Atribuição de significados é o processo de atribuir significado às coisas para que possamos compreendê-las melhor. É um fenômeno fundamental que nos permite navegar pela vida e nos ajuda a entender o mundo a nosso redor. Descubra como a atribuição de significados pode ajudar a melhorar a sua vida.
Atribuição de Significados
Parâmetro | Descrição |
---|---|
Objetivo | Troca de ideias e construção de conexões cognitivas, para assimilar a mensagem, com momentos de diálogo e tentativas de criar um sentido comum entre os membros da turma. |
Habilidades desenvolvidas | Autoconhecimento, capacidade de ouvir, antecipação, expressão verbal, mediação, solução de problemas, entendimento entre pares ou grupo, criatividade e flexibilidade para lidar com situações diversas. |
Local e faixa etária | Sala de aula, a partir da alfabetização. |
Materiais necessários | Lousa ou papel para escrever os nomes das palavras, canetas para os alunos escreverem suas próprias definições, papel para os alunos escreverem e ler as definições. |
Passo a passo | Seleção das palavras, atribuição de significados, diálogo, comparação e premiação. |
Lição pretendida | As pessoas devem ouvir o que o outro tem a dizer, respeitando suas opiniões e construindo juntas um significado comum para situações diversas. |
Dicas | Pequenos grupos, capacitar os alunos, não desviar do tema, tempo para respostas. |
Benefícios | Desperta os sentidos, desenvolve o ouvir e o falar, estimula o pensamento crítico e a construção de novas ideias, aumenta a capacidade de comunicação, promove a colaboração entre os membros da turma, desenvolve a auto-estima e a confiança, aumenta o entendimento entre os membros da sala, melhora a socialização. |
Atribuição de Significados: Dinâmica para todas as faixas etárias.
Sou uma pedagoga atenta, e nessa dinâmica pretendo desenvolver habilidades que auxiliem a compreensão de situações; melhorando a leitura, interpretação e alinhamento da percepção do mundo e a paciência para que haja alternativas de ações. Ela é destinada a todas as faixas etárias e especificamente a partir da alfabetização. O tempo de desenvolvimento varia de acordo com o tamanho da turma e a dinâmica com a qual os alunos navegam na Atribuição de Significados.
O objetivo da dinâmica consiste na troca de ideias e construção de conexões cognitivas, para assimilar a mensagem, com momentos de diálogo e tentativas de criar um sentido comum entre os membros da turma.
Antes de iniciar o processo, o professor deve fazer todos os esclarecimentos necesários. Serão necessários papel, caneta, tempo para reflexão e discussão.
Objetivo da Dinâmica: Atribuição de Significados
O objetivo da dinâmica Atribuição de Significados é que cada membro da turma descubra o significado de algumas palavras específicas por meio de uma discussão prévia e posteriormente, estipule possíveis definições para as mesmas.
Habilidades desenvolvidas com a dinâmica: Atribuição de Significados
Ao desenvolver a dinâmica Atribuição de Significados serão necessárias habilidades como: o autoconhecimento, a capacidade de ouvir, a antecipação, a expressão verbal, a mediação, a solução de problemas, o entendimento entre pares ou grupo, a criatividade e a flexibilidade para lidar com situações diversas.
Local e faixa etária indicada para a dinâmica: Atribuição de Significados
O local indicadpara realizar a dinâmica Atribuição de Significados é à sala de aula, mas pode ser realizada em qualquer lugar desde que tenha espaço suficiente para os membros da turma se movimentarem. A faixa etária recomendada é para alunos a partir da alfabetização.
Materiais necessários para a dinâmica: Atribuição de Significados
- Lousa ou papel para escrever os nomes das palavras escolhidas para atribuição de significados.
- Canetas para os alunos escreverem suas próprias definições.
- Papel para os alunos escreverem e ler as definições.
Passo a passo da dinâmica: Atribuição de Significados
- Seleção das palavras: o professor deve selecionar palavras pré-definidas.
- Atribuição de significados: cada membro da turma irá escrever a sua própria definição para cada palavra selecionada.
- Agora debata: inicie uma diálogo, faça perguntas para cada membro da turma sobre as suas definições para diversificar as discussões.
- Compare e contrast: peça para que cada um compare a sua definição com a dos outros membros para ver as semelhanças e diferenças.
- Premie: cada membro da turma irá escolher a melhor definição para cada palavra.
Lição Pretendida com Atribuição de Significados
A lição pretendida com a dinâmica Atribuição de Significados é de que as pessoas devem ouvir o que o outro tem a dizer, respeitando suas opiniões e construindo juntas um significado comum para situações diversas.
Dicas para melhorar a dinâmica: Atribuição de Significados
- Pequenos grupos funcionam melhor.
- Capacite os alunos a formarem uma discussão construtiva.
- Não deixe que a turma desvie do tema principal.
- Deixe tempo para respostas.
Exemplos de frases e orientações
- O que vocês acham que significa a palavra liberdade?
- Vamos ouvir o que o André tem a dizer
- Cada um de vocês irá dar uma definição?
- Observem o que o outro está falando, procurem encontrar um sentido comum.
- Avalie as diferentes maneiras de vocês interpretarem uma situação.
Benefícios da dinâmica: Atribuição de Significados
A dinâmica Atribuição de Significados gera benefícios para os alunos, como:
- Desperta os sentidos;
- Desenvolve o ouvir e o falar;
- Estimula o pensamento crítico e a construção de novas ideias;
- Aumenta a capacidade de comunicação;
- Promove a colaboração entre os membros da turma;
- Desenvolve a auto-estima e a confiança;
- Aumenta o entendimento entre os membros da sala;
- Melhora a socialização, indo ao encontro das expectativas da turma
Notas de Rodapé
[1] É importante que o professor observe o andamento das dinâmica para controlar o tempo previsto e não permitir que se estenda além desse tempo.
FAQ: Atribuição de Significados
Qual é a faixa etária recomendada para essa dinâmica?
A faixa etária recomendada é a partir da alfabetização.
Quais são os materiais necessários para essa dinâmica?
Os materiais necessários são: lousa ou papel para escrever os nomes das palavras, canetas para os alunos escreverem suas próprias definições, papel para os alunos escreverem e ler as definições.
Quais habilidades serão desenvolvidas com a dinâmica?
Serão desenvolvidas habilidades como: o autoconhecimento, a capacidade de ouvir, a antecipação, a expressão verbal, a mediação, a solução de problemas, o entendimento entre pares ou grupo, a criatividade e a flexibilidade para lidar com situações diversas.
Quais são os benefícios dessa dinâmica?
Os benefícios são: despertar os sentidos, desenvolver o ouvir e o falar, estimular o pensamento crítico e a construção de novas ideias, aumentar a capacidade de comunicação, promover a colaboração entre os membros da turma, desenvolver a auto-estima e a confiança, aumentar o entendimento entre os membros da sala, melhorar a socialização e ir ao encontro das expectativas da turma.