Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Maquiagem infantil: uma diversão ou dano à saúde?

A Barata Diz Q Tem

Qual criança nunca brincou com a maquiagem de sua mãe? Provavelmente você já passou o batom preferido da sua mãe, ou pintou os dedos das unhas com cores diferentes na infância, certo? Eram atividades que aconteciam ocasionalmente.

Com o passar dos anos, cada vez mais crianças têm contato com a maquiagem utilizada por adultos, em idades ainda mais jovens e com uma frequência muito maior do que a considerada segura.

O Brasil é um dos principais mercados de cosméticos produzidos para o público infantil, mas será que o uso da maquiagem e de outros itens de beleza são adequados e seguros para a saúde da criança?

A maquiagem infantil deve ser uma brincadeira ocasional e isso deve ficar bem claro para a criança. Maquiar e pintar as unhas não deve fazer parte da rotina dos seus filhos.

O perigo da maquiagem infantil

Pode parecer uma bobagem se preocupar com o fato de que as crianças estão se aventurando cada vez mais no universo dos cosméticos, porém o uso precoce e excessivo de maquiagens e até mesmo shampoos ou sabonetes não desenvolvidos especialmente para essa faixa etária pode causar vários sintomas alérgicos nos pequenos. A saúde da pele, do cabelo e das unhas pode ser gravemente afetada com o uso regular desses produtos.

Crianças apresentam pele sensível

As crianças que têm idade variando de zero a sete anos devem tomar bastante cuidado com o uso de produtos cosméticos, já que a pele nessa faixa etária é considerada muito sensível.

O uso de itens elaborados para adultos pode causar irritações e infecções graves na pele, nas unhas ou no couro cabeludo da criança, podendo prejudicar não só a sua saúde, mas também a sua qualidade visual.

Cuidado com os olhos

As irritações na pele de crianças são mais comuns de serem encontradas nas pálpebras e nos olhos graças ao uso de produtos como sombras, rimeis e delineadores. Como o olho é uma região muito úmida, ela está mais propensa a permitir a contaminação e o crescimento de colônias bacterianas, desenvolvendo infecções e doenças como a conjuntivite.

Esmaltes também devem ser evitados

Esmaltes também podem representar um grande risco para a saúde da criança, já que apresentam uma grande concentração de conservantes químicos e colorantes em sua composição. As dermatites são frequentes em indivíduos com pele muito sensível e que usam o esmalte regularmente.

Além da irritação local após o uso do esmalte, é possível observar a manifestação alérgica em algumas regiões dos olhos e do rosto. O uso regular do esmalte em crianças, além de causar esses desconfortos, pode diminuir a qualidade das unhas dos pequenos, já que elas ficam mais opacas e quebradiças.

Existem esmaltes que são desenvolvidos especificamente para crianças, porém o seu uso também deve ser feito somente em situações de brincadeira, sem fazer parte de sua rotina.

Maquiagem não é coisa de criança

É natural que seus filhos queiram brincar e provar maquiagens e esmaltes por causa de suas cores e capacidades de pintar a pele, porém é preciso que a criança entenda que este tipo de atividade deve ser tratada como uma brincadeira. Maquiagem e esmaltes são itens de adultos e que devem ser evitados.

Os pais precisam estar atentos sobre os padrões e cuidados excessivos de beleza estabelecidos pela mídia, evitando que eles sofram as consequências desses exageros no futuro.

E você o que acha do uso de cosméticos pelas crianças? Deixe sua opinião sobre esse assunto!

Assinatura Equipe

E-book brincar aprendendo

CLIQUE NA IMAGEM PARA FAZER O DOWNLOAD

Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado.