Qual a importância do faz de conta na infância?

0

Ao brincar de faz de conta, as crianças desempenham papéis, desenvolvem enredos e interagem. Através desta performance, elas mostram seus sentimentos e são capazes de expressar suas dificuldades e contradições. A conclusão da brincadeira motiva os pequenos a procurar soluções criativas que o levem a um melhor final possível naquele mundo.

Além de estar comprometida com os valores que existem na família, a fantasia permite que as crianças desenvolvam uma série de habilidades motoras e mentais. Nessa brincadeira, cada personagem é essencial para definir a situação, regras e o papel que cada um deve exercer.

O que a criança desenvolve ao brincar de faz de conta?

Ao usar fantasias, brinquedos e materiais recicláveis, as crianças são capazes de criar histórias e desenrolar horas e horas de brincadeiras. Com isso, desenvolvem aspectos intelectuais, físicos, sociais e emocionais, já que, ao compartilhar o faz de contas com as outras crianças, cada uma estará a apresentar ideias diferentes, e todos na brincadeira são estimulados a aprender como lidar com as diferenças.

Fisicamente, a criança recebe um estímulo para aprimorar sua coordenação motora e espacial.

À medida que a criança brinca, as historinhas começam a ficar mais aprofundadas, o desenvolvimento intelectual é aprimorado, a criatividade, o planejamento, as soluções, tudo fica mais complexo a cada brincadeira, todo jogo é um aprendizado. O físico também se desenvolve, correr, pular, lutar contra o dragão do sofá, tudo fortalece o pequeno corpo, a coordenação motora, os reflexos, tudo é estimulado.

Socialmente, ela começa a entender a sociedade, a família. Ela aprende sobre compartilhar, empatia, trabalho em equipe, controlar as emoções, reconhecer o outro, respeitar espaços e lidar com frustrações. Emocionalmente, o adulto consegue trabalhar com a criança sua auto-estima, orgulho, segurança e proteção, independência e o reconhecimento de sentimentos e propósitos.

A fantasia também pode ser um meio onde a criança será levada a buscar mais inspirações. Apresente um livro de historinhas, mostre a ela as várias opções de mundo que ela pode criar e se envolver, partilhar com os colegas. Futuramente, o incentivo a leitura será de grande importância no desenvolvimento dela como pessoa, pois leitura é um hábito, e quanto mais cedo ele é estimulado melhores são os resultados.

Faça você mesmo seu mundo de fantasia

Quando você incentiva a criança a criar sua própria brincadeira, ela consegue viajar em objetos até então usados para outros fins. Então, que tal colocar as mãos e a imaginação para trabalhar e criar, junto com os pequenos, cenários e brinquedos através de materiais recicláveis?

Atribuir novos significados aos objetos ajuda a criança a pensar no novo através da construção da brincadeira. Caixas de papelão, lençóis, revistas velhas, garrafas, jornais, objetos que já não são mais utilizados em casa e que não oferecem risco. Tudo isso pode entrar na brincadeira!

Ajude seu filho a criar, imaginar e se divertir. Separe um tempo para estar com ele e proporcionar memórias agradáveis. Essas brincadeiras ajudam a estreitar os laços familiares e a compreender melhor os pensamentos, sentimentos da criança e como ela se expressa na frente do mundo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.