Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Saia do comum! 3 ideias para fantasias infantis criativas

A Barata Diz Q Tem

A imaginação faz parte do mundo infantil. Ao brincar, a criança imagina outros lugares, outros personagens e outras histórias. E fantasiar-se também faz parte dessa brincadeira. Ao vestir uma fantasia, ela usa a sua imaginação para se transformar e criar outro mundo. É, portanto, importante que os pais forneçam tudo o que é necessário para incentivar e desenvolver a mente infantil.

Há diversas formas a partir das quais os pais podem reforçar esse papel da brincadeira e da fantasia, e elas não precisam estar necessariamente atreladas ao consumo em massa ou a personagens licenciados de grandes corporações do mercado de entretenimento. Muito pelo contrário: o incentivo à criação dos seus próprios personagens e fantasias é um ótimo exercício para as crianças.

A seguir, vamos dar dicas de fantasias infantis criativas, de modo a incentivar esse brincar natural dos seus filhos. Acompanhe!

Use materiais recicláveis

Uma forma de despertar esse lado criativo dos pequenos e, ao mesmo tempo, conscientizá-los de uma forma educativa sobre o consumo e a sua relação com o meio ambiente, é propor atividades com o uso de materiais recicláveis.

Os pais podem participar desse processo, principalmente com os mais novos, e propor a produção de fantasias com uso de papel machê, por exemplo. Outros materiais que podem ser usados de forma criativa são rolos e caixas de papelão, caixa de ovos e garrafas PET, de modo a criar personagens diversos como caracol, trenzinho e outros tantos que a imaginação permitir.

Incentive o lado artístico

O uso de tinta para o rosto pode ser uma atividade bem divertida para a criançada, ao mesmo tempo em que estimula o lado artístico. Vários personagens podem ser criados com o uso da tinta, como leão, cachorro e coelho.

avental para criança

Tinta guache também pode ser usada para decorar as fantasias criadas com os materiais recicláveis, usando e abusando das cores. Mas atenção: verifique a idade indicativa dos produtos e fique atento aos componentes e as potenciais reações alérgicas.

Fantasias infantis criativas que dão asas à imaginação

Para os pais que preferem adquirir uma fantasia pronta ou para quando não é possível a produção de uma fantasia própria, aposte nas opções que dão oportunidade à imaginação. Isto é, fantasias que não estejam atreladas a uma história já predeterminada, como o caso dos personagens licenciados. Isso permite que os seus filhos façam o uso livre da imaginação, inventando os seus próprios personagens. Fantasias de animais ou de personagens mais genéricos, como princesa ou palhaço, são opções mais indicadas para essa proposta.

fantasia de lobo guará

Contudo, evite predeterminar essas escolhas, tomando cuidado especial para não estabelecer situação em que há diferenciação e desigualdade de gênero. É importante que as crianças tenham total liberdade para imaginar e escolher o que bem quiserem. Portanto, deixe os seus pequenos à vontade na hora em que forem decidir qual será a fantasia ideal para sua brincadeira.

E então, gostou das nossas dicas de fantasias infantis criativas para os seus filhos? Aproveite a visita no blog para assinar a nossa newsletter e ficar sempre por dentro das novidades do universo da meninada!

Assinatura Equipe

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado.