Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

PORQUE DEVEMOS LER PARA NOSSOS FILHOS

A Barata Diz Q Tem

Era uma vez para sempre… Uma história pra contar. Um mundo para mergulhar. Cada página uma descoberta. Cada descoberta uma emoção diferente. A magia de contar e encantar. Quanta sensibilidade cabe em uma história. Como é mágico conhecer e poder explorar. O livro vai além de páginas impressas. Ele é um convite a ser mais, fazer mais e criar mais.

Quando apresentamos um livro aos nossos filhos conseguimos mostrar que existe uma fonte de criação, imaginação e interação diferente do que está presente em nossa rotina. Conseguimos tira-los da frente das telinhas e mostrar que informação pode ser palpável. Conseguimos mostrar que o faz de conta é tão precioso para seu aprendizado quanto as lições da escola. A leitura se torna um portal para a criança conhecer o mundo de forma leve e sutil.

Ler para os pequenos deve ser um hábito diário, que começa ainda no ventre. A leitura estimula a verbalização, a aquisição de um vocabulário mais rico e amplia as habilidades de comunicação. Iniciar esse hábito antes da pré-escola ajuda a garantir o bom desempenho escolar e o interesse das crianças pelo conhecimento.

Hoje, vemos nossos adolescentes passando por uma dificuldade tremenda para interpretar e elaborar textos que sejam mais complexos. A era digital transformou tudo em uma pequena forma de interpretação e resumos que não passam de 140 caracteres. Restringiu pensamentos a hashtags. É notório que a falta de incentivo à leitura tem grande participação nesse processo.

Para além da questão da interpretação de texto, está a escrita. Quantos jovens não sabem se expressar de forma coerente e coesa através da escrita? Essa ligação com a leitura é fundamental para que o desenvolvimento de textos seja claro e dinâmico. Para encararmos esse processo com naturalidade, é necessário que ler seja um hábito que começou na beirada do berço.

A criança deve ser apresentada a toda forma de linguagem até os cinco anos de idade. Assim, ela terá mais facilidade para processar diversos tipos de informações que receber ao longo de sua vida. Conseguirá ampliar e problematizar. Não será apenas uma consumidora passiva daquilo que lhe entregarão pronto.

Saindo da parte prática e seguindo para o lado emocional, a leitura estreita laços, aproxima através de ideias e ajuda na socialização. Não devemos deixar a leitura em um reino distante, onde o “era uma vez…” se transformou em contos da carochinha. Que o Dia do Livro Infantil seja uma data para começarmos a mudar hábitos. Reservar um tempinho para ler para as crianças traz benefícios a curto e longo prazo.

Escolha bons livros, diversifique e aproveite que as prateleiras das bibliotecas e livrarias estão cheias dos mais diversos formatos de leitura. Crie circunstâncias para estimular e mostrar à criança quão importante é o hábito da leitura!

Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado.