Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Música para crianças: o que seus filhos devem ouvir?

A Barata Diz Q Tem

A primeira vez que notei como as músicas envolviam as crianças, de forma geral, foi em uma conversa com uma amiga. Ela me contava que dois dias após ter comprado um filme infantil que tinha acabado de estrear, seus filhos já haviam decorado as músicas cantadas pela protagonista e, em suas palavras, a estavam deixando doida. Depois de muitas gargalhadas, percebemos que isso deveria acontecer em todas as casas.

Nossa conversa continuou e contei para ela que, quando percebi o envolvimento que meus filhos têm com a música, resolvi matriculá-los em um curso de musicalização infantil. A princípio ela se espantou, pois meus filhos são muito novos. Então comecei a explicar o que tenho aprendido sobre a importância da música para crianças e que o curso servia mais como um apoio para as atividades que venho tentando desenvolver em casa.

Quer saber como faço isso? Continue a leitura e descubra!

A importância da música para crianças

A primeira coisa que entendi é que a criança não precisa aprender um instrumento musical para ter envolvimento com a música. Sabe aquela fala das nossas avós de que para acalmar uma criança é preciso abraçá-la, colocado sua cabeça do lado esquerdo do corpo? Elas têm toda razão, pois é quando recostam a cabecinha no lado esquerdo do nosso corpo que elas têm contato com o primeiro som ritmado que conheceram: as batidas do coração. E isso as acalma.

Sabe o que isso significa? Significa que os sons influenciam as crianças! Algumas pesquisas apontam que crianças envolvidas em atividades de musicalização:

  • Têm maior capacidade de concentração;
  • Desenvolvem a habilidade de pensar em rede (ler partituras, entendê-las, enviar comandos para que as mãos executem as notas escritas, escutar a execução e conferir se houve algum erro — tudo isso em questão de segundos);
  • Se desenvolvem melhor afetivamente, socialmente e cognitivamente;
  • Melhoram a dicção, pois treinam a articulação das palavras quando cantam;
  • Aumentam a habilidade de expressar os sentimentos;
  • Lidam melhor com conceitos matemáticos e de lógicas.

Minha amiga se empolgou e queria matricular os filhos dela também. Quando falei sobre os horários, ela desanimou, pois não tinha a disponibilidade necessária. Então, contei para ela que não havia necessidade de que seus filhos fossem a uma escola de música para se envolverem em atividades musicais — as escolas de música são complementares. Em casa mesmo podemos desenvolver uma cultura que favoreça uma musicalização infantil de qualidade.

Montando o repertório

Corri no quarto e busquei uma lista de músicas que havia separado há tempos para meus filhos. Na época, selecionei três grupos musicais que se especializaram em contribuir de alguma forma para o desenvolvimento infantil. Foram eles:

  1. Palavra cantada (meu preferido!);
  2. Bita e os animais;
  3. Hélio Ziskind e a Turma do Cocoricó.

Atividades musicais para fazer junto com as crianças

Por sinal, ela adorou minha empolgação ao falar sobre o “palavra cantada”! Ela quis saber se foi fácil envolver as crianças em atividades musicais em casa. Respondi que, como havia dito no início, esse envolvimento acontece naturalmente. Crianças são atraídas por músicas, sons, ritmos e melodias. O importante é garantir que nossas atividades com elas não quebrem o encanto lúdico natural. Então, dei algumas ideias de como ela poderia desenvolver atividades musicais em casa. Foram elas:

  • Cantigas de roda;
  • Criar suas próprias letras para as músicas;
  • Contar histórias cantadas;
  • Dançar.

Passamos a tarde conversando sobre a necessidade de separar músicas de qualidade para que nossos filhos ouçam. E mais, sobre a importância de dividirmos esses momentos com as crianças. Antes de nos despedirmos, marcamos, inclusive, uma tarde musical com todos os nossos pequenos.

E você, gostou das dicas sobre música para crianças? Compartilhe-as em suas redes sociais e ajude a espalhar a importância da música para as crianças!

Assinatura Equipe

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado.