Tenha Sucesso na Construção de Cenários com a Dinâmica Certa!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook

Table of Contents

Se você está interessado em criar cenários que façam a diferença, então a construção de cenários é a chave para o seu sucesso. Aprenda as técnicas e ferramentas certas para criar cenários que atraiam e cativam o seu público.

Construção de Cenários

Característica Parâmetro
Habilidades desenvolvidas Criatividade, Habilidades cognitivas, Tomada de decisão, Colaboração e Orientação.
Local Sala de aula, quadra de esportes, parques ou qualquer outro lugar previamente escolhido.
Materiais necessários Cartões com temas pré-definidos, marcadores e giz de cera, papel, tesoura, lápis, cola e figuras de papel.
Passo a passo 1. O professor inicia a sessão com um cenário pré-estabelecido. 2. Os alunos trabalham individualmente para desenvolver o cenário. 3. Os alunos devem colocar suas ideias em prática com o auxilio dos materiais disponíveis. 4. O professor orienta o grupo sobre as regras e instruções do jogo. 5. Os alunos trabalham em grupo para criar seus cenários. 6. Ao término da sessão, os alunos podem compartilhar seus cenários com os outros alunos.
Lição Pretendida Ensinar aos alunos a criar e desenvolver cenários por meio do trabalho em grupo.
Dicas para melhorar a dinâmica Forneça aos alunos todos os materiais necessários, incentive a participação de todos os alunos, estimule a criatividade dos alunos na criação de cenários, mantenha a sessão curta para que os alunos não se cansem, promova a troca de ideias entre os alunos, peça aos alunos que avalie suas criações e opine sobre elas e enfatize o trabalho em equipe.
Exemplos de frases e orientações Vamos criar o cenário juntos!, O que vocês acham de criarmos um cenário de floresta?, Pensem nos elementos que vão compor este cenário., Façam uso da criatividade para desenvolver seus cenários!, Quais formas vocês acham que podem melhorar este cenário?, Qual a contribuição de cada um deste cenário?
Benefícios da dinâmica Promover a criatividade e a imaginação, desenvolver habilidades cognitivas, oferecer oportunidade de desenvolvimento de cenários, melhorar a comunicação entre os alunos e promover a tomada de decisões.

Construindo Cenários no Ensino Fundamental

Como pedagoga e educadora Braziliana, acredito que existem maneiras divertidas e interativas de ensinar aos alunos. Uma dinâmica que proponho para os estudantes da faixa etária entre 6 a 11 anos é a construção de cenários. Este é um exercício criativo e lúdico que promove a habilidade de explorar cenários e solucionar problemas. A dinâmica dura cerca de uma hora e o objetivo é levar o aluno a um processo de criatividade em grupo, estimulando a colaboração, a imaginação e a reflexão sobre temas diversos.

O processo da dinâmica é simples. O professor introduz a discussão com um cenário pré-determinado e os alunos asseguram o desenvolvimento desta cena. Ao acabar o cenário, o professor oferece novos cenários, alguns desafiadores, para que os alunos criem e desenvolvam. Estimula-se a criatividade das crianças ao fazer com que elas dirijam e pensem nas ideias.

O objetivo desta dinâmica é oferecer ao aluno a oportunidade de desenvolver sua capacidade de criar e de explorar cenários. Até o término da atividade, o aluno deverá ter aprendido a solucionar problemas através da criação de seu próprio cenário.

Habilidades da Dinâmica

Ao longo desta dinâmica, o aluno desenvolve habilidades como:

  • Criatividade, pois é importante que o aluno crie seu cenário de forma inovadora e criativa.
  • Habilidades cognitivas, pois é necessário um pensamento claro e lógico para desenvolver cenários.
  • Tomada de decisão, para que os alunos decidam qual dos cenários criar.
  • Colaboração, para que os alunos trabalhem em grupo para ajudar uns aos outros.
  • Orientação, para que o professor guie o processo de criação e promova a solução de problemas.

Local e Faixa Etária

O exercício tem como objetivo ensinar habilidades e estimular a criatividade dos alunos. É recomendado para alunos entre 6 a 11 anos, e pode ser realizado em sala de aula, quadra de esportes, parques ou qualquer outro lugar previamente escolhido.

Materiais necessários para a Dinâmica

  • Cartões com temas pré-definidos
  • Marcadores e giz de cera
  • Papel
  • Tesoura
  • Lápis
  • Cola
  • Figuras de papel

Passo a passo da Dinâmica Construção de Cenários

  1. O professor inicia a sessão com um cenário pré-estabelecido.
  2. Os alunos trabalham individualmente para desenvolver o cenário.
  3. Os alunos devem colocar suas ideias em prática com o auxilio dos materiais disponíveis.
  4. O professor orienta o grupo sobre as regras e instruções do jogo.
  5. Os alunos trabalham em grupo para criar seus cenários.
  6. Ao término da sessão, os alunos podem compartilhar seus cenários com os outros alunos.

Lição Pretendida da Dinâmica

A lição pretendida desta dinâmica é ensinar aos alunos a criar e desenvolver cenários por meio do trabalho em grupo. Os alunos devem aprender a explorar diversos temas a partir de seus próprios pontos de vista e imaginação. Ao final da atividade, os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas criações com os outros alunos e discutir suas colaborações.

Dicas para melhorar a Dinâmica

Os seguintes passos são recomendados para aprimorar esta dinâmica:

  • Forneça aos alunos todos os material necessários.
  • Incentive a participação de todos os alunos.
  • Estimule a criatividade dos alunos na criação de cenários.
  • Mantenha a sessão curta para que os alunos não se cansem.
  • Promova a troca de ideias entre os alunos.
  • Peça aos alunos que avalie suas criações e opine sobre elas.
  • Enfatize o trabalho em equipe.

Exemplos de frases e orientações

  • Vamos criar o cenário juntos!
  • O que vocês acham de criarmos um cenário de floresta?
  • Pensem nos elementos que vão compor este cenário.
  • Façam uso da criatividade para desenvolver seus cenários!
  • Quais formas vocês acham que podem melhorar este cenário?
  • Qual a contribuição de cada um deste cenário?

Benefícios da Dinâmica

Esta dinâmica possui vários benefícios para os alunos. Além da promoção do trabalho em equipe e da descoberta de talentos, ela ajuda a:

  • Promover a criatividade e a imaginação
  • Desenvolver habilidades cognitivas
  • Oferecer oportunidade de desenvolvimento de cenários
  • Melhorar a comunicação entre os alunos
  • Promover a tomada de decisões.

Notas de rodapé

Nota 1: É importante lembrar que os alunos devem ser livres para explorar e criar seus próprios cenários, sem qualquer interferência.

FAQ

Qual a faixa etária para a dinâmica?

Esta dinâmica se destina a alunos entre 6 e 11 anos.

Quanto tempo dura a dinâmica?

A dinâmica dura cerca de uma hora.

Quais materiais são necessários para a dinâmica?

Os materiais necessários para a dinâmica são: cartões com temas pré-definidos, marcadores e giz de cera, papel, tesoura, lápis, cola e figuras de papel.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Veja também