Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Pequeno cientista: brinquedos inteligentes para seus filhos

A Barata Diz Q Tem

Brincar é um importante processo do aprendizado infantil, que estimula não somente o desenvolvimento do sistema motor da criança, mas também o seu lado sensitivo e cognitivo. Dessa forma, brincar não é apenas uma forma de diversão, mas também um processo educativo que deve ser incentivado pelos pais e professores.

E sendo um processo educativo, os pais não precisam estabelecer uma divisão rigorosa do tempo da criança: ela pode brincar e aprender ao mesmo tempo. Bastam os brinquedos inteligentes.

No post de hoje, vamos dar dicas de brinquedos educativos e pedagógicos que aguçarão a vontade da criança de explorar o mundo, de criar e de aprender. Confira!

Para além do computador

A tecnologia faz cada vez mais parte da rotina das crianças, tornando-se um aspecto corriqueiro em suas vidas. Nada mais natural do que elas se sentirem atraídas por essas ferramentas, às vezes mais do que por outro tipo de brinquedo. Ao contrário do que muitos pais acreditam, é possível apresentar diversidade a esse mundo tecnológico sem precisar banir esse tipo de atividade.

O computador pessoal e outros dispositivos podem ser ferramentas interessantes para o desenvolvimento educacional e cognitivo da criança, mas não são as únicas opções disponíveis no mercado. Há uma variedade de atividades que, atreladas à ciência e à tecnologia, estimulam a curiosidade e o raciocínio lógico e aprimoram o senso de atenção e de concentração.

Entre elas, os pais podem proporcionar brinquedos inteligentes que permitem o desenvolvimento de noções básicas de física e de programação, por exemplo, como na construção de seu próprio robô ou de um sistema elétrico.

robot

A curiosidade e o raciocínio também podem ser estimulados por meio de atividades de investigação e de pesquisa, não envolvendo necessariamente o uso de tecnologias digitais. Uma ótima atividade, que pode incluir toda a família, é a brincadeira de detetive. Ela envolve a coleta e análise de dados, abrangendo desde os jogos de tabuleiro aos kits de impressões digitais.

imressões digitais

A criança e o meio ambiente

Brincadeiras de ciência e tecnologia não precisam ser realizadas somente dentro de casa. Os pais podem estimular atividades ao ar livre por meio de brinquedos educativos que interagem com meio ambiente, como a construção de robôs movidos a painéis solares ou construídos com materiais recicláveis.

solar-rover

Esse tipo de brinquedo pode não somente estimular o raciocínio lógico das crianças, mas pode servir de ferramenta para conscientizá-las sobre a necessidade de energias renováveis e sobre a importância de tecnologias sustentáveis.

Outras opções ao ar livre são brinquedos educativos de montar que exigem um espaço físico aberto, como a construção de seu próprio foguete.

lança foguetes

A ciência em casa

Brincar em casa também pode atuar como uma forma de reforçar e expandir o conhecimento adquirido em sala de aula. Para tanto, os pais podem investir em brinquedos pedagógicos que abordem temáticas relacionadas aos ensinados na escola, como quebra-cabeças sobre o corpo humano, sistema solar ou geografia brasileira, por exemplo.

jogos educativos

Gostou dessas dicas de brinquedos inteligentes para os seus filhos? Então lembre-se de assinar nossa newsletter para receber mais informações e dicas como essas!

Assinatura Equipe

4.00 avg. rating (78% score) - 1 vote
Esse conteúdo foi útil?
4.00 avg. rating (78% score) - 1 vote

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado.