Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Quais são as opções para os brinquedos industrializados?

A Barata Diz Q Tem

Cozinha, fogão, guarda roupas e geladeira, são alguns dos móveis que eu e minha irmã ganhávamos quando éramos pequenas. Meu pai era marceneiro e, durante toda a minha infância, a maior parte dos meus brinquedos eram feitos de madeira. Eu ganhava alguns brinquedos industrializados, claro, mas eram poucos.

Amava cada um dos brinquedos que meu pai fazia, mas sempre achei que ganhava por uma questão econômica. Hoje, sendo mãe, percebo que não era apenas esse o motivo. Quer saber quais são os benefícios que meu pai viu nesses brinquedos e quais são as opções de brinquedos educativos para seus filhos? Então, continue a leitura!

Brinquedos educativos e pedagógicos são realmente melhores

Hoje, vejo que a diferença crucial estava no fato de que, enquanto minhas primas ganhavam cozinhas idênticas para brincar de cozinhar, eu ganhava peças que precisavam ser encaixadas, pintadas, etc. E isso, rotineiramente, era feito com a presença dos meus pais. Não apenas supervisão, mas a presença e ajuda deles.

Não lembro direito dos brinquedos industrializados que ganhei, mas lembro perfeitamente dos meus móveis de madeira, ganhá-los e prepará-los era um momento de alegria muito grande — cada “partezinha” era pintada com todo o meu afeto.

Mas, além de se tornar uma boa lembrança, os brinquedos de madeira:

  • Estimulam a coordenação motora;
  • Dão noções de física e geometria, naturalmente;
  • Estimulam a imaginação;
  • Desenvolvem noções de uso das cores e de texturas.

Quais são as opções para os brinquedos industrializados

Relembrando tudo isso, decidi, que queria proporcionar para meus filhos essas mesmas experiências de desenvolvimento. Como não sou marceneira, fui pesquisar sobre as melhores alternativas para brinquedos industrializados — e encontrei uma gama de opções surpreendentes, as quais compartilho agora com vocês:

Brinquedos Waldorf

Eles são brinquedos de madeira (normalmente ecológicas e orgânicas), algodão, lã e seda. Não possuem muitos detalhes, seguem uma linha bem simples e reproduzem objetos domésticos ou outros da vida cotidiana.

Creio que meu pai não soubesse, mas era exatamente isso que ele produzia para mim, brinquedos com a pedagogia Waldorf. Esses brinquedos me permitiam reproduzir as dinâmicas da casa e, ao mesmo tempo, ter experiências sensoriais — além de desenvolver minhas habilidades motoras.

Brinquedos Artesanais

Os brinquedos artesanais têm como fonte de matéria-prima materiais variados. Podem ter como base sucatas, madeiras, papéis reciclados, etc. Eles podem ou não seguir a pedagogia Waldorf, mas são extremamente estimulantes para o desenvolvimento infantil, pois não dispõem de luzes, baterias e pilhas, e demandam imaginação da criança.

Brinquedos educativos

Existem muitas opções de brinquedos educativos e pedagógicos no mercado. Independentemente do material utilizado em sua fabricação, do formato ou do nível de minucias, ele sempre terá como objetivo estimular o desenvolvimento global das crianças, isso é, seu desenvolvimento físico, emocional, social, psicológico, motor e intelectual.

Por que optar por brinquedos educativos ou pedagógicos?

Brincar é extremamente importante e necessário, e brincar de forma saudável deve ser um hábito essencial para que as crianças tenham uma melhor qualidade de vida. Assim, o momento lúdico pode ser a porta de ensinamentos, como planejamento, achar soluções para os problemas, evitar ou diminuir o descarte, aumentar a criatividade e a coordenação motora. Além de proporcionar um momento único com a família!

Quer saber onde encontrar brinquedos com essas qualidades? Clique aqui!

Assinatura Bianca Torres

3.00 avg. rating (65% score) - 2 votes
Esse conteúdo foi útil?
3.00 avg. rating (65% score) - 2 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado.