Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Por que seus filhos devem aprender a doar

A Barata Diz Q Tem

Como pais e educadores, temos o dever de mostrar às crianças a importância de doar. Ensinar empatia e solidariedade, desde cedo, é criar filhos mais generosos, que estarão contribuindo para a construção de uma sociedade mais humanizada e menos consumista.
Entretanto, ensinar a doar nem sempre é fácil. Dependendo da idade, as crianças são mais apegadas aos objetos (às roupas e aos brinquedos), então, é preciso ir devagar.

Você pode começar mostrando que a doação não é só material, incentivando atitudes como dar atenção aos mais velhos, demonstrar interesse e carinho pela família da babá ou escrever um cartão de aniversário para um amiguinho que se mudou de cidade.

O ato de doar estimula a autoestima do pequeno, pois ele se sente importante ao constatar o efeito de seu ato generoso. Então, acompanhe a seguir algumas dicas para os papais e mamães ensinarem os seus filhos a doar:

Ensine pelo exemplo

O velho clichê que diz que um exemplo vale mais que mil palavras é totalmente válido quando se trata de educação de filhos. Quer que eles aprendam? Mostre atitudes concretas.

Convide os baixinhos a participarem da arrumação dos armários, a separarem roupas e calçados para doação e conte para quem serão doados. Pratique o desapego e seus filhos aprenderão através dos exemplos.

Incentive a doação, mas respeite o momento da criança

Se a criança demonstra um apego muito forte por determinado objeto, não force a doação neste momento. É melhor aguardar algum tempo até que o seu coraçãozinho se desapegue daquele brinquedo.

Ao ser forçada, a criança pode associar a doação à sensação de perda, provocando efeito contrário do objetivo da atitude.

Nunca pegue os brinquedos sem que a criança saiba

Não tome a iniciativa de doar se a criança não estiver presente. Ao dar pela falta do brinquedo e descobrir que ele foi doado sem o seu consentimento, a criança vai se sentir traída e frustrada.

Não se esqueça de que aquele brinquedo velho e quebrado pode ter um valor especial para ela.

Aprender a doar é abrir espaço para coisas novas

Ao ajudar as crianças a separarem coisas para doação, ensinem a elas que estarão abrindo espaço para ganhar coisas novas. A melhor época para doar brinquedos e roupas costuma ser antes do aniversário, do Dia das Crianças e do Natal, quando elas sabem que vão ganhar muitos presentes!

Que tal um tema para a próxima festa de aniversário?

No próximo aniversário da criança, você pode acrescentar um detalhe diferente na festa: uma caixa para recolher doações! No convite para a festa, coloque o pedido para que os amiguinhos convidados também tragam brinquedos para doar.

Você pode decorar a caixa com papel colorido e acrescentar os dizeres “Cantinho da Solidariedade” ou algo assim. No dia seguinte, todo o material recolhido poderá ser encaminhado para creches ou instituições de caridade.

Uma atitude simples, mas que fará os pequenos entenderem que é preciso doar e que a gratidão é um sentimento muito bom de ser sentido!

E aí, gostou do post? Qual outra atitude você acha essencial para fazer com que os filhos aprendam a desapegar e ajudar o próximo? Compartilhe a sua opinião com a gente. Queremos te ouvir!

Assinatura Equipe

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado.