Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

DIA DAS CRIANÇAS – CONVERSA COM ESPECIALISTA

A Barata Diz Q Tem

O Dia das Crianças está chegando e tem muita gente que ainda não conseguiu definir qual será o presente dos pequenos. A data, que tem motivação comercial, pode se transformar em um momento de interação. Já pensou em ir além daquele brinquedo que já traz tudo pronto para a criança?

Nosso bate-papo será com a psicóloga e psicopedagoga Fátima Hemétrio*. Experiente no atendimento de pais e crianças, Fátima nos falará um pouquinho sobre como proceder nessa data que gera tantas expectativas.

A Barata Diz Q TemÀs vezes, as crianças se frustram pelo simples fato que ganham presentes que os adultos querem para elas, e não o que as crianças realmente esperam. Como lidar com isso?

Fátima Hemétrio – Dar presentes não é uma tarefa fácil, ainda mais quando se trata de uma criança. O melhor é ter uma conversa primeiro para saber o interesse dela. Se acontecer dela não gostar do presente, a melhor alternativa é uma boa conversa e explicar as possibilidades, trabalhando a frustação. É importante saber lidar com as perdas. Explique que na vida é assim não temos tudo que queremos… nem tudo é possível.

A Barata Diz Q TemComo deve ser a escolha do presente?

Fátima Hemétrio – Deve ser criteriosa. A primeira coisa é preocupar com a segurança, observar o selo de segurança do IMETRO (observar as peças pequenas para crianças menores de 3 anos), olhar a faixa etária da criança e levar em conta o interesse dela. Também é importante, quando for um brinquedo pedagógico, alinhar de acordo com o aprendizado da escola.

A Barata Diz Q Tem Quando o pai não tem dinheiro para comprar o presente que a criança quer. Como ele deve proceder para evitar a frustração dos pequenos?

Fátima Hemétrio – Sou sempre a favor do diálogo. Deve-se explicar a situação e usar a criatividade para se divertir. Pode até construir um brinquedo com ele, criar possibilidades de passeios, piqueniques ida ao cinema… Como já falamos trabalhar a frustação também é importante e faz parte do desenvolvimento infantil.

loja A Barata Diz Q Tem

A Barata Diz Q TemComo lidar com o excesso de propagandas de brinquedos que passam nos canais de televisão nessa época do ano?

Fátima Hemétrio – Às vezes os anúncios da tv estimulam o consumismo sem o brinquedo ter qualidade e ser apropriado com a idade. Devemos ter cuidado também com os modismos. Eles são passageiros e muitas vezes não agregam nada para a criança.

A Barata Diz Q Tem Qual a dica para fazer com que as crianças se interessem mais por brinquedos pedagógicos e educativos?

Fátima Hemétrio – Deve-se brincar junto com eles. Crianças não gostam de brincar sozinhas, seja com brinquedo pedagógico ou não. Mostre as possibilidades dos brinquedos e tudo que ela pode aprender com eles.

A Barata Diz Q TemComo transformar a hora do brincar no momento da família?

Fátima Hemétrio – Tirar um tempinho para todos participar. Fazer da brincadeira uma interação familiar, envolvendo todos. Os pais devem se conscientizar que as crianças precisam mais do que brinquedos caros e babás eletrônicas. As crianças precisam de interação, de contato, de ter voz e vez na rotina da casa. Sendo assim, é importante colocar na agenda um momento de brincar. Esquecer problemas e compromissos e se dedicar exclusivamente aos filhos.

A Barata Diz Q Tem O Dia das Crianças pode ser um pretexto para mudança de hábitos dentro de casa? Como, por exemplo, deixar os eletrônicos de lado e incentivar o fazer e o brincar?

Fátima Hemétrio – Com certeza. A rotina das crianças e dos adolescentes mudou muito nos dias atuais. Jogos eletrônicos, acesso à internet e toda grande conexão do mundo globalizado está à disposição das crianças durante todo o tempo. Os sentimentos e as emoções são construídos de acordo com o que vivemos. Hoje temos diferentes tipos de valores e comportamentos. Se crianças muito novas aprendem via tecnologia e não por interação social e não através de brinquedos ou subindo em arvores, elas terão sentimentos diferentes dos que tivemos. Vamos fazer um dia diferente… brincadeiras ao ar livre é uma ótima opção.

A Barata Diz Q Tem Quais dicas você dá para pais e educadores para transformar o dia das crianças em um momento de estímulo e aprendizagem?

Fátima Hemétrio – Usar a criatividade, aproveitar o feriado e dedicar às crianças. Estar presente, criando possibilidades de jogos e brinquedos de montar, empilhar e desafios que estimulem o cognitivo.

*Fátima Hemétrio é psicóloga, psicopedagoga, palestrante e tem um canal no Youtube. Tem dois filhos, três enteados e sete netos. Vê na psicologia uma forma de interagir e ajudar a construir uma geração com mais valores.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado.