Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Educação divertida: você sabe brincar com os seus filhos?

A Barata Diz Q Tem

Brincando, as crianças aprendem a interagir, se expressar e lidar com diversas situações que as moldarão para a vida e para o mundo. Essa atividade tão presente na vida das crianças é, portanto, uma excelente oportunidade de os pais utilizarem a educação divertida para participar do processo de aprendizado e desenvolvimento de seus filhos. Veja, em nosso post de hoje, como brincar com os seus filhos da maneira correta:

Participando da vida das crianças

Trabalho, escola, esportes… As atividades dos pais e das crianças são muitas e, por isso, é preciso aproveitar ao máximo o tempo que vocês passam juntos.

A educação divertida é uma ótima forma de conseguir isso. Além de passar tempo de qualidade com as crianças, você estará agindo de forma positiva em sua educação e desenvolvimento, ensinando lições importantes para seu futuro de forma divertida e natural.

Isso cria uma importante conexão entre pais e filhos. Durante a brincadeira, seus laços serão reforçados e a criança terá a certeza de que você está ali para ela, proporcionando aprendizado, atenção e segurança. E, para os pais, é uma oportunidade importante de conhecer o universo da criança, seus pensamentos, opiniões, desejos e medos.

A educação divertida é fácil e barata

A educação divertida não necessita de muita coisa: seu próprio lar é um espaço repleto de oportunidades de diversão e aprendizado.

Além da facilidade, isso também mostra à criança que não é preciso ter um monte de brinquedos caros para que ela se divirta. A criança, assim, aprenderá a se divertir de formas diferenciadas e também terá mais facilidade para brincar sozinha e para soltar a imaginação.

A educação divertida pode facilmente ser incorporada ao cotidiano da família, desenvolvendo a inteligência e a imaginação da criança no dia a dia, de forma natural e constante. Veja como:

Dicas de brincadeiras

Casinha

Reproduzir o cotidiano familiar é algo natural para a criança. Brincar de casinha dá a oportunidade de inverter os papéis: o pai vira o filho, a filha vira a mãe. Isso permite que você perceba como a criança enxerga você. A brincadeira também ensina à criança responsabilidades como manter seus brinquedos organizados, cuidar do animal de estimação e não se atrasar para a escola.

Cozinhar

A cozinha é o cômodo que mais atrai as crianças. Ver os pais cozinhando todo dia libera a imaginação e a criatividade dos pequenos, que adoram qualquer oportunidade de ajudar no preparo da comida. Você pode surpreendê-la com o Kit Mestre Cuca!

Por isso, procure formas para pedir a ajuda dos seus filhos: para misturar a massa do bolo, polvilhar os biscoitos ou montar a pizza, por exemplo. Eles vão amar e, na hora de comer, vão ficar orgulhos de terem ajudado.

Acampamento

Acampar no pátio de casa será uma aventura para a criança, que aprenderá a importância do contato com a natureza. Ali, ela passará por experiências diferentes sem fugir da segurança do lar. Que tal aproveitar o acampamento e fazer uma pescaria?

Caça ao tesouro

Outra aventura repleta de emoção para a criança. Decifrar as pistas estimula a inteligência dos pequenos, que, além disso, também aprenderão que é preciso esforço para conquistar uma recompensa. Temos uma ótima sugestão para esses momentos, veja!

Jogo da memória

Muito divertido e estimulante, especialmente para os mais novos. E você pode fazer o seu próprio em casa, cortando quadrados de cartolina e desenhando ou colando figuras.

Teatro de fantoches

Mais um excelente estímulo para a imaginação e a criatividade da criança, que aprenderá também o quanto histórias são interessantes e divertidas. Os fantoches podem ser feitos com meias velhas, costurando botões no lugar dos olhos.

E então, gostou das nossas dicas? Quais são as suas brincadeiras preferidas para a educação divertida das suas crianças? Deixe seu comentário e conte pra gente!

Assinatura Equipe

1.75 avg. rating (43% score) - 4 votes
Esse conteúdo foi útil?
1.75 avg. rating (43% score) - 4 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado.