Conheça A Nova Democracia: uma abordagem inovadora e revolucionária para a modernização da democracia. Descubra como nossas ideias e ferramentas podem ajudar a melhorar a participação cívica, a governança e a transparência. Uma revolução na democracia!
A Nova Democracia
Características | Parâmetros |
---|---|
Objetivo | Promover maior compreensão e reflexão sobre direitos e deveres, ao mesmo tempo em que se exerce o papel de líder. |
Habilidades | Escuta ativa, motivação, gestão das emoções, tomada de decisão e capacidade de lidar com conflitos. |
Local e faixa etária | Sala de aula, escolas, cursos, universidades e universidades a partir dos 8 anos de idade. |
Materiais necessários | Folhas de papel, canetas, lápis, marcadores, quadro branco ou lousa, bola de tênis, tesoura e alfinetes. |
Lição pretendida | Compreender que é preciso trabalhar em conjunto para construir uma sociedade justa e democrática. |
Benefícios | Desenvolver habilidades de liderança, trabalho em equipe, responsabilidade e decisão. |
Dinâmica Escolar: A Nova Democracia
A dinâmica escolar A Nova Democracia foi desenvolvida para ensinar os alunos sobre valores e cidadania através de uma série de jogos e atividades. O objetivo é que eles aprendam sobre democracia, responsabilidade, respeito e, principalmente, liderança ao assumir diferentes papéis e trabalhar em equipe. A faixa etária é indicada para alunos a partir dos 8 anos, pois a intenção é promover um maior senso de responsabilidade para os adolescentes. Esta dinâmica geralmente dura entre 1 a 2 horas, dependendo do número de participantes.
O objetivo desta dinâmica é possibilitar que os alunos entendam como funcionam as leis e os direitos, ao mesmo tempo em que exercem o papel de líder, de forma a exercitar as suas próprias habilidades de liderança. Durante a dinâmica, os alunos aprenderão a ser conquistar habilidades para exercício da liderança como escuta ativa, motivação dos participantes, gestão das emoções, tomada de decisão e capacidade de lidar com conflitos. A faixa etária recomendada para a realização desta dinâmica é a partir dos 8 anos, isso porque para as crianças desta faixa etária, o resultado do jogo se mostra mais interessante e significativo.
A lição pretendida com a dinâmica A Nova Democracia é que os alunos compreendam que é preciso trabalhar em conjunto para construir uma sociedade justa e democrática. Este tipo de dinâmica pode ser aplicada em sala de aula, como também em outros ambientes de ensino, como escolas, centro universitários, cursos e universidades. É importante que os participantes estejam familiarizados com os direitos e deveres, a própria constituição brasileira e os princípios da democracia.
Objetivo da dinâmica A Nova Democracia
O objetivo desta dinâmica é promover uma maior compreensão e reflexão sobre os direitos e deveres, ao mesmo tempo em que se exerce o papel de líder.
Habilidades da dinâmica
A dinâmica A Nova Democracia ajuda os alunos a desenvolver habilidades de liderança como: escuta ativa, motivação, gestão das emoções, tomada de decisão e capacidade de lidar com conflitos.
Local e faixa etária para dinâmica
Esta dinâmica deve ser realizada em sala de aula, escolas, cursos, universidades e universidades a partir dos 8 anos de idade, pois é nessa faixa etária que os resultados e lições adquiridas se tornam mais significativas.
Materiais necessários para a dinâmica
- Folhas de papel
- Canetas, lápis, marcadores ou qualquer outro material de escrita
- Quadro branco ou lousa
- Bola de tênis
- Tesoura
- Alfinetes
Passo a passo da dinâmica A Nova Democracia
- Primeiramente, os alunos devem ser separados em grupos de 4 ou 5 pessoas, onde cada grupo será responsável por desenvolver a sua própria sociedade democrática.
- Cada grupo deve desenvolver as próprias leis para governar a sua sociedade. Para isso, eles terão que usar juntos os materiais fornecidos.
- Após cada grupo criar as suas leis, eles deverão implementar as mesmas nos jogos que serão desenvolvidos. O objetivo é simular a vida real e os conflitos que podem surgir.
- Ao final do jogo, os alunos devem se reunir para discutir os resultados e as leis criadas para cada sociedade democrática.
- Por fim, deve-se discutir e fazer reflexões sobre a dinâmica e sobre as lições aprendidas.
Lição pretendida com A Nova Democracia
Os alunos devem ser capazes de compreender que é preciso trabalhar em conjunto para construir uma sociedade justa e democrática.
Dicas para melhorar a dinâmica A Nova Democracia
- Incentive os alunos a serem criativos ao criar as leis para a sua sociedade democrática.
- Envolva todos os alunos, sem excluir ninguém.
- Oriente os alunos a debater, discutir e chegar a um consenso.
- Valorize as opiniões de cada um, mas incentive a tolerância.
Exemplos de frases de orientação
- “O que vocês acham que deveria estar no nosso sistema de leis?”
- “Vamos nos dividir em grupos e criar as nossas próprias leis para a nossa sociedade democrática”
- “Vamos trabalhar juntos como cidadãos responsáveis para cumprir nossas leis”
- “Vamos tentar chegar a um consenso antes de implementar as leis”
Benefícios da dinâmica A Nova Democracia
Através desta dinâmica, os alunos poderão desenvolver habilidades importantes como trabalho em equipe, liderança, responsabilidade e decisão. Ao mesmo tempo, eles entenderão melhor os princípios da democracia e os seus direitos e deveres como cidadão.
Notas de rodapé
Esta dinâmica também pode ser aplicada em aulas de história, geografia, filosofia e ciências políticas.
Faq
-
Por que a dinâmica A Nova Democracia é importante?
Esta dinâmica é importante, pois ajuda os alunos a desenvolver habilidades de liderança e trabalho em equipe, além de aumentar a consciência dos direitos e deveres.
-
Quais os materiais necessários?
Folhas de papel, canetas, lápis, marcadores, quadro branco ou lousa, bola de tênis, tesoura e alfinetes.
-
Qual o objetivo desta dinâmica?
O objetivo desta dinâmica é possibilitar que os alunos entendam como funcionam as leis e os direitos, ao mesmo tempo em que exercem o papel de líder e trabalham em equipe.
-
Qual a faixa etária recomendada?
Esta dinâmica é recomenda a partir dos 8 anos de idade, pois nessa faixa etária, os resultados e lições adquiridas se tornam mais significativas.