Descubra como a Dinâmica Atribui Significados Pode Impactar sua Vida Hoje!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook

Table of Contents

Atribuição de significados é o processo de atribuir significado às coisas para que possamos compreendê-las melhor. É um fenômeno fundamental que nos permite navegar pela vida e nos ajuda a entender o mundo a nosso redor. Descubra como a atribuição de significados pode ajudar a melhorar a sua vida.

Atribuição de Significados

Parâmetro Descrição
Objetivo Troca de ideias e construção de conexões cognitivas, para assimilar a mensagem, com momentos de diálogo e tentativas de criar um sentido comum entre os membros da turma.
Habilidades desenvolvidas Autoconhecimento, capacidade de ouvir, antecipação, expressão verbal, mediação, solução de problemas, entendimento entre pares ou grupo, criatividade e flexibilidade para lidar com situações diversas.
Local e faixa etária Sala de aula, a partir da alfabetização.
Materiais necessários Lousa ou papel para escrever os nomes das palavras, canetas para os alunos escreverem suas próprias definições, papel para os alunos escreverem e ler as definições.
Passo a passo Seleção das palavras, atribuição de significados, diálogo, comparação e premiação.
Lição pretendida As pessoas devem ouvir o que o outro tem a dizer, respeitando suas opiniões e construindo juntas um significado comum para situações diversas.
Dicas Pequenos grupos, capacitar os alunos, não desviar do tema, tempo para respostas.
Benefícios Desperta os sentidos, desenvolve o ouvir e o falar, estimula o pensamento crítico e a construção de novas ideias, aumenta a capacidade de comunicação, promove a colaboração entre os membros da turma, desenvolve a auto-estima e a confiança, aumenta o entendimento entre os membros da sala, melhora a socialização.

Atribuição de Significados: Dinâmica para todas as faixas etárias.

Sou uma pedagoga atenta, e nessa dinâmica pretendo desenvolver habilidades que auxiliem a compreensão de situações; melhorando a leitura, interpretação e alinhamento da percepção do mundo e a paciência para que haja alternativas de ações. Ela é destinada a todas as faixas etárias e especificamente a partir da alfabetização. O tempo de desenvolvimento varia de acordo com o tamanho da turma e a dinâmica com a qual os alunos navegam na Atribuição de Significados.

O objetivo da dinâmica consiste na troca de ideias e construção de conexões cognitivas, para assimilar a mensagem, com momentos de diálogo e tentativas de criar um sentido comum entre os membros da turma.

Antes de iniciar o processo, o professor deve fazer todos os esclarecimentos necesários. Serão necessários papel, caneta, tempo para reflexão e discussão.

Objetivo da Dinâmica: Atribuição de Significados

O objetivo da dinâmica Atribuição de Significados é que cada membro da turma descubra o significado de algumas palavras específicas por meio de uma discussão prévia e posteriormente, estipule possíveis definições para as mesmas.

Habilidades desenvolvidas com a dinâmica: Atribuição de Significados

Ao desenvolver a dinâmica Atribuição de Significados serão necessárias habilidades como: o autoconhecimento, a capacidade de ouvir, a antecipação, a expressão verbal, a mediação, a solução de problemas, o entendimento entre pares ou grupo, a criatividade e a flexibilidade para lidar com situações diversas.

Local e faixa etária indicada para a dinâmica: Atribuição de Significados

O local indicadpara realizar a dinâmica Atribuição de Significados é à sala de aula, mas pode ser realizada em qualquer lugar desde que tenha espaço suficiente para os membros da turma se movimentarem. A faixa etária recomendada é para alunos a partir da alfabetização.

Materiais necessários para a dinâmica: Atribuição de Significados

  • Lousa ou papel para escrever os nomes das palavras escolhidas para atribuição de significados.
  • Canetas para os alunos escreverem suas próprias definições.
  • Papel para os alunos escreverem e ler as definições.

Passo a passo da dinâmica: Atribuição de Significados

  1. Seleção das palavras: o professor deve selecionar palavras pré-definidas.
  2. Atribuição de significados: cada membro da turma irá escrever a sua própria definição para cada palavra selecionada.
  3. Agora debata: inicie uma diálogo, faça perguntas para cada membro da turma sobre as suas definições para diversificar as discussões.
  4. Compare e contrast: peça para que cada um compare a sua definição com a dos outros membros para ver as semelhanças e diferenças.
  5. Premie: cada membro da turma irá escolher a melhor definição para cada palavra.

Lição Pretendida com Atribuição de Significados

A lição pretendida com a dinâmica Atribuição de Significados é de que as pessoas devem ouvir o que o outro tem a dizer, respeitando suas opiniões e construindo juntas um significado comum para situações diversas.

Dicas para melhorar a dinâmica: Atribuição de Significados

  • Pequenos grupos funcionam melhor.
  • Capacite os alunos a formarem uma discussão construtiva.
  • Não deixe que a turma desvie do tema principal.
  • Deixe tempo para respostas.

Exemplos de frases e orientações

  • O que vocês acham que significa a palavra liberdade?
  • Vamos ouvir o que o André tem a dizer
  • Cada um de vocês irá dar uma definição?
  • Observem o que o outro está falando, procurem encontrar um sentido comum.
  • Avalie as diferentes maneiras de vocês interpretarem uma situação.

Benefícios da dinâmica: Atribuição de Significados

A dinâmica Atribuição de Significados gera benefícios para os alunos, como:

  • Desperta os sentidos;
  • Desenvolve o ouvir e o falar;
  • Estimula o pensamento crítico e a construção de novas ideias;
  • Aumenta a capacidade de comunicação;
  • Promove a colaboração entre os membros da turma;
  • Desenvolve a auto-estima e a confiança;
  • Aumenta o entendimento entre os membros da sala;
  • Melhora a socialização, indo ao encontro das expectativas da turma

Notas de Rodapé

[1] É importante que o professor observe o andamento das dinâmica para controlar o tempo previsto e não permitir que se estenda além desse tempo.

FAQ: Atribuição de Significados

Qual é a faixa etária recomendada para essa dinâmica?

A faixa etária recomendada é a partir da alfabetização.

Quais são os materiais necessários para essa dinâmica?

Os materiais necessários são: lousa ou papel para escrever os nomes das palavras, canetas para os alunos escreverem suas próprias definições, papel para os alunos escreverem e ler as definições.

Quais habilidades serão desenvolvidas com a dinâmica?

Serão desenvolvidas habilidades como: o autoconhecimento, a capacidade de ouvir, a antecipação, a expressão verbal, a mediação, a solução de problemas, o entendimento entre pares ou grupo, a criatividade e a flexibilidade para lidar com situações diversas.

Quais são os benefícios dessa dinâmica?

Os benefícios são: despertar os sentidos, desenvolver o ouvir e o falar, estimular o pensamento crítico e a construção de novas ideias, aumentar a capacidade de comunicação, promover a colaboração entre os membros da turma, desenvolver a auto-estima e a confiança, aumentar o entendimento entre os membros da sala, melhorar a socialização e ir ao encontro das expectativas da turma.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Veja também