Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Quer saber como brincar com livros? Confira nossas dicas

A Barata Diz Q Tem

Estimular o hábito da leitura no dia a dia da criança é uma ótima maneira de facilitar o processo de alfabetização e de aprendizado da língua portuguesa dos seus filhos.

Tornar os livros parte da rotina de entretenimento da criança, entretanto, não precisa ser feito somente através da prática de sentar na cadeira e ler um livro, ou de valorizar os horários de leitura na escola. É possível também criar brincadeiras que incluem os livros favoritos dos seus filhos nessas atividades.

Ficou curioso para saber como é possível brincar com alguns livros? Confira as dicas que separamos para você tornar a hora da diversão da criança em uma importante oportunidade de aprendizado!

Brincando de mímica

Para brincar de mímica com livros infantis você vai precisar somente de papel, caneta e de alguns conhecimentos prévios sobre livros clássicos infantojuvenis. Nos papéis, escreva títulos de histórias famosas como Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, Os Três Porquinhos e outras que as crianças que estão participando da atividade conheçam.

Coloque todos os bilhetes em um saco pequeno para poder facilitar o sorteio. A primeira criança que pegar um título deve tentar explicar para os colegas, através de mímicas, qual foi a história que ela sorteou. Quem acertar primeiro vai ser próximo a sortear e fazer a mímica.

Essa brincadeira ajuda a estimular a criatividade e o conhecimento das crianças sobre histórias clássicas.

Frases famosas

Outra divertida brincadeira com livros é a que estimula o conhecimento de bordões e frases famosas das histórias favoritas das crianças. Para fazer essa atividade você vai precisar de alguns livros, papéis, caneta e um saquinho para sorteio.

Ao começar a atividade, peça que as crianças folheiem os livros separados por você a procura de, pelo menos, três frases de personagens diferentes que chamaram a sua atenção. Depois, peça para que elas anotem as frases em uma tira de papel e coloquem no saquinho para sorteio.

A primeira criança a participar vai sortear uma frase, ler em voz alta e tentar adivinhar qual é o personagem que disse aquele bordão. Se ele errar, ganha a chance de procurar a frase nos livros disponíveis na brincadeira e, se mesmo assim não a encontrar, terá que pagar uma prenda, fazendo a imitação do personagem correto.

Essa brincadeira permite que as crianças conheçam várias histórias diferentes e exercitem a sua memória.

Meu querido diário

Essa é uma ótima brincadeira para fazer após voltar de férias.

Leve consigo, na viagem, alguns dos livros favoritos das crianças na mochila e estimule a leitura desses materiais em vários momentos das férias. Quando vocês voltarem, peça que elas escrevam para você, ou desenhem, um pouco do que aconteceu na viagem sob o ponto de vista de um dos personagens dos livros que leram. Depois, peça para apresentarem o desenho, ou o texto, para a família e os amiguinhos.

Essa brincadeira além de estimular a criatividade, aumenta o contato da criança com os livros infantojuvenis e seus principais personagens.

De qual livro é esse filme?

Essa é uma das nossas brincadeiras favoritas — e da maioria das crianças também. Como muitos filmes infantis são baseados em livros clássicos, escritos para os pequenos, é interessante mostrar para os seus filhos a origem dessas histórias e estimular ainda mais o hábito da leitura.

Para essa atividade você vai precisar de livros que tiveram suas histórias adaptadas para o cinema ou TV e os DVDs dos filmes. Assista a alguns dos filmes selecionados e depois sugira que a criança procure a história original nos livros que você disponibilizou. Quando achar o livro, ofereça a ela a oportunidade de ler a versão original da história.

Não se esqueça de pedir o seu comentário final sobre as versões das histórias, e qual formato ela mais curtiu.

Brincar com livros não é tão difícil quanto parece, não é mesmo? Essa prática ajuda a estimular a criatividade e a intimidade das crianças com o importante hábito de leitura. Conhece outras atividades que não citamos aqui? Deixe seu comentário!

Assinatura Equipe

5.00 avg. rating (87% score) - 1 vote
Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (87% score) - 1 vote

Comentários

  1. […] de forma autônoma. Caso a meninada não demonstre espontaneamente interesse pelos livros, leia este post e descubra como brincar com eles e transformá-los em uma opção divertida e […]

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado.