Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Como incentivar hábitos saudáveis que fazem bem para seus filhos

A Barata Diz Q Tem

Com a correria diária e o avanço tecnológico, estamos nos distanciando cada vez mais dos hábitos saudáveis. Não dá para negar que os exercícios físicos, a alimentação de qualidade, as noites reparadoras de sono e outras boas práticas já não fazem parte da rotina da maioria das famílias brasileiras.

Em consequência disso, as crianças têm crescido longe desses bons hábitos e, geralmente, se espelham (e reproduzem) o comportamento prejudicial dos seus pais, avós, tios e irmãos mais velhos, o que é um perigo. Os pequenos ainda estão em formação e é na infância que os hábitos saudáveis devem ser construídos. Desse modo, as chances de preservar esses hábitos na vida adulta são maiores.

Se você quer fazer a diferença na saúde, bem-estar e qualidade de vida dos seus filhos, continue lendo o nosso artigo e veja a seguir como incentivar hábitos que fazem bem para os pequenos. Venha com a gente!

Aposte em um cardápio saboroso, nutritivo e variado

Muitos pais oferecem guloseimas para as crianças como forma de compensação, mas isso é um erro, afinal, comida não é premiação, é uma necessidade básica. Para ensinar as crianças a comerem de maneira saudável, aposte em um cardápio nutritivo, saboroso e variado. As refeições devem ter uma boa aparência e precisam conter macro e micronutrientes, como carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas e sais minerais. Quanto mais colorido for o prato, melhor! Outra dica bacana é substituir os lanches açucarados e gordurosos, por snacks saudáveis, a exemplo das oleaginosas, frutas e barrinhas de cereal.

Ensine hábitos de higiene para seu filho

Ensine  hábitos básicos de higiene para seu filho, como, por exemplo, tomar banho, escovar os dentes e lavar as mãos antes das refeições. Converse com os pequenos sobre a importância dessas práticas cotidianas e procure usar a ludicidade para tornar os momentos de higienização mais naturais, divertidos e prazerosos. As crianças não devem encarar tais hábitos como algo chato!

Estimule o sono de qualidade

O sono de qualidade interfere até mesmo no equilíbrio hormonal e no desenvolvimento das crianças. Além disso, dormir bem evita a irritabilidade, previne a fadiga, melhora a concentração, a memória, o raciocínio lógico e o humor dos pequenos. Para incentivar esse hábito saudável, estabeleça uma rotina com horários definidos para a criança dormir e acordar, não permita que ela leve aparelhos eletrônicos para a cama, organize o quarto de modo que ele seja tranquilo, limpo e silencioso, invista em roupas de cama confortáveis e não deixe seus filhos dormirem tarde.

Matricule a criança em aulas esportivas

Insira a prática esportiva na vida da criança o quanto antes. Balé, natação, judô, futebol e outras modalidades divertidas e ativas agradam bastante os pequenos, além de trazerem benefícios como a melhora do condicionamento físico, desenvolvimento da elasticidade, promoção do equilíbrio, disciplina, foco, entre outros. Caso você queira estimular, informalmente, a prática de atividades físicas, vale a pena apostar em brincadeiras como bambolear, correr, pular corda e andar de patins.

Dê o exemplo

Para que seu filho tenha hábitos saudáveis, seja o primeiro a dar o exemplo. Não queira que a criança coma verduras e legumes, se você não coloca saladas no prato. Não peça que ele troque guloseimas por lanches saudáveis, se na primeira oportunidade você se entope de doces e salgadinhos. Não exija que a criança se exercite, se você é um pai sedent
ário. As crianças se inspiram mais nas atitudes do que nas palavras dos adultos. Fica a dica!

E aí, você gostou das nossas sugestões para incentivar seus filhos a adotarem hábitos saudáveis? Para ter acesso a outras dicas e informações preciosas para a educação das crianças, não deixe de assinar a nossa newsletter. Até a próxima e continue acompanhando as novidades do nosso blog

Assinatura Equipe

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

  1. […] primeiro tópico abordado foi a necessidade dos pais entenderem os benefícios da prática de esportiva para as crianças. Como eles disseram, além de uma vida saudável, a […]

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado.