A literatura é uma ótima maneira de ensinar os seus filhos a formular novas opiniões e conhecer o mundo de uma maneira didática e prazerosa. Alguns livros infantojuvenis tem focado no desenvolvimento de histórias que retratam temáticas relacionadas à cultura afro-brasileira para ajudar a aumentar o diálogo sobre a inclusão e o preconceito sofrido pela população negra em vários países do mundo.
Separamos algumas sugestões de livros que podem te ajudar a introduzir essa cultura na rotina dos seus filhos, aumentando os seus conhecimentos sobre as histórias e a cultura afro nas terras brasileiras. Confira logo abaixo alguns títulos imperdíveis para crianças e adolescentes!
Gosto de África: histórias de lá e daqui
Esse livro, escrito pelo historiador Joel Rufino dos Santos, é responsável por relatar contos tradicionais da cultura afro, que tiveram origem em terras africanas, mas que fizeram bastante sucesso no Brasil.
As ilustrações e a linguagem simples ajudam crianças e adolescentes a compreenderem como era a vida da população negra em períodos de escravidão e o que mudou após a instalação da Lei Áurea.
Mandela: o africano de todas as cores
Nesse livro de Alain Serres é possível conhecer a história do primeiro presidente negro da África do Sul, Nelson Mandela, por meio de uma linguagem simples e dinâmica. É importante que seus filhos tenham contato com a história desse grande homem, um dos principais símbolos da luta contra o preconceito, não somente na África do Sul, mas em outras regiões do mundo, para que eles possam compreender toda a trajetória da cultura afro pelos continentes.
O menino marrom
Esse clássico escrito (e ilustrado) por Ziraldo em 1986 foi um dos primeiros livros destinados às crianças, que tratam da temática da cultura afro no Brasil. A história do menino negro e de seu amigo branco é contada discutindo questionamentos importantes que ocorrem em suas infâncias com relação à diferença de cores da pele e das culturas de cada povo.
O livro também é recheado de referências a poemas e canções tradicionais da cultura brasileira, permitindo que o seu filho mergulhe ainda mais na história do nosso país.
Menina Bonita do Laço de Fita
Esse livro brasileiro, escrito por Ana Maria Machado, é também outro clássico da literatura infantojuvenil que trata da temática da cultura afro. Ele conta a história de uma bela menina, que tem olhos de azeitona e cabelos com cor da noite, que responde de maneira bem-humorada aos questionamentos sobre a cor da sua pele. Uma leitura leve, descontraída e indispensável para educar os filhos.
Os príncipes do destino
Se você está procurando ensinar para os seus filhos detalhes mais profundos da cultura afro-brasileira, então é interessante procurar o livro de Reginaldo Prandi. Com narrativas de fácil compreensão, porém extremamente sedutoras e envolventes, o sociólogo conta as histórias sobre a cultura mística que veio da África para o Brasil e que está até hoje bastante presente na rotina dos brasileiros. Aprender a mitologia Iorubá é também ajudar os filhos a compreenderem boa parte da história do Brasil.
Incentivar a curiosidade e o conhecimento sobre a cultura afro-brasileira é uma maneira de possibilitar que os seus filhos vivam em uma sociedade cada vez menos separada pelo preconceito. Gostou das nossas sugestões? Conhece outros livros que tratam dessa temática e que não citamos aqui nesse artigo? Deixe seu comentário sobre esse assunto!