Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

9 dicas para visitas divertidas em museus com as crianças

A Barata Diz Q Tem

Museus são lugares mágicos. Guardam e contam histórias. Tem formas e propostas diferentes. Instigam. Inspiram. Levar uma criança a um museu ou a uma galeria de arte é despertar nela o senso de criatividade, compreensão e inclusão. É dar a oportunidade dela desenvolver um olhar mais apurado e ampliar seu repertório cultural.

Ao observar uma obra de arte ou uma peça histórica, a criança consegue apurar seu senso crítico e o respeito pelo diferente, pelo que lhes causa estranheza. Para te ajudar nesse processo de interação das crianças com a arte, com o novo e o antigo, fizemos uma lista com várias dicas para aproveitar ao máximo esse momento.

Planejamento

Visitar museus, centro culturais ou galerias de arte não é programa só para adultos. As escolas tem trabalhado com mais frequência a ida a esses locais e você pode aproveitar para introduzir esse passeio no seu cronograma de fim de semana.

Lembre-se de pesquisar quais espaços possuem uma agenda voltada para a educação infantil e observe os gostos das crianças para saber em quais locais levar primeiro. Se o pequeno é fissurado por dinossauros, comece a programação com uma ida a um museu arqueológico.

Explique para a criança onde vocês estão indo, o que farão lá, o que ela vai encontrar e como deverá se comportar. Se o local tiver uma agenda de atividades, melhor ainda!

Aproveitar o momento

Pode ser que algumas crianças não tenham paciência para ficar parada por alguns minutos apreciando uma obra de arte. Sendo assim, vá no tempo delas. Aproveite para explorar o que mais chamou a atenção e passe rápido pelo que ela não se identificou. Você vai ver que será muito divertido e educativo esse passeio!

Comece cedo

Levar um adolescente a um museu e querer que ele goste sem que isso nunca tenha sido inserido na rotina dele, é pedir demais! Comece a levar seus filhos ainda muito pequenos aos centros de arte. Apreciar uma tela, um monumento ou uma escultura deve ser algo natural e não imposto. Quando você leva a criança ainda muito nova ao museu, ela começa a se habituar com esses momentos e incorpora cada passeio como uma oportunidade de vivenciar novas experiências.

Não demore muito

Deixar as crianças com um gostinho de quero mais é sempre bom! Comece com passeios curtos para que elas não se sintam entediadas e cansadas por ficarem horas e horas dentro do museu. Visite espaços pequenos ou escolha um local que possa ser visitado de forma segmentada.

Procure atrações interativas

Crianças amam interatividade. Poder tocar, cheirar, conhecer, ir além do que seus olhinhos podem ver. Exposições que possuem recursos multimídia ou mostras com brincadeiras podem ajudar a aguçar o gosto dos pequenos pela arte.

Conheça mais sobre a vida do artista

Mostre à criança que cada peça foi feita por uma pessoa. Aproxime seu filho do artista, contando a história dele, tentando citar momentos da vida dele que vão chamar a atenção do pequeno. Criar empatia por quem fez a obra ajuda na compreensão do que está sendo visto. Além de fazer com que a criança se entusiasme mais pelas peças.

Vamos falar sobre a obra

Coloque a criança para falar o que sente quando observa uma obra de arte. Pergunte o que ela achou, como acha que foi construída e aguce a curiosidade dela para tentar descobrir quais recursos foram utilizados para que aquela obra ficasse pronta. Essa atividade vai ajudar a desenvolver o imaginário da criança!

Programas de férias

Se você não tem tempo de percorrer os espaços culturais em período letivo, aproveite as férias. A maioria desses lugares tem programações super interessantes para que as crianças interajam e conheçam mais sobre esse universo.

Não exija demais

Querer que seu filho seja um mini crítico de arte não vai ajudar a criar nele o gosto por passeios em museus e vai acabar gerando resistência quando você for propor de ir a esses locais. Incentive o prazer de estar diante de uma obra de arte. Mostre para a criança que esse é mais que um passeio. É um momento de aprender e estar em família.

4.50 avg. rating (85% score) - 2 votes
Esse conteúdo foi útil?
4.50 avg. rating (85% score) - 2 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado.