Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Lá vem o verão: Cuidados e dicas para aproveitar com as crianças

A Barata Diz Q Tem

Um fato da vida na infância: ansiedade para que as férias cheguem logo! Poder passar dias e mais dias sem ter obrigações com a escola e poder dividir o tempo entre brincar, comer e descansar. Se as férias forem as de fim de ano, melhor ainda! Dois meses em casa, com dias quentes e ensolarados que convidam para brincar mais e mais.

Notamos nas crianças que estão ao nosso redor, que essa ansiedade pelas férias é uma vontade de sair da rotina, mesmo que na brincadeira. Para que esse período seja mais proveitoso, conversamos com o pediatra Magno Veras e pegamos dicas super valiosas. Ele, que também já sentiu esse friozinho na barriga à espera das férias de verão, vai nos contar como proteger e colaborar para que nossos pequenos tenham férias inesquecíveis!

A Barata Diz Q Tem – Junto com os dias quentes vem muitos insetos. Como prevenir as doenças típicas trazidas por esses bichinhos sem colocar as crianças em uma bolha?

Dr. Magno Veras – Usar os repelentes adequados para cada idade, lembrando que nos menores de 6 meses o ideal é o uso dos mosquiteiros.

Usar repelentes apenas se houver necessidade. Lembrando que os repelentes diminuem o número de picadas e assim, diminuem a probabilidade de doença transmitida pelos insetos.

Se não houverem insetos não seria conveniente usar os repelentes apenas para prevenção.

Dicas na aplicação

  • Aplicar uma camada homogênea em toda a superfície a ser protegida.
  • Não usar o produto nos olhos, boca e narinas pois todos são irritantes da mucosa.
  • Não deixar que crianças apliquem o produto sozinhas.
  • Não aplicar repelentes nas mãos de crianças, para que elas não o leve para mucosas.
  • Não aplicar repelente na pele irritada, com feridas ou corte.
  • Reaplicar de acordo com informação do produto. Os produtos que têm maior concentração podem ser reaplicados a cada 5 horas ou a cada 2 horas, se a temperatura estiver maior que 30ºC.
  • Se você desenvolver irritação da pele ou outro sintoma que acredita ter sido provocado pelo uso de um repelente, pare de usar o produto, lave a parte afetada com água e sabonete e entre em contato com seu médico.

Existe uma maior probabilidade da criança ser picada por um inseto no final do dia e a noite.

A Barata – Como aproveitar os dias de calor com as crianças sem expor muito ao sol?

Dr. Magno – Além de protetor solar, camisetas e chapéus próprios, procurar realizar as brincadeiras ao ar livre em horários fora do período de pico dos raios UV. Nos períodos de maior exposição solar, preferir brincadeiras mais amenas na sombra.

brincar rima com ar

A Barata – Quais são as doenças mais recorrentes dessa época do ano e como podem ser evitadas?

Dr. Magno – As doenças transmitidas por mosquitos que falamos anteriormente.

Insolação – Tomar muito líquido (suco, água de coco e água) e oferecer refeições leves. Procurar criar uma rotina para a criança em relação ao sono e à alimentação,  fugindo dos horários de pico (10-15h) ao sol, caso contrário ela ficará muito “enjoadinha” e a família não aproveitará as férias

Queimadura solar – Protetor solar de 1/1 hora. O FPS deve ser no mínimo 30.  Recomendamos, no entanto, 50 (pois após 1 hora da aplicação o FPS pode diminuir). Mesmo os produtos que se declaram resistentes à água perdem 50% do FPS após 40 minutos de imersão em água. Outra alternativa é uso de camiseta própria (seca rápido, impede a ação da irradiação UV) e comprada em cor chamativa ajuda na identificação da criança mesmo ao longe.

Diarreia e vômitos – Higiene das mãos, evitar alimentos frios, crus, semi-cozidos e maioneses. Ao testar um alimento novo (peixe, crustáceos), dê apenas uma pequena quantidade para observar a reação e cuidado com os espinhos.

A Barata – No calor, muitas crianças deixam de se alimentar bem. Quais os artifícios podem ser utilizados para que elas continuem ingerindo todos os nutrientes que são necessários para seu desenvolvimento?

Dr. Magno – Preferir alimentos com maior conteúdo líquido (frutas, purês, caldos), mais leve, de fácil digestão, sucos e muita água!

A Barata – Quais os principais cuidados durante passeios a lugares com água (piscina, lagoa, mar)?

Dr. Magno – Não esquecer do inimigo que está acima (o sol), pois muitas vezes perdemos a noção do tempo e do calor em ambientes aquáticos. As crianças devem ser sempre acompanhadas de um adulto atento. Quando estamos em grandes grupos, com mais de uma pessoa tomando conta da criança o risco é maior, pois um acha que o outro está cuidando e vice-versa. Devemos dividir as responsabilidades e indicar claramente quem fica sob a “guarda” da criança em cada determinado período. Pulseiras coloridas em que se coloca o nome e o telefone da criança  são interessantes.

A Barata – Como estimular e elaborar brincadeiras sem expor muito a criança aos riscos e ao sol?

Dr. Magno – Criatividade as crianças possuem de sobra. Muito mais que nós adultos. Basta criar as regras e deixa-las escolher. Quando possível os pais entrarem nas brincadeiras, isso é o melhor divertimento do mundo para elas.

A Barata – Quais as brincadeiras para os dias de chuva que vão estimular o desenvolvimento das crianças?

Dr. Magno – Mimica, estátua, quente-frio, detetive, casinha, pescaria de clipes, jogos de tabuleiro, quebra-cabeças, jogos de montagem.

A Barata – Férias das crianças, pais no trabalho. Quais as dicas para deixar o ambiente da casa menos entediante e seguro?

Dr. Magno – As crianças não precisam de muito para se divertirem, ao contrário do que muitos adultos acreditam! Basta colocar as regras da casa bem claras, não deixarem brincar na cozinha e acredite, elas vão encontrar o seu jeito de se divertir.

E aí? Prontos para se divertirem muito com as crianças nas próximas férias? Bora aproveitar qualquer tempinho livre e entrar de cabeça no mundo mágico da imaginação! Quer ter mais opções de jogos e brinquedos para acompanhar a família nesse período. Acesse nosso site e descubra como os brinquedos educativos podem auxiliar e estimular.

Assinatura Equipe

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado.