Em meio há tanta discussão sobre política e democracia no nosso país, as crianças não ignoram o que está acontecendo. E cá entre nós: essa é uma boa oportunidade para conversar sobre consciência política em casa, não é mesmo? A palavra democracia tem origem grega e quer dizer “força do povo”. Viver em uma democracia significa aceitar o que a maioria escolheu, sendo que a minoria também tem voz e respeito.
Porém, ainda que haja um dia marcado para se comemorar (25 de outubro é dia da democracia), qualquer momento pode ser oportuno para um papo que estimule seus filhos a terem consciência política. Desde que nascem, as crianças já podem se sentir envolvidas em questões políticas, em escolhas e, ao menos, na responsabilidade de pensar no futuro, de maneira coletiva. De preferência, um futuro bom para todos.
Gostou da ideia? Então continue com a leitura! No post de hoje, falaremos sobre a importância de ensinar consciência política para seus filhos!
Por que ensinar consciência política
Ensinar consciência política deveria ser mais simples e mais precoce. Quanta gente ainda não percebeu que embates e debates fazem parte do processo democrático? Mais ainda: que há regras, que há jogo e que um dos processos é justamente o da linguagem, o do convencimento, o das discussões.
O contraponto da democracia pode ser mostrado e apresentado, mas que fiquem claros seus problemas e suas desvantagens, especialmente para gerações que já nasceram abertas ao compartilhamento e à livre expressão.
A consciência política no Brasil
Nosso país vem passando por crises políticas e econômicas. E elas não são novidades. Suas nuances atuais ou os casos específicos podem até ser inéditos, mas as crises políticas, os escândalos e o debate público são peças-chave para a conscientização das pessoas — incluindo as crianças e os adolescentes.
Mesmo que sejam pequenas, as crianças assistem à TV, estão na sala na hora do jornal, ouvem as conversas dos adultos, trocam ideias na escola e na vizinhança. Certamente, repetirão comentários aqui e ali. Por que não falar diretamente com elas? Tudo o que acontece ao nosso redor pode ser ensejo para uma boa discussão sobre democracia, política, construção de um cenário e dias melhores para todas as pessoas.
O desenvolvimento da tolerância
Mais do que nunca, crianças e adultos estão expostos às informações e às possibilidades de comentar, compartilhar e se expor. Poder falar, dar opiniões, se manifestar é uma característica dos regimes democráticos, e é bom que as crianças saibam disso desde bem novas.
Como reivindicar, a respeito de quê, em que condições são todos aspectos que elas podem conhecer e aprender. No entanto, elas também terão contato com a intolerância, as discussões ofensivas, a troca de xingamentos e o autoritarismo.
Ensinar consciência política também é tratar disso: é mostrar os lados de uma discussão, os ângulos de um problema, aceitando que haja pensamentos discordantes e o direito de cada um defender seu ponto de vista.
A importância da consciência política
A importância de ter consciência política está ligada à formação de pessoas mais atentas aos problemas que atingem a todos nós, além de prepará-las para tomarem posição, sabendo defender seus pontos de vista, sem intolerância e extremismo.
Também é importante que crianças e adolescentes conheçam as regras da democracia e saibam valorizar a liberdade e procurar soluções para as questões que podem perceber.
Cada família pode se empenhar em uma forma de ensinar consciência política à garotada. Quem sabe aproveitando o Dia da Democracia? E você, o que acha de começar uma discussão positiva em nossa seção de comentários?