A dinâmica Desafio de Adição de Frações deverá ser realizada com muito cuidado, g
Um Desafio para Adicionar Frações – Uma Dinâmica Escolar
Meu nome é Júlia e sou pedagoga. Estou propondo uma dinâmica escolar intitulada Desafio de Adição de Frações . O objetivo desta dinâmica é ajudar os alunos a compreenderem e a estimularem habilidades matemáticas básicas. Anergizando os processos cognitivos e estimulando ações criativas.
A faixa etária para a dinâmica vai de 7 a 11 anos de idade. O tempo de duração é de 15 minutos. Essa dinâmica desafia os alunos a resolver problemas matemáticos, adicionando frações equivalentes de acordo com o nível de dificuldade. Os alunos que acertarem as frações são premiados com figurinhas de personagens.
Os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades matemáticas básicas: Adicionar números fracionários com denominadores iguais, simplificar frações e converter frações decimais. A dinâmica acontecerá na sala de aula, com apenas os materiais da escola.
Objetivo da Dinâmica Desafio de Adição de Frações
O objetivo da dinâmica é promover um ambiente lúdico, entre os alunos, onde eles possam se divertir e exercitar suas habilidades matemáticas. Essa atividade irá ajudar os alunos a compreenderem conceitos matemáticos básicos como adição de frações.
Habilidades da Dinâmica
Os alunos aprenderão a adicionar frações equivalentes, simplificar frações e converter frações decimais. E também irão melhorar habilidades como: Solução de problemas, raciocínio lógico, atenção e concentração.
Local e Faixa Etária para a Dinâmica
A dinâmica ocorrerá na sala de aula, respetando distanciamento, segurança e limpeza para prevenção da Covid-19. Os alunos participantes deverão ter entre 7 a 11 anos.
Materiais Necessários para a Dinâmica
- Caderno de provas;
- Canetas coloridas;
- Figurinhas de personagens;
- Cortador de papel;
- Tesoura;
- Cola;
- Folha sulfite;
- Lápis;
- Borracha;
- Régua;
- Dados coloridos;
- Adesivos.
Passo a Passo da Dinâmica Desafio de Adição de Frações
- Os alunos serão divididos em grupos de 5 participantes;
- Cada grupo receberá um caderno de provas com 8 desafios;
- Serão disponibilizados dados, canetas coloridas, régua e lápis;
- Os desafios são: adicionar frações equivalentes, simplificar frações e converter frações decimais;
- Os participantes terão que usar os materiais disponíveis para resolver as tarefas propostas;
- Serão premiados os grupos que conseguirem acertar a maioria das respostas;
- Os vencedores receberão figurinhas de personagens.
Lição Pretendida com Desafio de Adição de Frações
A lição pretendida com a dinâmica é desenvolver habilidades matemáticas básicas, como adição de frações equivalentes, simplificar frações e converter frações decimais. Além disso, a atividade irá gerar aprendizado lúdico, estimulando o raciocínio lógico, a atenção, a concentração, a habilidade de resolver problemas e o trabalho em grupo.
Dicas para Melhorar a Dinâmica
Para melhorar a dinâmica, sugiro:
- Incentivo ao trabalho em grupo;
- Incentivar o raciocínio lógico;
- Motivar a curiosidade matemática;
- Garantir a participação de todos os alunos;
- Regras claras e avaliações objetivas;
- Estimular a criatividade;
- Realizar dinâmicas que envolvam outros temas.
Exemplos de Frases e Orientações
No decorrer da dinâmica eu poderia dizer frases como:
- Vamos tentar adicionar estas frações?
- Vocês conseguirão?
- O que vocês descobriram?
- O que isso significa?
- Vamos simplificar essa fração?
- Como vocês chegaram nessa resposta?
Durante a dinâmica, eu também iria oferecer orientações, como:
- Concentrem-se nas tarefas;
- Trabalhem em grupo;
- Usem os materiais da forma correta;
- Sejam criativos;
- Sejam solidários;
- Mantenham o bom senso;
- Sejam gentis uns com os outros.
Benefícios da Dinâmica
Os benefícios da dinâmica são:
- Aprendizado lúdico;
- Aumento da autoestima;
- Respeito às diferenças;
- Valorização do trabalho em grupo;
- Estímulo do raciocínio lógico;
- Desenvolvimento de habilidades matemáticas básicas;
- Criatividade;
- Atenção e concentração.
Notas de rodapé
A dinâmica Desafio de Adição de Frações deverá ser realizada com muito cuidado, garantindo segurança, distanciamento, limpeza e prevenção da Covid-19.
FAQ
Qual é a faixa etária para a dinâmica?
A faixa etária para a dinâmica vai de 7 a 11 anos de idade.
Qual o objetivo desta dinâmica?
O objetivo desta dinâmica é ajudar os alunos a compreenderem e a estimularem habilidades matemáticas básicas. Anergizando os processos cognitivos e estimulando ações criativas.
Quais materiais são necessários para a dinâmica?
Os materiais necessários para a dinâmica são: caderno de provas, canetas coloridas, figurinhas de personagens, cortador de papel, tesoura, cola, folha sulfite, lápis, borracha, régua, dados coloridos e adesivos.
|