Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Saiba como educar os seus filhos para brincar na rua

A Barata Diz Q Tem

Se brincar na rua era algo comum na sua infância e até na infância dos seus pais, hoje muito se perdeu dessa tradição. Esconde-esconde, amarelinha, bolinha de gude e tantas outras brincadeiras podem ser desconhecidas pela nova geração. E não é só a tecnologia a responsável por essa mudança. Muitas vezes os pais, preocupados com a segurança de seus filhos, os privam de se divertir fora de casa. Quer saber como educar os seus filhos para brincar na rua? Então leia este post:

Ensine cuidados com o trânsito

Uma das maiores preocupações costuma ser o trânsito. Dê algumas dicas para que seu filho saiba como atuar nessas situações: olhar para os dois lados da via, ficar atento aos barulhos e só atravessar na faixa de segurança, por exemplo. Além de aprender a conviver na cidade, ele amadurecerá com essa responsabilidade. Nas primeiras vezes, você pode acompanhá-lo para mostrar como agir na prática.

Explique os benefícios e malefícios do sol

Seu filho só passa protetor solar quando está na praia? Pois mostre a ele a importância do uso diário, principalmente antes de brincar na rua, para não ter queimaduras. Por mais que esteja nublado, lembre-o que o mormaço também é prejudicial à saúde. Deve-se evitar os horários de pico, entre as 12h e 15h, mas não evitar completamente o sol. Muitas crianças sofrem hoje de deficiência da vitamina D por não terem quase nenhuma exposição aos raios solares!

Reforce a importância de dividir

Quando brinca na rua, a criança interage com muitas outras e deve aprender a compartilhar os brinquedos. Afinal, nenhum pai quer que o filho seja o “dono da bola”, não é mesmo? No princípio, você deverá dar algumas dicas, mas depois ele se desenvolverá emocionalmente e aprenderá a lidar com as questões sociais de forma muito mais fácil.

Converse sobre os perigos

Alerte o seu filho sobre a possibilidade de existirem pessoas má intencionadas, para que ele não se aproxime de desconhecidos durante a brincadeira. A inocência da criança é algo muito importante, mas é necessário deixar o seu filho consciente e preparado para lidar com estranhos.

Fique por perto quando ele brincar na rua

Apesar de dar autonomia, lembre seu filho de que você estará sempre por perto. Não precisa ficar vigiando cada passo que ele dará, mas mostre que ele pode facilmente recorrer a você caso aconteça algo: um machucado, uma briga entre as crianças ou até mesmo vontade de ir para casa.

Estimule a criatividade

Se vir que seu filho está em apuros, como em uma discussão sobre a brincadeira ou com a bola presa em uma árvore, espere antes de agir e ajudá-lo. Veja como ele articula as próprias soluções e exercita a criatividade para resolver sozinho as questões que precisa enfrentar.

Educar seus filhos para brincar na rua é essencial para o seu desenvolvimento! Além de amadurecerem emocionalmente, as crianças que têm essa liberdade exercitam o corpo.

E você, tem outras dicas para educar os seus filhos a brincar na rua? Conte-nos! Deixe nos comentários as suas dicas para que outros pais também possam aproveitá-las!

Assinatura Equipe

Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado.