Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Prepare um ambiente espetacular para as crianças

A Barata Diz Q Tem

Aqui no blog da Barata Diz Q Tem a gente sempre dá muitas dicas sobre como estimular as crianças através dos brinquedos e brincadeiras. Nós levantamos a bandeira de que uma infância cercada de amor, carinho, respeito e muita diversão faz toda diferença na formação e desenvolvimento. Nossa loja quer ir além da venda de brinquedos e produtos para crianças, quer ajudar no processo de formação e informação de pais e educadores sedentos por novos conceitos e práticas.

Neste texto vamos te dar sugestões de como transformar qualquer ambiente de sua casa em um lugar aconchegante e convidativo para as crianças brincarem. Criar um espaço e oferecer uma estrutura que ajude a desenvolver a inteligência emocional, coordenação e a convivência é muito simples. Veja essas dicas e saiba como fazer!

  1. O local

Escolha um ambiente em sua casa que seja seguro, longe de tomadas, degraus ou qualquer outra coisa que possa deixar a criança em risco. O espaço não precisa ser muito grande, mas você precisa organiza-lo para que seja exclusivamente para este fim. Deixar o ambiente personalizado é importante para a construção da identidade da criança. Pense que esse espaço deve proporcionar autonomia, desenvolvimento de competências, oportunidade de crescimento e desafios.

2. A decoração

Transforme esse lugar no lugar mais aconchegante possível. Abuse de tapetes, almofadas e qualquer outro item que vá deixar a criança acolhida pelo ambiente. As cores também são importantes. Cores quentes, como vermelho, laranja e amarelo estimulam o aprendizado, a alegria e a socialização. Já as cores mais frias, como o azul e o verde, trazem tranquilidade para o ambiente. Observe qual estímulo a criança mais precisa para saber qual cor deve estar mais em evidência.

3. Os detalhes

Quer transformar esse ambiente em um lugar mais versátil, que vá atender a criança desde bebê até a primeira infância? Então trabalhe com os detalhes para cada faixa etária. Bebês precisam de estímulos sonoros e visuais para seu desenvolvimento. A partir de um ano os estímulos já podem vir carregados de cores, formas e texturas. Dos dois aos três anos, a criança já pode ser apresentada a papeis, tintas e giz. A partir dos três, muitos jogos e desafios para trabalhar o raciocínio lógico dos pequenos. Aposte em quadros para desenhar e escrever na parede ou em painéis de pintar.

4. O mundo dos livros

4. Um ambiente lúdico pede uma prateleira recheada de bons livros infantis. Livros com texturas, livros interativos e boas histórias. Trazer o universo da literatura para esse cantinho da criança vai ajuda-la a tomar gosto pelas letrinhas e pelo conhecimento. Escolha livros indicados para a faixa etária dela e deixe em uma prateleira que ela tenha fácil acesso.

  1. As brincadeiras muito mais que transformar um ambiente. Muito mais que proporcionar à criança o acesso a diferentes estímulos. Esse novo cantinho da sua casa vai trazer aproximação e empatia para o dia a dia da família. Ali será o lugar da brincadeira, de esquecer os problemas e de colocar em prática tudo que você absorve em busca de uma educação de qualidade para o pequeno. Lembre-se que esse ambiente deve proporcionar tanto a socialização quanto a privacidade. Nesse espaço, a criança deve se sentir à vontade para compartilhar experiências, brinquedos e brincadeiras, além de curtir momentos a sós.

Prontos para transformar um cantinho da sua casa? Se você já em um espaço assim, deixe aqui nos comentários suas dicas para que a gente possa enriquecer essa lista.

Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado.