Descubra os clássicos da arquitetura com a nossa Dinâmica Classificação!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook

Table of Contents

Descubra como a classificação de obras de arquitetura pode influenciar a história e a cultura de um lugar! Entenda como a classificação de obras de arquitetura pode refletir as principais tendências históricas e culturais.

Classificação de obras de arquitetura

Parâmetros Características
Objetivo Ensinar a compreender e apreciar o patrimônio arquitetônico de maneira divertida e atraente para todos os participantes.
Habilidades Colaboração, liderança, compreensão e solução de problemas.
Local e Faixa Etária Auditórios, salas de aula, parques e praças. 8 a 10 anos.
Materiais Necessários Dez imagens de obras de arquitetura, pregadores e cordel.
Benefícios Desenvolve habilidades como o trabalho em equipe, liderança, compreensão e solução de problemas. Favorece a criatividade, a inovação e a colaboração entre os participantes. Estimula a compreensão e o respeito ao patrimônio arquitetônico.

Dinâmica De Classificação De Obras De Arquitetura

A dinâmica de Classificação de Obras de Arquitetura tem como objetivo ensinar, de forma divertida, envolvendo como diferentes faixas etárias, principalmente entre 8 a 10 anos. O tempo médio desta dinâmica é de 30 minutos.

Neste exercício, os alunos são estimulados a trabalhar em equipe para classificar as obras de arquitetura em diversas categorias, como monumentos históricos, pontes ou estilos arquitetônicos. O objetivo desta dinâmica é evidenciar como alunos podem trabalhar em conjunto para atingir um resultado. A dinâmica tem como foco trabalhar habilidades de colaboração, de liderança, de compreensão e de solução de problemas.

Para realizar esta dinâmica, é necessário escolher um local apropriado, como um auditório ou sala de aula, e reunir um pequeno grupo de pessoas, com no mínimo 4 alunos. O material necessário para esta dinâmica são dez imagens de obras de arquitetura, impresso em papel, e pregadores para serem utilizados na organização das imagens e classificação das mesmas.

Objetivo da Dinâmica

O objetivo desta dinâmica é ensinar a compreender e apreciar o patrimônio arquitetônico de maneira divertida e atraente para todos os participantes.

Habilidades da Dinâmica

Esta dinâmica aborda diversas habilidades fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional tais como:

  • Colaboração: Trabalho em equipe e compartilhamento de conhecimento.
  • Liderança: Assumir o papel de líder e guiar o grupo.
  • Compreensão: Compreender e analisar as obras de arquitetura.
  • Solução de Problemas: Identificação de problemas e soluções.

Local e Faixa Etária para Dinâmica

Esta dinâmica de Classificação de Obras de Arquitetura pode ser realizada em auditórios, salas de aula ou mesmo em parques e praças. A faixa etária recomendada para esta atividade é entre 8 e 10 anos, mas aceitando inclusive maiores de 10 anos.

Materiais Necessários para a Dinâmica

  • Dez imagens de obras de arquitetura.
  • Pregadores.
  • Cordel.

Passo a Passo da Dinâmica

  1. Distribuir as imagens de obras de arquitetura para todos os participantes.
  2. O líder dividirá a turma em dois grupos.
  3. Pedir para que cada grupo elabore um critério para classificar as obras de arquitetura.
  4. Cada grupo deverá dividir as imagens de acordo com o critério criado.
  5. Cada grupo deverá pregar um cordel ou barbante em uma parede e colar as imagens classificadas nessa corda.
  6. Finalmente os grupos deverão apresentar suas categorias e a organização das imagens.

Lição Pretendida

Pretende-se que esta dinâmica ajude a despertar o interesse dos alunos nos diferentes estilos arquitetônicos e seus elementos, e desenvolva habilidades como: trabalho em equipe, liderança, compreensão e solução de problemas.

Dicas para Melhorar a Dinâmica

  • Escolha imagens de obras variadas para que se possa introduzir diversos temas.
  • Divide em grupos com números de integrantes parecidos.
  • Incentive o diálogo entre os participantes para que possam dividir suas ideias.

Exemplos de Frases e Orientações

  • “O que esta obra nos ensina sobre patrimônio arquitetônico?”
  • “De que forma podemos organizar as imagens, para que possamos visualizar melhor a diferença entre elas?”
  • “Como podemos fazer para que todos os participantes possam apresentar suas ideias?”

Benefícios da Dinâmica

Esta dinâmica de Classificação de Obras de Arquitetura possui benefícios como:

  • Ajuda a despertar o interesse dos alunos nos diferentes estilos arquitetônicos e seus elementos.
  • Desenvolve habilidades como o trabalho em equipe, liderança, compreensão e solução de problemas.
  • Estimula a criatividade, a inovação e a colaboração entre os participantes.
  • Favorece a compreensão e o respeito ao patrimônio arquitetônico.

Notas de Rodapé

Esta dinâmica tem o objetivo de educar de forma divertida e criativa, incentivando o diálogo, o debate e o trabalho em equipe. Desta forma, os participantes  podem ter a oportunidade de conhecer mais a fundo a história e aspectos importantes das obras de arquitetura.

FAQ

Qual é a faixa etária desta dinâmica?

Recomenda-se trabalhar com alunos entre 8 a 10 anos.

Quais são os materiais necessários para a dinâmica?

Para realizar esta dinâmica é necessário dez imagens de obras de arquitetura, pregadores e cordel.

Quais são os benefícios desta dinâmica?

Esta dinâmica desenvolve habilidades como o trabalho em equipe, liderança, compreensão e solução de problemas. Favorece a criatividade, a inovação e a colaboração entre os participantes. Estimula a compreensão e o respeito ao patrimônio arquitetônico.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook