Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Conheça os melhores parques de BH para ir com as crianças!

A Barata Diz Q Tem

Belo Horizonte é uma das cidades brasileiras com maior quantidade de parques e praças espalhadas por seus bairros. Cada um tem programações e estruturas diferentes, e muitos delas são direcionadas especialmente para crianças! Claro que pais e outros familiares também podem aproveitar desses espaços, que incluem lugares como o Parque Municipal, o Parque das Mangabeiras e Parque Ecológico da Pampulha.

Já falamos aqui sobre os benefícios do slow parenting, e isso tem tudo a ver com a ideia de passar os finais de semana aproveitando parques e praças públicas, não é mesmo? E você? Quer saber mais informações sobre os melhores parques de BH para ir com as crianças? Confira nossa lista:

1. Parque Municipal

Um dos mais tradicionais e antigos parques de BH, o Parque Municipal fica no centro da cidade e funciona de terça-feira a domingo, entre 6h e 18h. São 180 mil metros quadrados divididos em áreas de preservação, parque de diversões, pistas de cooper, teatros, gramados, quadras de tênis, aparelhos de ginástica e lagos. É justamente nos lagos que estão a principal fonte de diversão para as crianças: pedalinhos e barcos a remo. Além disso, o parque de diversões conta com alguns brinquedos que ainda fazem a cabeça dos baixinhos, apesar de antigos e necessitando de uma reforma.

2. Parque das Mangabeiras

O Parque das Mangabeiras é um dos mais versáteis da cidade. Com acesso de carro e de ônibus (linhas 4103 ou 4108), ele funciona de terça-feira a domingo, entre 8h e 18h. O parque tem trilhas (o roteiro das águas, o roteiro da mata e o roteiro do sol), animais silvestres (micos, principalmente), fontes, belas vistas da cidade (em decks de observação), locais para piquenique e uma incrível pista de skate half pipe. São 290 metros quadrados e 4 metros de altura. Usuários devem primeiro se inscrever na administração do parque para usá-la.

3. Parque da Serra do Curral

A Serra do Curral tem uma das vistas mais bonitas da cidade. A entrada para o parque começa bem ali, onde termina o bairro Mangabeiras, bem à direita da Praça do Papa. O caminho é formado especialmente por trilhas na mata, então esse é um programa para as crianças um pouco mais velhas e com espírito de aventura. A trilha tem uma bela vista da cidade, mas pode servir também para educar as crianças sobre os efeitos nefastos da mineração. A parte de trás da Serra do Curral, que dá para a cidade de Nova Lima, foi completamente devastada pela ação de companhias mineradoras. Ou seja, é uma ótima oportunidade de dar uma lição sobre preservação do meio ambiente para os baixinhos.

4. Parque Jacques Cousteau

Esse parque fica no bairro Betânia (zona Oeste), na Rua Augusto José dos Santos, 366, e funciona entre terça-feira e domingo, de 8h às 18h. Muitos pais escolhem esse lugar para realizar o aniversário de seus filhos. Quando há certeza de tempo bom, o local é ideal, já que tem trilhas ecológicas, academia, banheiros e brinquedos para a criançada.

5. Parque Mosteiro Tom Jobim

Esse é um dos mais novos parques da cidade e está localizado no bairro Luxemburgo, na rua Dr. Ismael da Faria, 150. Ele abre de terça-feira a domingo, entre 8h e 18h. Há mesas de jogos, quadra esportiva, academia a céu aberto, banheiros, trocadores (ideal para levar as crianças mais novas) muita área verde e um belo projeto paisagístico. Esse é um parque frequentado praticamente só pelos moradores locais, então seu clima intimista permite que você deixe as crianças brincarem livres, sem medo de se machucar e com muita segurança. Por falar em deixar as crianças brincarem livres, já leu aqui nosso post sobre os benefícios de deixar seu baixinho rolar na lama?

6. Museu da História Natural e Jardim Botânico

Esse museu e jardim botânico é administrado atualmente pela UFMG e está localizado no bairro Santa Inês (Rua Gustavo da Silveira, 1035), com fácil acesso por ônibus (linhas 4665, 4802 e 8001, entre outras) e metrô (estação Santa Inês). Ele funciona de terça-feira a sexta-feira, entre 9h e 12h e 13h. Aos sábados e domingos, o horário de funcionamento é entre 10h e 17h. O passeio é uma boa opção para pais que querem levar suas crianças para ter contato direto com a fauna e flora nativas: macacos-prego, micos-estrela e aves do mais diversos tipos. O museu conta ainda com peças arqueológicas (ossadas de dinossauros e outras espécies), o Presépio do Pipiripau e exposições temporárias.

7. Parque Julien Rien

Pequeno, mas divertido: assim se define o Parque Julien Rien, que fica no coração do bairro Anchieta (junção entre as avenidas Bandeirantes e Francisco Deslandes). Ele funciona entre terça-feira e domingo, de 8h às 18h. A área tem muitas árvores, uma nascente, uma cascata, um pequeno teatro de arena e um bowl para as crianças que andam de skate. O terreno é acidentado, então a maioria das famílias acaba se dividindo entre os platôs do parque, que são interligados por escadas. Há banheiros também, o que é especialmente importante para os pais que querem passar mais horas ali com seus filhos.

8. Parque Amilcar Martins

Ainda desconhecido pela maioria dos moradores da cidade, esse achado fica ao lado da universidade FUMEC, no bairro Cruzeiro. Ele abre diariamente, entre 8h e 18h, e é onde está instalada uma das caixas d’água do bairro (atrás do Mercado Distrital do Cruzeiro). Apesar de pequeno, ele tem várias vantagens: é bem localizado, gangorras e outros brinquedos para as crianças e um dos decks mais charmosos da cidade. As árvores são altas e de copas largas, então há certeza de boa sombra para abrigar os baixinhos durante as brincadeiras. Também é possível entrar de carro, caso haja vaga.

Agora que você já conhece os melhores parques de BH para levar suas crianças para brincar, que tal organizar já sua festa ou passeio? Lembrando que já tratamos aqui no blog sobre os benefícios de brincadeiras ao ar livre com as crianças, não é? Aproveite também para deixar aqui outras sugestões de parques que você conhece na capital mineira! Participe!

Assinatura Equipe

3.67 avg. rating (71% score) - 3 votes
Esse conteúdo foi útil?
3.67 avg. rating (71% score) - 3 votes

Comentários

  1. […] para saber em quais locais levar primeiro. Se o pequeno é fissurado por dinossauros, comece a programação com uma ida a um museu […]

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado.