Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Férias em Casa: Faça uma Casinha de João e Maria com seu filho!

A Barata Diz Q Tem

As férias trazem mil e uma oportunidades para brincar e se divertir. O momento, que é muito esperado pelas crianças, as vezes se torna o pesadelo dos pais. Mas, não se preocupe! Vamos ajudar você a passar por esses dias com muita alegria, aprendizado e interação.

Essa casinha de João e Maria é doce, linda e uma delícia de fazer. Aqui em casa, a gente se divertiu muito desde a produção dos biscoitos até a hora de confeitar. A brincadeira transcendeu a cozinha e nós aproveitamos a deixa para apresentar esse conto de fadas que tem uma bela lição para as crianças e, de quebra, trabalhamos diversas habilidades motoras do pequeno.

A casinha é feita em três passos: primeiro a gente faz o biscoito, depois o buttercream e, por último, confeitamos. Confira abaixo a receita de cada item e baixe o molde da casinha para você cortar a massa do biscoito.

Biscoito

½ xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente

1/3 de xícara de açúcar mascavo

1 ovo inteiro

1/3 de xícara de melaço ou mel

3 xícaras de farinha de trigo peneirada

1 colher de sopa de canela

1 colher de sopa de gengibre

1 colher de chá de cravo moído

¼ de colher de chá de pimenta do reino moída

3 colheres de sopa de amido de milho

½ colher de chá de sal

3 colheres de sopa de leite (se necessário)

Se você tiver uma batedeira planetária, você vai colocar um ingrediente de cada vez (na ordem que estão descritos acima) e ir batendo aos poucos. Comece batendo com o fuê e depois que acrescentar o trigo, troque pela pá.

Se você não tiver a planetária, não se preocupe. Fizemos sem e ficou ótimo! Bata em uma batedeira comum a manteiga, o açúcar, o ovo e o mel. Depois misture os demais ingredientes com a mão mesmo.

Dicas: só acrescente o leite se realmente for necessário. Nós fizemos e não precisou colocar leite. Se suas crianças não curtem muito o sabor de especiarias (como as minhas), não use as quantidades indicadas na receita. Use só uma pitada de cada coisa. Assim, elas conseguirão comer os biscoitos sem fazer cara feia.

A massa dura até dois dias na geladeira.

Jogue açúcar de confeiteiro na superfície onde você vai abrir a massa e vá separando os bolinhos para abrir aos poucos. Use um rolo e abra até que a massa fique com uma espessura fina. Recorte os moldes e coloque para assar por 15 minutos no forno a 180 graus.

20161222_100038

20161222_151154

Buttercream

1 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente

3 ½ xícaras de açúcar para confeitar

1 colher de sopa de essência de baunilha

1 colher de sopa de leite

1/8 colher de chá de sal (se a manteiga for salgada, omita o sal)

Primeiro bata bem a manteiga e depois vá acrescentando os demais ingredientes aos poucos. O buttercream estará pronto quando estiver com uma textura bem consistente, tipo um chantilly. Ele pode ser usado para confeitar muitas coisas, é só colorir com corante em gel. Nessa receita ele será a “cola” para as paredes e os confeitos. Se você quiser guardar, o buttercream dura até três dias na geladeira.

20161224_100250

Confeitos

Nós compramos chocolates, balinhas de goma, confetes, palitinhos recheados e mini bis. Mas, você pode soltar a imaginação e usar o que quiser.

20161224_101340

Montando

Após estar com tudo em mãos, comece a montagem! Use a parte maior como base. Coloque o buttercream em um saco de confeiteiro para ficar mais fácil aplicar. Vá aplicando o creme e colocando cada parte da casinha, até que ela fique toda montada. Esse é um exercício de paciência, pois o creme demora um pouquinho para firmar e é necessário segurar um tempinho para a casinha não desabar. Depois de montada, é só deixar que as crianças coloquem o creme e os confeitos.

20161224_102010

20161224_102614

20161224_104443

20161224_104503

Bom divertimento para vocês!

Assinatura Bianca Torres

Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes