Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Como educar seu filho para os esportes competitivos

A Barata Diz Q Tem

Há poucas semanas, os pais de todos os alunos da escola que meus filhos frequentam foram chamados para uma reunião. Como o campeonato de jogos escolares infantis começaria em alguns dias, a escola decidiu conversar sobre o assunto com os pais.

A reunião foi surpreendentemente positiva. Ao contrário do que pensei, eles não queriam pedir autorização para que as crianças participassem do evento. Eles queriam conversar sobre a importância de incentivar as crianças a praticarem as atividades físicas, principalmente dos esportes competitivos. Falaram também da importância de ensiná-las a ter uma atitude de fair play, saber aceitar as perdas, competir de maneira saudável, etc.

As informações foram tão relevantes que decidi compartilhar aqui. Tenho certeza que saber como educar seu filho para participar de esportes competitivos é uma dúvida frequente para muitos pais. Certo? Então, vamos lá?

Conheça os benefícios do esporte

O primeiro tópico abordado foi a necessidade dos pais entenderem os benefícios da prática de esportiva para as crianças. Como eles disseram, além de uma vida saudável, a prática regular de esportes ajuda a desenvolver habilidades socioemocionais, disciplinares, de responsabilidade e de trabalho em equipe.

Cada uma dessas habilidades é extremamente importante para o sucesso escolar da criança e posteriormente, para a vida.

Ensine seus filhos a importância de um jogo limpo

“Não existe ganhar a qualquer custo!” Foi com essa frase que um dos professores começou a falar sobre o segundo tópico. Ele abordou a importância de conversar com as crianças para que elas façam um jogo limpo. Portanto, machucar o colega ou subverter as regras são caminhos opostos a esse ensinamento.

Ele apontou, ainda, que esse ensinamento traz benefícios que vão muito além dos jogos: as crianças passam a compreender o conceito das regras e da honestidade.

De forma teatral pediu, também, que nós, pais, evitássemos discussões acirradas com os treinadores e juízes das competições — que também são professores das crianças. Caso julgássemos necessários alguma intervenção, que fizéssemos de forma educada, conversando e sempre usando como base a tabela de regras. Nós estaríamos, assim, reforçando os ensinamos a importância do respeito às regras.

Converse com a criança sobre a possibilidade de perder os jogos

O professor que falou sobre esse tópico, ressaltou a importância dos pais nesse momento. É importante que a criança saiba que o amor e o orgulho dos pais está relacionado a quem ela é, e não ao que ela faz.

Assim como os professores, após as derrotas, é importante que os pais elogiem as boas jogadas dos filhos durante o jogo. Converse também sobre as falhas que ocorreram, mas não faça críticas. Procure saber o que ele achou, o que ele pensa que pode melhorar e, principalmente, se foi divertido participar do jogo.

Entenda e ensine que a competição é natural e saudável

Os jogos competitivos têm dois ensinamentos que parecem contrários, mas que são complementares: a importância de saber jogar em equipe e competir.

Esse tópico foi abordado pela coordenadora pedagógica, talvez por ser delicado e controverso. Conforme ela mesma disse, não existe consenso sobre a importância da competição entre autores que tratam da Educação Infantil, mas há alguns pontos certeiros:

  • A competição está presente no mundo desde a vida escolar. Ainda que não seja algo incentivado pela escola, os alunos disputam desde a nota da prova, até quem chega primeiro ao pátio na hora do recreio.
  • Se competição é uma realidade, é válido usá-la como uma oportunidade para ensinar as crianças. E o ensino primordial deve ser o respeito ao próximo.

A reunião durou cerca de duas horas e, pelo que foi possível perceber, a maioria dos pais saiu de lá com um direcionamento sobre como educar seu filho para os esportes competitivos.

E você, também tem dúvidas sobre a melhor maneira de estimular o desenvolvimento do seu filho? Então, assine nossa newsletter e receba várias dicas sobre o assunto!

Assinatura Equipe

Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado.