de Sonhos
Criar seu próprio diário de sonhos pode ser uma maneira divertida e criativa de controlar seus objetivos e seguir em direção ao sucesso. Descubra como criar o seu diário de sonhos e comece a planejar o seu futuro!
Crie um Diário
Característica | Parâmetro |
---|---|
Objetivo | Estimular o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas e artísticas através de uma atividade divertida em grupo. |
Habilidades desenvolvidas | Imaginação, criatividade, escrita, organização e interpretação. |
Local e Faixa Etária | Crianças do Ensino Fundamental, com idade entre 9 e 12 anos. |
Materiais Necessários | Lápis, canetas, papel, cola, tesoura, post-its, tinta guache, desenhos pré-impressos, revistas de recorte, materiais especiais e imagem grande (opcional). |
Lição Pretendida | Desenvolver habilidades motoras, cognitivas e artísticas, se expressar de forma criativa e desenvolver sentimentos como segurança e autoconfiança. |
Dicas para melhorar | Usar a imaginação, refletir sobre as questões relacionadas à história, criar ambientes seguros e divertidos. |
Exemplos de frases e orientações | “Vamos usar a imaginação para pensar no que podemos criar para a nossa história!”, “Como você quer contar a história? O que você quer expressar através das páginas?”, “Podemos colocar algo de nós no que estamos criando? Que sentimentos queremos transmitir?” |
Benefícios da Dinâmica | Desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas, artísticas e de imaginação, além de criação de lembranças futuras. |
Notas de Rodapé | Esta Dinâmica de Aprendizado foi criada para estimular o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas, artísticas e de imaginação entre crianças do Ensino Fundamental, com nove a doze anos, aproximadamente. A atividade dura cerca de uma hora e usa material diversificado para criar Diários, que podem ser usados como lembranças no futuro. |
Crie o seu Diário: Uma Dinâmica de Aprendizado para o Ensino Fundamental
Esta Dinâmica de Aprendizado tem como objetivo desenvolver habilidades motoras, cognitivas e artísticas e age sobre um público formado por estudantes do Ensino Fundamental, com faixa etária entre 9 e 12 anos. O tempo de duração previsto é de aproximadamente uma hora, e o conteúdo abordado é o de se criar o próprio Diário.
Durante a Dinâmica, as crianças terão as seguintes habilidades trabalhadas: desenvolvimento da imaginação, criatividade, escrita, organização e interpretação de conteúdos.
O local escolhido para a realização desta atividade deve ser um ambiente tranquilo e agradável, que permita ao grupo se dispersar: as crianças sentarão à mesa, e terão acesso a materiais como lápis, papel, canetinhas, cola e outros que se destinam à criação de seus próprios Diários.
Objetivo da Dinâmica: Crie um Diário
O objetivo desta Dinâmica é estimular o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas e artísticas através de uma atividade divertida em grupo. As crianças precisam elaborar seus próprios Diários de forma lúdica, empregando imaginação e criatividade.
Habilidades desenvolvidas por esta Dinâmica: Crie um Diário
- Imaginação: uso da imaginação para criar e imaginar possibilidades e soluções criativas.
- Criatividade: uso da criatividade para realizar peças artísticas e narrativas criativas.
- Escrita: uso da escrita para criar conteúdo para o Diário.
- Organização: organização dos materiais, desenvolvimento de habilidades para planejar as páginas do Diário.
- Interpretação: interpretação das ideias, expressão dos sentimentos e narrativas.
Local e Faixa Etária para a Dinâmica: Crie um Diário
Esta Dinâmica de Aprendizado é destinada a crianças do Ensino Fundamental, com idade entre 9 e 12 anos. O local ideal para esta atividade é um sala de aula tranquila, com espaço suficiente para que as crianças trabalhem livremente.
Materiais Necessários para a Dinâmica: Crie um Diário
- Lápis, canetas e papel;
- Cola, tesoura e post-its;
- Tinta guache;
- Desenhos pré-impressos;
- Revistas de recorte;
- Materiais especiais, a critério da professora;
- Imagem grande para servir de plano de fundo (opcional).
Passo a Passo da Dinâmica: Crie um Diário
- Antes de começar, convide as crianças para organizarem seus materiais, de modo que elas tenham tudo o que precisam à mão, na hora de criar.
- Explique que, nesta atividade, a proposta é criar um Diário, com páginas que possam contar a história das crianças.
- Divida as crianças em grupos, de acordo com a quantidade de materiais que você disponibiliza, e estimule as crianças a compartilharem as ferramentas e materiais.
- Forneça orientações para planos de fundo, cenários, e peças para contar histórias: por exemplo, os personagens principais, a mensagem a ser transmitida, e o significado das páginas.
- Criem as páginas do Diário com o objetivo de contar histórias, refletir sobre elas, e partilhar perspectivas.
- Estimule as crianças a serem criativos, compartilhar ideias e materiais, e incentivar as crianças a refletirem sobre a criação das páginas.
- Após a finalização dos trabalhos, incentive as crianças a partilharem os seus Diários com os demais, para que elas possam se conhecer melhor.
Lição Pretendida: Crie um Diário
Através desta atividade é possível que as crianças desenvolvam habilidades motoras, cognitivas e artísticas, se expressarem de forma criativa, e também desenvolvam sentimentos como segurança e autoconfiança. Ao desenvolver sua criatividade, as crianças também adquirem mais consciência sobre as emoções que a criatividade pode despertar.
Dicas para melhorar a Dinâmica: Crie um Diário
- Estimule as crianças a usarem a imaginação para criar personagens e cenários.
- Encoraje os alunos a refletirem sobre as questões relacionadas à história que estão criando.
- Invista em ambientes limpos e seguros, para que as crianças se sintam à vontade para compartilhar suas ideias.
- Faça com que a sessão seja divertida, com a presença de vários materiais artísticos para as crianças criarem.
Exemplos de Frases e Orientações: Crie um Diário
- “Vamos usar a imaginação para pensar no que podemos criar para a nossa história!”
- “Como você quer contar a história? O que você quer expressar através das páginas?”
- “Podemos colocar algo de nós no que estamos criando? Que sentimentos queremos transmitir?”
Benefícios da Dinâmica: Crie um Diário
Esta Dinâmica incentiva o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas e artísticas. Cada vez que as crianças fazem este trabalho, elas são capazes de pensar de forma criativa, de criar transformações e de dar voz aos seus sentimentos. Além disso, os Diários criados com esta Dinâmica podem ser usados como lembranças para as crianças no futuro.
Notas de Rodapé: Crie um Diário
Esta Dinâmica de Aprendizado foi criada para estimular o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas, artísticas e de imaginação entre crianças do Ensino Fundamental, com nove a doze anos, aproximadamente. A atividade dura cerca de uma hora e usa material diversificado para criar Diários, que podem ser usados como lembranças no futuro.
FAQ: Crie um Diário
Qual é a faixa etária para esta Dinâmica?
Esta Dinâmica é destinada a crianças do Ensino Fundamental, com idade entre 9 e 12 anos.
Quanto tempo dura esta Dinâmica?
Esta Dinâmica dura aproximadamente uma hora.
Quais são os materiais necessários para realizar esta Dinâmica?
Para realizar esta Dinâmica, é preciso reunir lápis, canetas, papel, cola, tesoura, post-its, tinta guache, desenhos pré-impressos, revistas de recorte, materiais especiais (a critério da professora) e, se desejar, uma imagem grande para servir de plano de fundo.