Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Confira a importância do brincar para o desenvolvimento infantil

A Barata Diz Q Tem

O simples hábito de brincar é uma das maneiras inconscientes que as crianças encontram de estimular o seu desenvolvimento cognitivo e o seu comportamento.

Brincar é muito mais do que apenas uma maneira de se entreter e de estimular a produção de hormônios relacionados ao prazer — esse hábito é uma excelente estratégia para a criança desenvolver capacidades como a memória, a criatividade, o reflexo, a atenção e a capacidade de concentração. Brincadeiras diferentes estimulam as crianças de maneiras diferentes, especialmente se as atividades realizadas condizem com a faixa etária e as habilidades já desenvolvidas por ela ao longo da vida.

No artigo de hoje você vai descobrir um pouco mais sobre a importância da brincadeira no desenvolvimento infantil e como é possível estimular ainda mais seu filho com a ajuda de brinquedos e atividades específicas. Confira logo abaixo!

Brincadeiras que estimulam a coordenação motora

As brincadeiras que estimulam a coordenação motora são importantes em qualquer fase da vida da criança, mas devem ser muito valorizadas nos dois primeiros anos do pequeno, já que é nessa fase que ele começa a compreender como o movimento do seu corpo funciona.

Atividades que usam brinquedos de montar, que estimulam a caminhada ou a corrida, ou até mesmo aquelas que demandam a capacidade da criança de fazer um movimento repetidamente (como a atividade “morto-vivo” ou a “obedeça o mestre”) são interessantes para estimular essas habilidades.

Brincadeiras que estimulam atividades cognitivas

As atividades que classificamos como cognitivas são aquelas que estimulam várias capacidades sensoriais da criança. A habilidade de identificar diferentes cores, de repetir ou elaborar frases sozinho e de ler ou compreender algumas palavras são bons exemplos de brincadeiras que podem ser realizadas com crianças de diferentes idades.

Enquanto atividades que mexem com cores e objetos são ideais para crianças pequenas, o hábito da leitura deve ser bastante incentivado em crianças que já estão frequentando a escolinha.

Brincadeiras que estimulam a criatividade

A criatividade é uma das características mais importantes de uma criança. É através das atividades criativas que a criança começa a tomar consciência do mundo em que vive e das regras sociais que fazem parte da sua rotina, além de estimular de maneira diferente o seu raciocínio.

Algumas dessas atividades são simples, como as brincadeiras de faz de conta, o uso de bonecos e fantoches e até mesmo a prática do desenho e da pintura.

Atividades criativas são recomendadas para crianças de todas as idades, mas em especial para aquelas mais velhas, que já têm certas habilidades de fala e de coordenação motora.

Brincadeiras que estimulam a estratégia e o raciocínio

Várias atividades que estimulam a estratégia e o raciocínio são indicadas para crianças mais velhas, a partir dos seis ou sete anos. Para essas brincadeiras é preciso que a criança já tenha a capacidade de compreender regras e de buscar estratégias para alcançar o objetivo final de um jogo específico.

Para estimular esse tipo de desenvolvimento, as atividades recomendadas podem ser realizadas com jogos de tabuleiro, de cartas, esportes ou atividades em grupo, que proporcionam uma situação nova para as crianças se adaptarem e aprenderem mais sobre suas capacidades de raciocínio.

Independentemente do tipo de brincadeira que você opta por realizar com seu filho, é importante compreender que ela, por mais simples que possa parecer, estimula o desenvolvimento físico e psicológico da criança de maneiras diferentes.

A brincadeira é muito mais do que um direito do seu filho — é também um dever dos pais, que precisam promover esses momentos de entretenimento para os seus baixinhos.

E você, qual brincadeira gosta de fazer para estimular habilidades na criançada? Conta pra gente! Aproveite e conheça vários brinquedos da nossa loja que podem fazer a diferença nas suas atividades diárias com seus pequenos!

  • Equipe A Barata Diz Q Tem.

brincar rima com ar

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado.