Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Veja 5 dicas para criar seu filho como um bom cidadão

A Barata Diz Q Tem

O desejo de todos os pais na criação dos filhos é formar cidadãos, fazer com que eles contribuam de forma positiva na sociedade, que tenham bom comportamento, que demonstrem respeito, que sejam educados e que tenham uma boa formação.

Entretanto, diante do mundo em que vivemos este é um desafio e tanto. Então, o que os pais devem fazer para ensinar cidadania para as crianças? Veja abaixo 5 dicas para te ajudar nesta missão:

Ensine pelo exemplo

Já dizia o filósofo Sêneca, “o homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos. Por isso longo é o caminho através de regras e normas, curto e eficaz através do exemplo”.

O primeiro fator e o mais importante para tornar os filhos um bom cidadão é o exemplo. Está mais do que provado que as crianças aprendem mais por observar e imitar o que os adultos fazem, do que pelos conselhos que são dados.

Ensine em casa

Por mais que a escola tenha suas responsabilidades, o papel primário de educar os filhos é dos pais e esta atividade não deve ser delegada para ninguém. Além de ensinar pelo exemplo, oriente o seu filho, amplie as suas interações e veja como ele vai se comportando. A ideia é que ao aprender ele aplique e repasse para os irmãos e colegas.

Ouça o seu filho

O quanto você conversa com o seu filho? Você pede a sua opinião? E quando ele conversa com você, como você reage? Respeita a sua opinião? Para tornar o seu filho cidadão, é necessário que ele aprenda a conviver com o diferente, com a divergência, e aprenda a argumentar. E este primeiro passo deve partir de você.

Determine limites

É muito comum os pais quererem oferecer aos filhos tudo o que não tiveram, dando praticamente tudo o que eles pedirem. Isso é muito perigoso, pois pode deixar as crianças mimadas e sem controle.

Ao ensinar cidadania para crianças elas precisam entender que existem limites, que nem tudo está à sua disposição. É importante deixar claro que além de diretos ela tem deveres e responsabilidades a cumprir.

Deixe todos participarem das decisões em casa

Diversas decisões cotidianas podem ter a participação da família. Por exemplo, onde vão passar as férias? O que irão fazer no final de semana? Qual filme vão assistir no cinema? Quais tarefas domésticas cada um irá fazer? Quando as crianças participam das decisões elas aprendem a colaborar e a aceitar quando o voto é democrático e vai contra a sua opinião — algo que precisam saber lidar desde cedo.

Vantagens de formar o seu filho cidadão

As vantagens são inúmeras de formar um filho cidadão e vai além das portas de casa, influenciando a comunidade e o ambiente em que vive. Entre os benefícios podemos citar:

  • Sensação de dever cumprido dos pais;
  • Melhores relações familiares;
  • Redução de criminalidade;
  • Melhores relações na comunidade;
  • Contribuições sociais e ambientais para formar uma sociedade mais justa.

E você, já coloca essas dicas em prática? O que mais você faz para ajudar a ensinar cidadania para as crianças? Compartilhe sua opinião com a gente e continue de olho em outros artigos aqui no blog!

Assinatura Equipe

Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado.