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Todo mundo ganha: 5 jogos cooperativos para crianças

A Barata Diz Q Tem

Quando falamos de jogos coletivos, é normal pensar automaticamente em atividades competitivas. Porém, é importante também desenvolver a noção de coletividade das crianças com brincadeiras cooperativas, cujo foco está em ajudar o próximo, e não competir. Sidnei Batista, professor especialista em Eneagrama e Jogos Cooperativos, afirma que a estrutura e a necessidade de cooperar com o grupo para vencer os desafios são as maiores características dos jogos cooperativos.

Por mais que brincadeiras não competitivas existam desde sempre, Sidnei explica que o conceito dos jogos cooperativos foram criados a partir dos movimentos de cultura de paz surgidos em diferentes países após a 2ª Guerra Mundial.

Mesmo que brincadeiras competitivas possuam pontos importantes, essa abordagem pode causar exclusão de crianças vistas como menos habilidosas em determinados jogos. Enquanto isso, Sidnei afirma que brincadeiras cooperativas auxiliam no desenvolvimento não apenas físico e mental, mas também social e emocional.

Para Sidnei, brincadeiras cooperativas ainda auxiliam na descoberta de novas habilidades das crianças. Ao somar esforços, a consequência é a maior integração entre os participantes, eliminando a exclusão na medida em que todos têm alguma competência que pode servir ao coletivo de jogadores.

Para quem acredita que a diversão do jogo está na competição, Sidnei avisa: “a graça do jogo está nos desafios que o mesmo apresenta, não na competição em si”. Confira cinco ideias de jogos cooperativos para crianças para promover a diversão em grupo!

1 – Passar o bambolê

jogos cooperativos bambole

A brincadeira cooperativa de passar o bambolê tem um conceito simples, mas será um desafio engraçado e divertido para as crianças. As crianças devem formar um círculo dando as mãos, com um bambolê entre dois alunos.

O desafio é passar o bambolê pelo corpo sem largar a mão do parceiro. Depois que as crianças estiverem mais acostumadas, procure colocar outro bambolê para dificultar.

Essa brincadeira pode ser desenvolvida desde que tenha crianças o suficiente para formar uma roda e um espaço em que todas caibam, seja interno ou externo. Além de ensinar a trabalhar em grupo, a atividade ajuda a desenvolver a coordenação motora grossa, velocidade e concentração.

2 – Pega-pega de serpente

jogos cooperativos serpente

Todo mundo conhece pega-pega, não é mesmo? Conhecida também como pique e outros nomes, existe uma variação cooperativa do jogo que a maioria das crianças já brincou.

A brincadeira começa igual a versão clássica: um pegador persegue outros participantes. Quando o pegador tocar na primeira criança, elas dão as mão e perseguem os outros juntos. Cada pessoa pega entra na serpente pegadora, até que todos estejam na corrente.

O jogo fica mais difícil conforme a serpente cresce, então é ideal que pelo menos 8 crianças participem. A brincadeira estimula o desenvolvimento da coordenação motora, cooperação com colegas, velocidade e condicionamento físico.

3 – Telefone sem fio

Brincadeira clássica, o telefone sem fio é simples, divertido e cooperativo. As crianças devem se sentar em um círculo ou fila, sendo que uma criança precisa começar a brincadeira falando uma frase no ouvido do colega que está mais próximo. Cada criança deve repetir o que entendeu para a próxima, até que a última diga a frase que ouviu em voz alta.

Dificilmente a frase chegará intacta até o final, mas a diversão não diminui por conta disso. Recomendado para crianças com mais de quatro anos, o jogo fica mais divertido com mais de cinco participantes e pode ser realizado em qualquer espaço. O telefone sem fio estimula atenção, criatividade, memória e a linguagem dos pequenos.

4 – Nó humano

jogos cooperativos no-humano

Você pode organizar a brincadeira de nó humano com um grupo a partir de sete pessoas. Peça para que as crianças formem um círculo dando as mãos, e memorizem quem está ao seu lado direito e esquerdo.

Depois disso, as crianças devem soltar as mãos, fechar os olhos e caminhar livremente pela sala. Ao abrir os olhos, peça para que, sem sair do lugar, eles deem as mãos para quem estava a direita e a esquerda. Agora, o objetivo da criançada é transformar o amontoado de braços novamente em um círculo, trabalhando em equipe.

Além de ser uma grande diversão, essa brincadeira cooperativa ajuda no desenvolvimento da noção de espaço, cooperação e coordenação motora. Caso o jogo esteja muito difícil, interfira para facilitar um pouco.

5 – Contação de história coletiva

jogos cooperativos contacao-historias

Está chovendo e não dá para brincar lá fora? Essa é uma divertida atividade cooperativa para entreter crianças dentro de casa sem recorrer a telas e eletrônicos.

Organize uma roda e sente junto dela. A contação de história coletiva é simples: comece uma história e a criança ao lado deve continuá-la. Procure interferir o menos possível, deixando a criançada imaginar a vontade. Por exemplo, você pode começar apenas falando “era uma vez, um menino que…”.

Além de tirar o tédio, essa brincadeira cooperativa ajuda no aprendizado do senso de coletividade, raciocínio e imaginação.

Com todas essas ideias, que tal apostar nos jogos cooperativos? Ensine as crianças a importância de trabalhar em equipe!

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Comentários

  1. junior dance disse:

    muito bom o conteúdo

  2. DULCINEIA APARECIDA VITORINO disse:

    Muito interessante , perceber que simples brincadeiras possam contribuir tanto .

  3. ivanete lopes de souza disse:

    Propor para as crianças brincadeiras como estas é ajuda-las na socialização e no bom relacionamento com os colegas ! sempre gostei muito ! parabéns equipe!

  4. Fernanda Mara dos Santos Moura disse:

    Gostei muitos das sugestões, e o destaque dado as habilidades desenvolvidas, de uma maneira dinâmica, criativa e prazerosa podemos trabalhar com nossos alunos ajudando-os a desenvolver suas potencialidades…

  5. ISABEL CRISTINA DOS SANTOS ALMEIDA disse:

    Todas as brincadeiras que tem um objetivo e são cooperativas, levam os alunos a compreenderem melhor o respeitar regras, a importância de um trabalho em grupo, a socialização com trocas de conhecimentos e o respeito de opiniões que são muito significativos desde a Educação Infantil, mas acredito que deva ter continuidade também no Fundamental.
    Os jogos e brincadeiras devem ter um objetivo intencional do professor para que tenha significado tanto para o aluno como para o professor.
    Gostei muito das sugestões dos jogos e pretendo aplicar as que não conhecia.
    Parabéns pelo conteúdo!

  6. Anônimo disse:

    Toda brincadeira é válida, desde que seja bem planejada e com objetivos claros . Toda criança gosta de brincar , o brincar aprendendo fica registrado na memória por ter promovido prazer ao realizar .

  7. Roseli Aparecida Cabral Viana disse:

    Muito interessante e de suma importância para quem trabalha no infantil e nos anos iniciais .
    Legal mesmo !!!!!

  8. Ana Lúcia Queiroz de Oliveira disse:

    Adorei o tema, sou prof. de contação de histórias no periodo integralestou com uma turma de 1º ano dificil e vou levar essa idéia de contação de histórias coletivo pra eles interagirem e participarem mais. Obrigada pelas dicas!

  9. Luciana Leal disse:

    Super dicas para trabalharmos em todas as fases. Exemplo disso é a contação de história, tanto em roda quanto em registro coletivo no quadro. Atividades lúdicas que atingem o saber de modo agradável e em parceria.

  10. Celia Maria ALVES de Souza disse:

    Trabalhar com atividades lúdicas é sempre muito bom , além de torná-las mais prazerosas e gratificantes aos alunos .
    Amei tudo isso , principalmente a contação de histórias.
    Muito bom !

  11. isangela Feminino vezzaro disse:

    Através do brincar a criança aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. Resgatar conceitos e brincadeiras simples com as crianças, leva as a refletir sobre novas possibilidades e experiências de mundo.

  12. VANILA AUXILIADORA DA SILVA. disse:

    As crianças aprendem com o universo delas, atividades lúdicas são o melhor caminho para entrar nesse mundo.

  13. Denise Silva disse:

    As brincadeiras tem o objetivo de desenvolver varias áreas na criança,desde o seu cognitivo, até a interação social físico,como desenvolver estratégias para realizar , leva a pensar, equilíbrio, correr,pular,compartilhar com os outros para chegarem ao bem comum.

  14. A brincadeira, é sem dúvida, a melhor forma de estimular a imaginação e auxiliar na aprendizagem, tornando a prazerosa.

  15. Achei muito bom, pois um aprendizado se constrói com estímulos e criatividade.

  16. O jogo , a brincadeira o lúdico deve fazer sempre parte do currículo do aluno . Pois um bom desenvolvimento não se faz apenas com papel e caneta .

  17. Jaqueline Sacilotti disse:

    O jogo é um método que contribui para melhor compreensão dos alunos, assim estimulando a aprendizagem e a autenticidade.

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