A importância da leitura na infância vai além da diversão e do auxílio à alfabetização. A literatura para as crianças pode ser um potente modo de educar brincando, trazendo através de um universo lúdico reflexões e ensinamentos sobre temas recorrentes e também complexos na infância.
Pensando nos livros que conseguem ensinar de modo inteligente e divertido valores essenciais para seus filhos. Separamos algumas dicas muito interessantes. Confiram!
“Meus Dois Pais”, Walcyr Carrasco
“Meus Dois Pais”, de Walcyr Carrasco, conta a história do pequeno Naldo que vivencia uma separação dos pais. Com a necessidade da mãe em mudar de cidade, Naldo vai viver com o pai, que já mora com um amigo no seu apartamento.
Com o tempo, o menino descobre que o pai é gay e passa por toda uma reflexão sobre o assunto até entender que a sexualidade em nada interfere no amor que os pais sentem pelos filhos.
“A Lição das Árvores”, Roberto Parmeggiani
“A Lição das Árvores” tem o texto do educador Roberto Parmeggiani e traz de uma maneira diferente um pensamento sobre as diferenças entre as pessoas e o modo de se relacionar com a natureza. Os personagens do livro são Enrico e Paola, colegas de sala que são amigos, mas que apresentam personalidades bem diferentes.
Através de uma construção de analogias com elementos da natureza, o professor ensina os meninos a lidarem com o que é diferente de uma forma poética. As ilustrações são de Attílio Palumbo e é indicado para crianças a partir de 4 anos.
“As Vantagens de Ser Invisível”, Stephen Chbosky
“As Vantagens de Ser Invisível” conquistou os adolescentes do mundo inteiro pela forma como ele aborda a entrada na adolescência. O roteiro de Stephen Chbosky apresenta Charlie, um garoto que conta através de cartas a um anônimo os dramas da vida adolescente.
A descoberta da sexualidade, o uso de drogas e a vida na escola são algumas das coisas discutidas por Charlie de uma forma dinâmica e atraente. O livro ainda é recheado de referências da cultura pop, da literatura e do cinema. É Indicado para crianças com mais de 10 anos.
“Quem Tem Medo de Que?”, Ruth Rocha
Da coleção Quem Tem Medo, o poema “Quem Tem Medo de Que?” traz a premiada autora Ruth Rocha em parceria com a ilustradora Mariana Massarani. O medo é abordado de forma muito divertida, contendo rimas que falam sobre piolhos, injeções, cachorro e avião. Indicado para os pequenos a partir dos 3 anos.
“Deságua”, Christelle Huet-Gomez
A crise da água em todo o país tem levado os pais a ensinarem os filhos a economizar e entender de onde vem a água que consumimos em casa. A obra “Deságua”, de Christelle Huet-Gomez ensina com bastante descontração todas as etapas do processo do ciclo da água.
Explicações de como a água evapora, como se formam as chuvas ou onde ficam os lençóis freáticos são colocadas de modo surpreendentemente interessantes. Um jeito muito legal das crianças aprenderem sobre hidrologia e ficarem mais ligadas no tema.
“Flicts”, Ziraldo
Clássico da literatura infantojuvenil, o livro Flicts aborda com muita delicadeza o fato de que todo mundo possui um valor próprio. Um mergulho no estranhamento de se reconhecer uma cor como diferente mostra que toda personalidade é importante e tem o seu lugar.
E você, conhece algum outro livro que acha bacana para a educação dos pequenos? Compartilhe com a gente também! Até a próxima!