Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

MPB para crianças: canções para ouvir junto

A Barata Diz Q Tem

A música é uma forma de arte presente em vários momentos, épocas e fases da vida. Não há quem não se lembre de alguma canção que marcou a infância. E ela não precisa obrigatoriamente ser uma música infantil. Pode ser algo que os pais ou irmãos mais velhos costumavam ouvir ou até mesmo que era sucesso nas rádios. O que vale é a memória despertada!

Nós já falamos sobre a importância da musicalização no desenvolvimento infantil e como oferecer instrumentos musicais de brinquedo pode ser uma ótima opção para estimular habilidades cognitivas e motoras. Neste post, vamos dar dicas de como apresentar a MPB para crianças e disponibilizar um repertório musical rico para elas.

MPB para crianças: os benefícios da escuta

  • Estimula a expressão corporal e a sensibilidade;
  • Auxilia no desenvolvimento da linguagem, de vocabulário e na alfabetização;
  • Possibilita maior contato com fatos históricos, políticos e sociais do Brasil;
  • Mostra a riqueza e a diversidade de ritmos, instrumentos e sotaques brasileiros.

Palavra Cantada

O Palavra Cantada existe desde 1994 e é uma referência quando o assunto é música popular brasileira para crianças. A dupla Sandra Peres e Paulo Tatit são os responsáveis por espalhar músicas que valorizam a nossa cultura, com toda a riqueza de ritmos e variedade de instrumentos brasileiros.

O trabalho “Canções do Brasil”, por exemplo, é fruto de uma pesquisa realizada em todos os estados brasileiros sobre as canções infantis. São 27 músicas, uma para cada estado. Já conhece a do seu?

Música de Brinquedo

Com a proposta de gravar grandes hits com instrumentos de brinquedo, o Pato Fu reuniu vários sucessos internacionais e nacionais nos discos 1 e 2 do Música de Brinquedo.

Crianças e adultos podem apreciar e se divertir com as versões de Sonífera Ilha, Frevo Mulher, Ovelha Negra, Mamãe Natureza e Severina Xique-Xique.

MPB para crianças

As canções de Vinicius de Moraes são uma boa forma de apresentar a MPB para as crianças. Você pode começar pelo álbum “Arca de Noé” (1980), que conta com participações ilustres de artistas brasileiros, como Milton Nascimento, Elis Regina, Alceu Valença, Toquinho, entre outros.

E por falar em clássicos, você pode fazer uma playlist com outras músicas brasileiras que vão encantar os pequenos. “A Banda”, de Chico Buarque, “Eu sou o caso deles”, dos Novos Baianos, “Leãozinho”, de Caetano Veloso, são alguns exemplos.

A Adriana Calcanhoto é uma das cantoras brasileiras que também fez projetos musicais voltados para as crianças. Os discos Partimpim 1, 2 e 3 são para todas as idades e, se você ainda não conhece, procure saber no site oficial da artista.

Lembre-se que as músicas não precisam obrigatoriamente ter temáticas relacionadas à infância. Outras composições de artistas já citados no texto também podem enriquecer o repertório e ampliar a sensibilidade dos pequenos.

E também há ótimas produções na música popular brasileira mais contemporânea, que podem ser apresentadas o quanto antes. É importante lembrar que, ainda que não tenham sido escritas para crianças, algumas canções podem se comunicar com elas pelos mais diversos motivos.

Recomendamos “Sol de giz de cera” e “Aos olhos de uma criança”, trilha sonora do filme de animação “O Menino e o Mundo” (2013); “Efêmera”, de Tulipa Ruiz e “O Melhor da Vida”, de Marcelo Jeneci”. Procure pelos discos da Tiê, Pitanga em Pé de Amora, Banda do Mar e escolha algo para ouvir junto.

E você, tem alguma sugestão para já convidou as crianças para ouvir música hoje?


0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

  1. Regianna disse:

    Que bom amo as musicas do Palavras cantadas trabalho com atividades com os pequenos. Fico feliz em saber que das músicas citadas conheço a maioria, mas ainda não tenho todos os cds, mas irei compra- los. Adorei as dicas.

  2. Olá, Regianna.
    Que bom que gostou das dicas de músicas para crianças!
    Ficamos felizes com o seu comentário e agradecemos pelo contato.

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado.