Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Como escolher o melhor brinquedo para meus filhos?

A Barata Diz Q Tem

Se ao olhar para os brinquedos do seu filho você não enxerga nada além de diversão, é melhor repensar suas escolhas, afinal, brincar não se restringe a entretenimento! A brincadeira, quando bem escolhida, pode levar os pequenos ao aprendizado, à superação de desafios, ao desenvolvimento de competências cognitivas e à melhora do raciocínio lógico e matemático. Para completar, os brinquedos certos ensinam o respeito às regras e ao espaço do outro.

Todos os dias, novas invenções chegam às lojas e ocupam as vitrines, convidando as crianças a vidrarem os olhos em brinquedos modernos, coloridos e ultra tecnológicos. Os pais, por sua vez, cedem aos pedidos incessantes dos filhos, por conta da falsa ideia de que aquele brinquedinho fará a criança feliz para sempre, até o próximo lançamento.

Puro engano! As crianças nunca ficam satisfeitas com os brinquedos que possuem, ainda que seu quarto mais pareça uma brinquedoteca. O que fazer diante disso? Como escolher os brinquedos adequados para as crianças? Continue lendo o nosso post e descubra como fazer uma escolha certeira.

Atente-se à faixa indicativa

O brinquedo pode ser incrível, mas se ele não for indicado para a idade do seu filho, certamente ele se tornará um brinquedo inútil ou perigoso para o pequeno. Para classificar a faixa etária de indicação dos brinquedos, as empresas investem em testes e pesquisas. Portanto, se você não quer jogar dinheiro fora, tampouco, ameaçar o bem-estar da criança, é melhor escolher brinquedos adequados para a idade do pimpolho.

Os  brinquedos educativos são sempre a melhor pedida

Os brinquedos bonitinhos e engraçadinhos sempre existiram e sempre existirão, no entanto, mais do que estética e entretenimento, priorize os brinquedos que são divertidos ao mesmo tempo em que são educativos. A ludicidade é uma ferramenta e tanto para educar, pois desperta o interesse das crianças, envolve os pequenos e torna o aprendizado ainda mais rico. Sendo assim, aposte em brinquedos que ensinam palavras, formas, números e preparam o seu filho para a resolução de problemas no futuro.

Brinquedo bom é brinquedo seguro

A segurança da criança é um dos principais fatores que devem ser observados na escolha dos brinquedos. Verifique se a tinta usada no brinquedo não é tóxica, se ele não possui acessórios que possam sufocar a criança ou elementos tão pequenos que façam com que os pequenos engasguem. Um detalhe que nem todos os pais prestam atenção é o peso do brinquedo ou a existência de pontas afiadas. Ambos podem provocar acidentes.

Escolha brinquedos fáceis de limpar

Parece um cuidado bobo, mas não é! Também é crucial que os brinquedos sejam fáceis de limpar. Quando os brinquedos não podem ser limpos com facilidade, eles tendem a acumular germes e bactérias que podem colocar a saúde da criança em risco. Se você quiser manter o seu filho longe de doenças e infecções, é melhor observar essa característica antes da compra.

Cuidado com excessos e modismos

A gente entende que você queira agradar seu filho, mas não é comprando muitos brinquedos que você estará fazendo o melhor por ele. Priorize qualidade, ao invés de quantidade! Compre brinquedos de boas marcas, evite escolher brinquedos parecidos e aprenda a dizer não. Observe os brinquedos com personagens da televisão e do cinema e veja se realmente tem utilidade para seu filho. Preocupe-se com o consumismo e faça valer o investimento ao adquirir produtos para ele.

Não é saudável comprar um brinquedinho a cada vez que você for ao shopping com a criança. Evite também os modismos e a onda dos brinquedos eletrônicos e super tecnológicos. Eles acabam limitando o desenvolvimento das crianças! Acredite: a simplicidade pode ensinar muito mais para os seus filhos.

Observe o custo-benefício do brinquedo

Um brinquedo caro nem sempre é o melhor para a criança e, nem sempre, o brinquedo barato será ruim. Os pais devem observar o custo-benefício do produto, a qualidade da matéria-prima, a reputação da marca e todas as vantagens que o brinquedo pode trazer para a vida da criança. Tenha em mente que o brinquedo certo é um verdadeiro investimento no desenvolvimento da criança.

E aí, você gostou das nossas dicas? Vai se atentar a esses fatores na hora de comprar brinquedos para os seus filhos? Veja na nossa loja muitas opções de brinquedos educativos e pedagógicos. Compartilhe suas opiniões conosco!

Assinatura Equipe

E-book brincar aprendendo

CLIQUE NA IMAGEM PARA FAZER O DOWNLOAD

Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

  1. […] escolher o brinquedo mais adequado para o seu filho (veja dicas aqui) não basta recorrer às cores ou às funcionalidades. É preciso se atentar também para a idade […]

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado.