 18kg), elas podem ser transportadas viradas para frente, mas com cadeirinhas adequadas para o seu peso e altura.

Dos quatro aos sete anos (18kg a 36kg), pode ser usado o assento de elevação (booster) com o cinto de três pontos do próprio veículo. Após os sete anos e meio, se a criança já tiver 1,45 m, ela continua no banco traseiro, mas já pode usar apenas o cinto de três pontos.

Dicas para transporte seguro

Algumas atitudes podem ajudar, e muito, na segurança dos pequenos no momento do transporte.

·         Nunca utilize cadeirinha ou qualquer outro dispositivo de segurança que não seja recomendável para a faixa etária, peso ou altura da criança;

·         Trave as portas traseiras. Impeça que elas sejam abertas por dentro;

·         Mantenhas os vidros quase fechados. Permitindo apenas a entrada de ar para ventilação;

·         Nunca transporte crianças no colo;

·         Nunca transporte crianças no porta malas e caçambas;

·         Nunca coloque duas ou mais crianças no mesmo cinto de segurança;

Facilidades e Recomendações

Hoje o mercado nos oferece uma gama de produtos que facilitam o transporte das crianças. Desde almofadinhas para tornar cintos e assentos mais confortáveis, até brinquedos para ajudar a passar o tempo em viagens. Veja nossas indicações:

·         Quando a criança dorme no carro, a gente logo se preocupa com a cabeça balançando para todos os lados. O apoio de cabeça é um excelente recurso para amenizar esse problema. Além de conforto, ele ajuda a prevenir o “efeito chicote”, quando o carro freia bruscamente ou faz uma curva em maior velocidade.


·         Leve sempre objetos que lembrem o conforto de casa. Naninhas, bichinhos, travesseirinhos, cobertinhas, bonecas e bonecos… Vale qualquer coisa que traga aconchego e ajude a criança a se sentir mais segura durante o trajeto.

·         Monte um kit lanche bem gostoso, com quitutes que farão sucesso com a meninada. Coloque tudo em uma lancheira térmica e faça do momento do lanche um pique nique no carro. As crianças curtem bastante!!!

·         Escolha jogos e brinquedos que sejam atrativos. Há muitas opções de brinquedos educativos que estimulam e ajudam a passar o tempo, trabalhando a concentração da criança. Alinhavo, jogos que trabalham a criatividade, livros, labirintos, chocalhos e brinquedos com atividades múltiplas. Se você conseguir, coloque uma mesinha portátil para que as crianças possam montar e colorir durante o trajeto.

·         Observando o limite de tempo, ofereça jogos eletrônicos, vídeos e músicas para os pequenos. Especialistas recomendam no máximo duas horas de exposição às telinhas por dia. Sendo assim, não abuse desse recurso!

Fazer uma viagem ou um pequeno trajeto de forma segura e tranquila é mais fácil do que imaginamos. Fique atento às recomendações dos fabricantes das cadeirinhas, use a criatividade, um pouco de disposição, malas no carro e vamos fazer desses momentos uma forma de interagir e divertir!

Assinatura Bianca Torres

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado.