Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Programação para o Dia das Crianças: aproveite os passeios no Inhotim!

A Barata Diz Q Tem

Conhecido pelos quatro continentes do planeta, o Centro de Arte Contemporânea Inhotim é composto de um extenso acervo de arte contemporânea e de um jardim botânico com centenas de espécies de plantas. Outro fato que chama atenção do museu é seu tamanho: são cerca de 140 hectares — o equivalente a cerca de 140 campos de futebol.

Em um primeiro momento e sem conhecer o local, pais poderiam pensar que o lugar não seja propício para levar os pequenos no dia 12 de outubro. Mas acredite: Inhotim é uma excelente programação para o Dia das Crianças e uma ótima forma para os pequenos aprenderem mais sobre arte. Antes, porém, é preciso planejar bem a visita. Para te ajudar nesse processo, elaboramos este artigo com várias dicas. Confira:

Os preparativos para a visita

Como o Inhotim é bem grande, vale escolher antes quais são as obras que serão visitadas, levando em consideração, é claro, aquelas que mais dialogam com as crianças. O segundo passo é pensar no seu roteiro. E, para isso, nada melhor do que explorar o mapa do museu antes. Se você não conseguir estabelecer uma rota, não se preocupe: o Inhotim conta com atendentes distribuídos em todos os lugares.

A escolha das atrações

Muitos acreditam que a melhor forma de visitar Inhotim é se deixar levar pelo inusitado, ou seja, conhecendo as obras de acordo com que aparecerem em seu trajeto. Como você estará com crianças, é melhor saber quais atrações você deve conhecer para garantir a diversão do passeio.

Abaixo, listamos algumas obras que tornarão a programação do Dia das Crianças mais proveitosa:

Piscina, de Jorge Macchi

A obra é realmente uma piscina, mas o que a torna diferente é a existência de uma escada lateral em que cada degrau corresponde a uma letra do alfabeto. Assim, além de ser ótimo local para brincadeiras para crianças que estão em processo de alfabetização, é também divertido porque é permitido entrar na piscina. Vale lembrar que ao lado da obra há toalhas e um vestiário.

Galeria Cosmococa, de Hélio Oiticica e Neville D’Almedia

Por fora, tem um aspecto meio sombrio devido ao seu formato quadrado e cor escura. Porém, essa galeria é extremamente divertida por dentro: há aparelhos lúdicos que podem ser usados pelo público, como colchões, esponjas geométricas, redes coloridas e uma piscina.

Através, de Cildo Meireles

Situada dentro de uma galeria, a obra é composta por milhares de pedaços de vidros quebrados no chão e cortinas feitas de diferentes materiais. O conjunto é encantador e desperta a curiosidade das crianças.

A Origem da Obra de Arte, de Marilá Dardot

Vasos em forma de letras chamam muito atenção nessa obra situada ao ar livre. Embora o objetivo seja que o visitante plante sementes e espalhem o recipiente pelo campo, é comum que as letras sejam usadas para montar nomes dos integrantes do passeio. Diversão garantida para os pequenos!

As dicas para aproveitar o passeio

A verdade é que um único dia de passeio é pouco tempo para conhecer todo o Inhotim. Muitas famílias dizem que até 2 dias podem não ser o suficiente. Seja qual o tempo que você poderá gastar com seu filho, veja algumas dicas para desfrutar melhor do tempo:

  • O museu oferece um serviço de transporte de carros elétricos. Vale a pena contratá-lo para economizar tempo e não se cansar ao subir morros íngremes;
  • Logo na entrada, há uma loja de souvernirs, e as canetas e lápis de cor podem ser uma tentação para criança. Para não atrapalhar seu cronograma, opte por visitar o local no fim do passeio;
  • É provável que seu filho queira rolar na grama e interagir com as obras — e isso pode sujar roupa deles. Não se esqueça de levar uma muda de roupa reserva. Atenção: além do fraldário na recepção, existe apenas outro próximo ao restaurante principal.

Gostou das dicas para uma inesquecível programação para o Dia das Crianças? Deixe sua opinião em nossos comentários!

Assinatura Equipe

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

  1. […] e cansadas por ficarem horas e horas dentro do museu. Visite espaços pequenos ou escolha um local que possa ser visitado de forma […]

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado.