Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Uma máquina do tempo: 5 brincadeiras antigas para ensinar aos seus filhos

A Barata Diz Q Tem

“Um homem bateu em minha porta e eu abri. Senhoras e senhores ponham a mão no chão, senhoras e senhores pulem num pé só, senhoras e senhores dêem uma rodadinha, e vá pro olho da rua”. Se você nasceu da década de 90 para trás, sabe que, independentemente de quantos artistas infantis tenham gravado essa música, ao longo dos anos, os grupos musicais que melhor a interpretavam moravam no seu prédio, ou na sua rua, ou eram seus primos. Acertei?

Pular corda era minha brincadeira preferida. Eu sentia aquela adrenalina gostosa, de quando se é desafiada, principalmente na parte: “senhoras e senhores pulem num pé só”, porque essa era minha maior dificuldade.

São essas memórias, recheadas de afeto compartilhado, que me incentivam a não abrir mão de ensinar aos meus filhos brincadeiras antigas que tanto me divertiram. Eles precisam saber que a vida é maior e melhor que uma tela de computador, celular ou tablet.

Pensando nisso, resolvi fazer o texto de hoje para mostrar que essas brincadeiras, além de divertidas, podem proporcionar um gostoso momento em família. Vamos lá?

Brincadeiras antigas para toda a família

1 – Pula cordas

Duas pessoas irão bater a corda e a outra pessoa irá pulá-la. As três pessoas cantam uma das cantigas próprias da brincadeira. Enquanto isso, o participante que está pulando segue os comandos da música: “ponham a mão no chão”, “pulem num pé só”, “deem uma rodadinha”, etc.

Os participantes vão revezando e, quando erram algum comando, são eliminados. Assim como eu, os pais podem participar apenas batendo a corda e nas músicas, se preferirem.

2 – Bolinha de Gude

Toda família pode participar dessa brincadeira. Ela é bem simples: os participantes devem, com as suas bolinhas, acertar e, assim, conquistar as bolinhas dos outros. Sempre que um erra a tentativa, passa a vez para o próximo participante.

O jogo termina quando todas as bolinhas adversárias são conquistadas e quem tiver maior número vence. Aqui em casa, sempre é um dos meus filhos que tem uma pontaria e tanto!

3 – Adedanha

Esse é nosso programa para tardes chuvosas, bastando apenas que quem for brincar tenha lápis e papel. Na folha de papel, devem ser feitas várias colunas. O grupo decide o que cada coluna terá, por exemplo: nomes, marca de carro, ator, filme, frutas, etc. O jogo começa e todos mostram as mãos, com a quantidade de dedos em riste que desejar. Logo após, contam-se o número de dedos e verifica-se qual letra do alfabeto corresponde ao número encontrado.

Os participantes começam, juntos, a escrever em cada coluna um item que comece com a letra encontrada. O primeiro a terminar determina que todos devem parar de escrever e quem conseguir escrever mais itens será o vencedor da rodada.

brincar rima com ar

4 – Amarelinha

Os participantes desenham um caminho no chão, divido por casas numeradas. Cada jogador, na sua vez, lançará uma pedrinha sobre a primeira casa. Sem pisar na casa que está com a pedra, pula-se pelas outras casas até o fim do trajeto, equilibrando-se em um pé só. Ao chegar no final, o jogador deve retornar, apanhando a pedrinha, tomando cuidado para não desequilibrar ou pisar na linha.

Perde a rodada quem: desequilibrar, pisar na linha, jogar a pedra em cima da linha ou fora do caminho desenhado.

5 – Passa-anel

Uma das pessoas é escolhida para passar o anel, enquanto que o restante do grupo fica com as mãos unidas e entreabertas. O participante escolhido fará o mesmo com as mãos, mas com o anel dentro. Ele passara suas mãos entre as mãos dos outros e deixará o anel com alguém.

Feito isso, ele escolherá alguém do grupo para descobrir com quem está com o anel. Se o escolhido acertar, ele se torna o portador do anel na próxima rodada, se errar será eliminado.

Viu como as brincadeiras antigas estimulam a criatividade, a sociabilidade e conseguem reunir a família em um momento super descontraído? Gostou dessas brincadeiras e quer continuar com esse clima lúdico em sua casa? Então, conheça mais 12 brincadeiras de criança super divertidas!

Assinatura Equipe

1.00 avg. rating (48% score) - 1 vote
Esse conteúdo foi útil?
1.00 avg. rating (48% score) - 1 vote

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado.