Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Como identificar os melhores brinquedos para as crianças?

A Barata Diz Q Tem

Sair do lugar comum… Colocar o corpo, as mãos e a cabeça para trabalhar em conjunto. Ir além do que é oferecido nos comerciais. Com uma rotina tão pesada e, ao mesmo tempo, facilitada com acesso a milhões de produtos, acabamos nos deixando levar por um consumismo em massa. E isso não é diferente quando o assunto é brinquedo.

Quando foi a última vez que você brincou de criar com seu filho? Qual foi o último presente que você deu a ele que exigisse que você sentasse para brincar? Como escolher os melhores brinquedos? Você é mais um que pensa que brinquedo é para aliviar e dar uma folga para os pais? Perguntas difíceis de serem respondidas, porque nos colocam em uma posição de réus da educação e desenvolvimento de nossos filhos. Que nos levam àquele sentimento de culpa infindável de pais da contemporaneidade.

Para mudar o contexto

O mais legal de pensar e refletir sobre os caminhos de nossos filhos é poder sempre recomeçar. Eles são mais flexíveis e dinâmicos. Nos permitem mudar de postura sem perder o encanto da relação. É sensacional ver a pureza de seus olhares ansiosos por novidades, por atenção, por mais um pouquinho de qualquer coisa que traga afago.

Um vídeo de uma mini montanha russa construída por um avô viralizou nas redes sociais nas últimas semanas. Ver a alegria daquelas crianças se divertindo com a invenção é uma injeção de ânimo para que possamos mudar de postura e assumir as rédeas das brincadeiras. Oferecer mais conteúdo criativo e menos enlatado para os pequenos.

É certo que algumas crianças podem resistir mais ao novo, caso ela nunca tenha tido contato com brinquedos criativos. Outras se jogam de cabeça para descobrir como fazer. O que vale é a intenção de oferecer e mostrar que dá para brincar criando. Que a brincadeira fica muito mais alegre quando é feita, construída. E, principalmente, quando tudo isso é realizado em conjunto. Com a participação efetiva da família.

Reutilizar

Uma das formas mais baratas para começar a brincadeira é conhecendo mais sobre os brinquedos que podem ser feitos com materiais recicláveis. Esse movimento para diminuir a produção de lixo e realizar um consumo consciente é cada vez mais visto, lido e pesquisado. Para nós, o que pode ser levado em conta é a praticidade de ter em casa itens para transformar. Para nossos filhos, colaboramos com a formação e conscientização ambiental.

Hoje em dia, as escolas já tem trabalhado muito com essa reutilização dos materiais. Durante a realização de suas atividades, as professoras sempre pendem algum item de casa. Seja uma garrafa pet, uma caixa de leite, um potinho de iogurte ou uma caixa de ovos. Junto com as crianças constroem, mudam os fins e transformam o lixo nosso de cada dia.

O que precisa ser feito, é levar esse conceito para dentro de nossas casas. Separar um tempo no fim de semana ou na correria do dia para propor aos nossos filhos brincadeiras que constroem o novo. Oferecer a eles brinquedos simples, feitos pela família, carregados de afeto. A brincadeira pode começar já na escolha dos materiais, no planejamento do que será realizado.

                                                            CLIQUE  AQUI PARA VER OS PRODUTOS

Uma ajudinha

O mercado também está de olho nessa tendência. Hoje encontramos uma série de produtos sustentáveis e que permitem que a criança brinque com a família criando. São opções de costurinhas, invenções, kits, cozinhadinhos, jardinagem, jogos, pinturas. Tudo feito artesanalmente para que nossos filhos possam soltar a imaginação.

Percebemos, com isso, que começa a haver uma no olhar. Os próprios fabricantes querem oferecer novidades através do fazer junto e do construir. Um mercado que tem de tudo para crescer e mostrar que é possível incentivar as crianças a fazer algo novo, não esperar tudo pronto e na mão.

Essa lacuna que existe em meio ao mundo tecnológico precisa ser preenchida. É uma abertura entre o virtual e o concreto que pais e educadores podem, e devem, se apropriar. É a hora do fazer, de buscar brinquedos que despertam a curiosidade, a imaginação e a criatividade das crianças. Brinquedos que possam aprimorar a coordenação motora e dar mais autonomia e confiança para que eles desenvolvam novos projetos.

Aproveite e usufrua desse convite à mudança de conceitos. Transforme e crie momentos proveitosos com os pequenos. Se para o crescimento familiar isso já é importante, imagine para o desenvolvimento psicomotor da criança. Vale a pena se juntar a ela nessa incrível aventura de criar, produzir e brincar!

Na loja virtual da A Barata Diz Q Tem você encontra os melhores brinquedos educativos, pedagógicos e alternativos. Acesse o site clicando neste link.

Assinatura Bianca Torres

Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado.