Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Saiba como incentivar o seu filho a ler mais com essas dicas!

A Barata Diz Q Tem

Ler faz com que a criança solte a imaginação, aumente a criatividade, amplie o vocabulário e a cultura. A leitura ainda contribui para uma alfabetização de sucesso e desenvolve o senso crítico — habilidades necessárias para a vida inteira. Tudo isso sem contraindicações! Se você quer incentivar o seu filho a ler, leia este texto. Nele você encontrará dicas preciosas:

Aposte na leitura ideal para cada fase

Para estimular a leitura, permita o contato com o tipo certo de livro para cada faixa etária.

Bebês

Quando a criança é muito pequena, a atratividade se dá mais pelos sentidos do que pelo enredo das histórias. Há livros de brincar repletos de sons e texturas, feitos especialmente para serem manuseados — e até mordidos — pelo bebê.

Crianças pequenas

Conforme a criança vai crescendo, começa a se interessar pelas histórias — mas isso não exclui o apelo visual do objeto livro. Leia histórias de acordo com o interesse dela e leia livros variados, para ele ter experiências múltiplas. Tenha, também, paciência para ler muitas vezes a mesma história, porque crianças adoram ouvir sempre a sua história preferida.

Crianças em alfabetização

Quando a criança está começando a se alfabetizar, o ideal é ler junto. Deixe que ela leia alguns trechos e leia outros para ela — afinal, ela ainda não está com fluência e exigir que faça tudo sozinha pode ser mais desgastante do que prazeroso. Se ela errar alguma palavra, não interrompa: deixa a leitura fluir e permita que ela mesma encontre o erro.

Crianças alfabetizadas

Mesmo depois que a criança já estiver plenamente alfabetizada, leia para ela. É um ato de carinho, um momento íntimo em família que deve ser aproveitado ao máximo.

Apresente os lugares que têm livros

Dentro de casa

Livros existem dentro de casa e espalhadas pelo mundo. E é importante mostrar para as crianças qual é o lugar deles, onde encontrá-los. Em casa, deixe os livros infantis em um lugar que a criança tenha acesso e possa pegá-los de forma autônoma. Se forem organizados de forma atrativa, em prateleira coloridas e estimulantes, melhor ainda!

Fora de casa

Mas não se restrinja ao âmbito doméstico. Leve seu filho para comprar gibis na banca mais próxima de casa, para passear na livraria do bairro, para visitar e ler em uma biblioteca, para frequentar eventos de contação de história. Se houver uma feira de troca de livros, vá com toda a família. Além de ir a lugares interessantes, vocês entrarão em contato com outras pessoas que apreciam a literatura.

Ofereça mais do que os livros

O incentivo à leitura pode ir muito além de oferecer livros infantis.

Discuta as histórias

Aproveite, por exemplo, para conversar sobre as histórias após a leitura. Pergunte à criança o que ela entendeu do enredo, com qual personagem mais se identificou, se pensaria em um final diferente. Ao discutir o assunto, ela desenvolve a capacidade de reflexão e passa a se relacionar de forma mais próxima com a obra.

Brinque com os livros

Inventar brincadeiras com os livros também é algo que deixa o hábito da leitura ainda mais divertido. Se você quer descobrir maneiras espertas de fazer isso, basta acessar este post e ver 5 formas de brincar com as obras!

Dê o exemplo

Outra atitude essencial é dar o exemplo. Se você gosta de ler e lê com frequência, seus filhos se espelharão nesse modelo e se comportarão de forma parecida. Portanto, leia para eles. Mas não se esqueça de também ler para você, a sua literatura, o que você gosta.

Gostar de ler traz inúmeras vantagens e aprendizados para as crianças. Pela leitura, elas podem aprender a gostar de arte ou até conhecer um pouco mais sobre o folclore brasileiro.

E você, o que faz para incentivar o seu filho a ler? Conte para a gente! Deixe um comentário!

Assinatura Equipe

Acerte na Educação dos Filhos

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado.